Artigos

Dez dicas para tornar-se um ótimo estagiário

Todo estagiário deve observar princípios básicos para uma boa apresentação e postura profissional diante de uma situação favorável ou não, logo, aqui vão algumas dicas de como tornar-se um ótimo estagiário.
1. Ajude os outros: Independentemente de sua função, o estagiário que está disposto a ajudar qualquer um a fazer qualquer coisa, mesmo que seja algo simples, é bem visto não só pelo chefe, como também pelos colegas de trabalho.
2. Não reclame do horário: Mesmo que já esteja determinado em seu contrato de estágio o seu horário de trabalho, não fique nervoso quando os seu chefe pedir que você fique um pouco a mais. Você não deve encarar isso como um abuso e sim como um tempo extra para aprender.
3. Procure alguém no escritório para se espelhar: Se não tiver certeza de como deve agir no seu primeiro trabalho, a solução pode ser encontrar alguém que seja muito elogiado para ser uma espécie de “modelo”.
4. Absorva o máximo: Tomar a iniciativa de aprender o máximo que puder sobre a empresa que você está trabalhando é uma ótima opção para aqueles que pretendem fazer do seu estágio um período de aprendizado.
5. Aprenda novas habilidades nas redes sociais: Se você está ligado nas redes sociais, já deve saber o quanto elas são importantes para a divulgação de uma empresa. Para isso, você precisa estar disposto a se adaptar às novas mídias.
6. Mantenha-se focado no trabalho: Sabemos que o ambiente de trabalho é um mundo completamente novo e diferente, mas, você deve ter em mente que será avaliado pelo seu trabalho e não por coisas que estejam fora do foco.
7. Não basta ser um estagiário. Seja O ESTAGIÁRIO: Especialmente se o seu escritório tem um monte de estagiários, procure não se acomodar e faça por merecer. Só assim, você será notado.
8. Use roupas apropriadas: Você ficaria surpreso com quantas pessoas ignoram esse conselho clichê. Para trabalhar, procure roupas menos extravagantes e mais clássicas. Nada supera o bom e velho social.
9. Converse com outras pessoas: Não se isole ‘em seu cubo’ durante todo o dia; o trabalho fica mais divertido quando conversamos com os colegas que sentam ao lado.
10. Seja educado: No ambiente corporativo, é importante que você mantenha um bom relacionamento com todos e, para isso, nada melhor do que a educação. Saber se expressar corretamente, usar as palavrinhas mágicas: com licença, obrigado, desculpe-me, por favor, dentre outras, faz muita diferença.
*Neemias dos Santos Almeida é Professor e Pedagogo. Colunista, Articulista, Membro da ONG Atuação Voluntária, Escritor, Voluntário junto ao órgão internacional PNUD/Brasil, e ávido leitor que vive a internet e suas excentricidades desde 2001.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments