Artigos

Desenvolvimento humano é importante?

desenvolvimento humano

Buscamos ler mais, nos abastecer de mais conhecimento e nos atualizar sobre as novas tecnologias. Sem dúvida, alternativas fundamentais para continuarmos atuantes e de forma crescente no mercado de trabalho. Entretanto, cada vez mais precisamos primar pelo Desenvolvimento Humano. E por que é importante?

Porque sabemos que o ser humano tem todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social em desenvolvimento desde a infância até a idade adulta e as estruturas mentais permanecem em constante interação com o meio ambiente onde nos relacionamos.

Nova call to action

Absorvemos suas influências de formas variadas, nem sempre favoráveis ao desenvolvimento para uma atuação saudável no mundo. Vivenciamos variadas situações que nos desafiam a ir mais além. Aprendemos com as experiências das pessoas com quem convivemos e, especialmente, as protagonizadas por nós mesmos.

Em determinados momentos, talvez por estarmos tão ocupados em reagir às possíveis ameaças, deixamos de perceber grandes oportunidades de desenvolvermos.

O que aprendemos com o Desenvolvimento Humano?

Aprendermos a aprimorar o manejo das nossas emoções faz parte desse processo, uma vez que interagimos com pessoas e situações variadas em nosso universo, seja profissional, social ou familiar.

As pessoas comprometidas com o Desenvolvimento Humano observam e aproveitam as oportunidades para crescer frente as inúmeras questões que se lhes apresentam, pois entendem que a partir do autoconhecimento e das reflexões advindas dele poderão performar melhor em suas vidas nas diferentes esferas.

A consciência de que o processo de Desenvolvimento Humano é contínuo e crescente para todos nós e que as mudanças de padrões mentais impactarão positivamente em nossas vidas, reforçam que esta responsabilidade é intransferível.

Então, tragamos esta responsabilidade para nós mesmos e nos comprometamos a darmos o nosso melhor.

A interação com o meio permite que o benefício seja não apenas nosso, mas também dos que convivem conosco, pois impactamos com nossos exemplos, aprendendo e ensinando constantemente.

No diálogo as relações se estabelecem e nos fazem crescer. O mundo moderno nos convoca ao isolamento e isso não é saudável ao desenvolvimento, ao nosso crescimento. A Relação dialógica como um caminho para o desenvolvimento humano é um dos desafios da contemporaneidade.

Agora, aproveite para baixar também o ebook sobre como políticas de diversidade e inclusão podem ser benéficas para o ambiente profissional.

 

dia da consciência negra

 

Eliane Nunes Viana

Psicóloga e Consultora de RH / Gestão Pessoal

0 0 votes
Article Rating

Por: Eliane Viana

Profissional com mais de 30 anos de vivência profissional, com oportunidades de atuação em diversas áreas desempenhando papéis de liderança, sendo a maior parte nas áreas de Recursos Humanos, traço meu perfil como generalista. Docente pelo SENAC nos cursos de RH, Técnicas de Liderança, Gestão de Negócios. Consultora pela RH Nova Visão Social desde 2003, tenho atuado em projetos de grande importância e agregando ótima bagagem para ofertar aos clientes um trabalho fundamentalmente dedicado e com o mais alto nível de assertividade. Coach de Carreira, desenvolvo programa totalmente personalizado de acordo com a demanda de cada cliente.

Newsletter

Receba notícias do RHPortal por email

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments