Artigos

Desigualdade Social

A desigualdade social é um problema social que afeta a maioria dos países, ocorre principalmente em países não desenvolvidos, decorrente da má distribuição de renda e pela falta de investimento na área social, colocando alguns indivíduos em situações mais vantajosas do que outros, sendo que boa parte da população não possui renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.
A desigualdade social prejudica pessoas de todas as faixas etárias, principalmente jovens de classe média baixa, que por falta de uma educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida digna e sadia são impossibilitados de ascender socialmente, os aposentados não são segurados dignamente porque são assistidos por uma previdência enfraquecida, a educação é etilizada, onde jovens com renda menor não conseguem uma formação escolar e profissional, e consequentemente propicia a violência urbana.
Embora a economia tenha crescido bastante e a geração de empregos tenha aumentado, ainda existem milhares de pessoas desempregadas, e um dos fatores que mais prejudica a vida dos desempregados é a falta de uma boa formação educacional e qualificação de qualidade, sendo assim muitos optam por um emprego informal sem nenhuma garantia de seus direitos trabalhistas. A desigualdade social desenfreada está ligada a violência e a criminalidade, pois diante da falta de trabalho, a pessoa ao sentir necessidade de alimentar-se muitas vezes se envereda pelo mundo do crime, e passa a roubar e até mesmo matar para comer.
Enfrentamos diariamente a precariedade nos serviços públicos, injustiças sociais, miséria, violência urbana, sonegação dos direitos fundamentais, a corrupção explicita, o descaso das autoridades competentes. Essa situação é no mínimo revoltante, mas acredito que essa apatia política é a principal causa da corrupção e da desonestidade política, onde assistimos tudo com passividade, não participamos, não cobramos, e isso faz com que nossos governantes acreditem que já estamos conformados com a desigualdade social e que aprovamos suas atitudes.
A Constituição Federal em seu Art. 6 assegura direitos sociais como a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (EC n 26/2000 e EC n 64/2010). Mas esses direitos não são efetivados, uma vez que nosso país presencia um festival de trapalhadas e canalhices, onde políticos não defendem interesses das famílias e sim buscam de forma desenfreada alcançar vantagens pessoais, desvalorizando os interesses coletivos, pois a maioria dos que estão no poder não tem nenhum interesse em mudanças sociais, é melhor para eles que continuemos omissos e desorganizados.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments