Artigos

Qual é o papel do RH no desenvolvimento profissional dos colaboradores?

Todo colaborador busca o desenvolvimento profissional para conseguir se destacar na organização. Seja estudando, aprendendo uma nova língua, assimilando conhecimento dos seus gestores ou colaboradores mais experientes.

Mas quando a própria empresa se preocupa com o crescimento do colaborador, ele irá se sentir valorizado e assim aumentar sua motivação e engajamento no ambiente de trabalho. Veja como o RH pode ajudar nessa tarefa e assim melhorar a gestão de pessoas. Boa leitura!

RH no desenvolvimento profissional

O departamento de Recursos Humanos tem um papel fundamental no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Existem diversas ações e estratégias que o setor pode implementar para ajudar os profissionais a crescerem. Confira alguma delas abaixo:

1- Invista em planos de carreira

Um dos passos importantes para um colaborador conseguir se desenvolver profissionalmente é quando a empresa oferece um plano de carreira consistente. Quando ele sabe que tem a oportunidade de crescer dentro da organização, ele fica mais focado, se sente valorizado e busca sempre melhorar.

Sem ter uma visão de futuro dentro de uma empresa, pode ser que o profissional não tenha tanto empenho para se desenvolver, pois pensa que é um esforço que não será recompensando.

Elaborar o plano de carreira é papel do RH. O setor precisa entender o que a organização precisa e onde ela deseja chegar nos próximos anos. Assim, é mais fácil de alinhar com o que os colaboradores estão buscando e conseguir elaborar um plano de desenvolvimento para cada profissão da empresa.

2- Incentive a educação

Este é um ponto muito importante dentro das organizações. O RH precisa conversar com os gestores e entender quais são as dificuldades que os colaboradores estão tendo, seja com ferramenta, processos, metodologias, entre outras.

Dessa forma, como profissional de RH, você pode promover treinamentos específicos, fazendo com que os colaboradores cresçam e se desenvolvam como profissionais. Além disso, investir em cursos da área, língua estrangeira, etc.

3- Esteja alinhado com os gestores

Para conseguir promover e ajudar os colaboradores no desenvolvimento profissional de cada um, é muito importante que o RH fique sempre alinhado com os gestores de cada equipe.

Em uma empresa grande, pode ser difícil acompanhar de perto todos os profissionais e entender o que cada um está buscando. Por estarem mais próximos, os gestores conhecem bem os colaboradores, conseguem passar esse conhecimento para o RH, o que precisam para se desenvolver e o que buscam na vida profissional.

4- Entenda as competências comportamentais

Todo colaborador possui competências técnicas e comportamentais. As técnicas são aquelas relacionadas à profissão, curso de graduação que foi feito, algum treinamento específico, saber falar uma outra língua. Já as comportamentais dizem sobre como o colaborador reage a diferentes situações, o que está relacionado às suas experiências ao longo da vida, por exemplo.

Esses dois tipos de competências são muitos importantes e devem ser valorizados, mas a comportamental muitas vezes é esquecida. É importante considerar que o desenvolvimento das competências comportamentais ajuda o colaborador a desempenhar melhor as suas atividades e crescer profissionalmente.

Por isso, o RH deve mapear o perfil comportamental de cada colaborador e analisar esses dados para criar planos de desenvolvimento e planejar treinamentos mais eficientes. Manter os gestores informados sobre essas informações também é importante para que eles consigam ajudar o colaborador da melhor forma em seu desenvolvimento profissional.

5- Ofereça feedbacks constantes

Dar feedbacks constantes para os colaboradores é de extrema importância para que eles consigam se desenvolver profissionalmente. Dessa forma, eles conseguem entender o que precisam melhorar e onde estão acertando.

Sem nenhum retorno sobre o seu trabalho, os colaboradores podem se sentir perdidos e pouco valorizados. Por isso, é importante que o RH procure os gestores e elabore um feedback em conjunto, passando todos os pontos importantes para o profissional conseguir melhorar e se desenvolver.

Colocando essas dicas em prática, você conseguirá um RH com resultados melhores, pois os colaboradores irão se sentir valorizados e engajados, diminuindo a taxa de rotatividade e aumentando a retenção de talentos.

Quando se sentem motivados, os profissionais tendem a se tornar mais produtivos, satisfeitos com o ambiente de trabalho e assim conseguem se desenvolver melhor em suas carreiras.

Esperamos que você tenha conseguido entender a importância do RH no desenvolvimento profissional dos colaboradores da sua empresa. Quer saber como fazer o desenvolvimento de competências dos seus profissionais? É só clicar aqui e acessar o artigo que a Solides preparou para você!

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of