logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Destaques > Dia das Mães na empresa: 9 ideias de endomarketing

Sumário

Dia das Mães na empresa: 9 ideias de endomarketing

O Dia das Mães está se aproximando, e com ele vem o planejamento para homenagear todas as mães que fazem parte da nossa equipe, seja como mães biológicas ou não.

O dia das mães está chegando e algumas empresas ainda não pensaram sobre o que fazer com ações de endomarketing. Essas datas são muito importantes e os profissionais de RH podem utilizar as ações como estratégia de valorização do capital humano.

Uma campanha de dia das mães na empresa bem executada gera engajamento e motivação para os colaboradores. Portanto, tem grande importância.

O endomarketing dentro de uma empresa bem planejada, consegue impactar positivamente o negócio e contribuir para a diminuição de índices como o turnover e melhorar significativamente o clima organizacional.

Mas para isso, o RH não pode se limitar a festinhas com bolos e parabéns, a nossa visão precisa ir além e buscar correlacionar o nosso ambiente de trabalho ao objetivo da organização.

Então se você quer que os seus colaboradores se sintam cuidados, que as ações desenvolvidas gerem uma maior satisfação, motivação e claro, um maior empenho por parte do time.

É preciso traçar um plano de ação e desenvolver um calendário de endomarketing estruturado com as datas que fazem sentido ao negócio e compreender quais são as maiores necessidades e dificuldades da equipe/empresa para que ações de proximidade sejam desenvolvidas.

E se você não pensou em nada pra o dia das mães na empresa, esse artigo é pra você. Pois separamos ações incríveis e de baixo custo que podem ser feitas para o seu time. Vamos conferir?

Como funciona o dia das mães?

Um ponto importante de observar é que o dia das mães é sempre comemorado aos domingos no mês de maio. O que faz com que a equipe normalmente não esteja na empresa.

Uma curiosidade interessante é que em Portugal, o dia é celebrado no primeiro domingo de maio. Essa data é uma homenagem a Santa Maria, Mãe de Jesus, seguindo a tradição da Igreja Católica. Além de Portugal, os países africanos lusófonos também celebram o dia das mães no primeiro domingo de maio.

Geralmente, o dia das mães é comemorado em família e a empresa se antecipa para comemorar com a equipe caso o negócio não funcione aos domingos.

Por isso, é interessante idealizar o que fazer no dia das mães de acordo com o funcionamento de cada negócio.

Empresas como supermercados, que funcionam no dia das mães e atendem ao público diretamente, devem ter o cuidado de comemorar com a equipe e com as clientes.

Justamente para demonstrar ao público que é uma empresa que se importa com os clientes e também com a equipe.

Algumas empresas adotam medidas como dar folga para todas as mulheres, para que elas comemorem o dia com suas famílias. É interessante sempre ter o cuidado de inovar no dia das mães, sem correr o risco de cometer algum ato discriminatório.

Seria interessante, por exemplo, dar folga para as mulheres no dia das mães e para os homens da equipe no dia dos pais, com o intuito de reforçar o compromisso com condutas igualitárias.

É interessante fazer dinâmicas de grupo, desenvolver ações personalizadas e até mesmo consultar a equipe em relação ao que preferem como método de comemorar datas como o dia das mães na empresa.

Anna Jarvis: a mãe do dia das mães

Nascida em 1864 na Virgínia Ocidental, Anna Jarvis presenciou de perto a força e a resiliência das mães, especialmente durante a Guerra Civil Americana. Sua própria mãe, Ann Reeves Jarvis, era um exemplo de amor, compaixão e força, dedicando-se incansavelmente ao cuidado de seus filhos e da comunidade.

Homenagem à Mãe e Idealização do dia das mães

Em 1905, após a morte de sua amada mãe, Anna Jarvis sentiu a necessidade de criar um dia especial para homenagear todas as mães, assim como sua mãe havia feito por outras. Em 1907, dois anos após a morte de Ann, Anna organizou a primeira celebração oficial do dia das mães na igreja que sua mãe frequentava.

Popularização e Reconhecimento

A ideia de Anna Jarvis rapidamente ganhou força e se popularizou pelos Estados Unidos. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o dia das mães como feriado nacional, a ser celebrado no segundo domingo de maio. Anna Jarvis se tornou um símbolo da importância do papel materno e do reconhecimento das mães pela sociedade.

Luta contra a comercialização

Apesar de ter idealizado o dia das mães, Anna Jarvis se mostrou incomodada com a comercialização excessiva do feriado. Ela defendia que o dia das mães deveria ser uma celebração singela e focada em homenagear as mães com amor, carinho e gratidão.

Legado Inspirador

Embora Anna Jarvis tenha falecido em 1948, seu legado continua inspirando gerações. O dia das mães se tornou um dia especial para celebrar o amor incondicional das mães e o papel fundamental que elas desempenham em nossas vidas. A história de Anna Jarvis nos ensina sobre a importância de lutar por aquilo que acreditamos, de honrar as mulheres que nos inspiram e de celebrar o amor e a dedicação das mães em todo o mundo.

Leia também:

O que falar para homenagear as mães?

dia das mães

É interessante aproveitar a data comemorativa para homenagear as mães da equipe! Afinal, é um momento emocionante e não é raro que seja o primeiro dia das mães de algumas colegas de trabalho.

Vale a pena fazer um discurso emocionante, que traga reflexões sobre a jornada como mãe. Além disso, é interessante aproveitar a data para reforçar atitudes de inclusão para mulheres que além de profissionais são mães.

Muitas vezes o endomarketing não funciona por existir um abismo entre o que a empresa diz em datas comemorativas e o que ocorre em dias comuns de trabalho.

Portanto, é interessante ter o cuidado de realmente ser ético e coerente em datas comemorativas. Vale a pena aproveitar, inclusive, a data para anunciar benefícios para as mães da equipe, caso exista alguma novidade a ser contada.

Além de um belo discurso, é interessante ter o cuidado de desenvolver ações concretas de RH para que a empresa ofereça benefícios que são impactantes para a qualidade de vida da equipe.

Invista no seu desenvolvimento profissional e aprenda como construir uma empresa mais forte e engajada com o curso de endomarketing na Escola de Pessoas!

Como inovar no dia das mães?

Nós trouxemos algumas ideias para o dia das mães na empresa, para que possa ser uma grande comemoração. Afinal, é uma data que mexe com as emoções e que é importante de ser lembrada, confira as dicas.

1. Visita da mãe no trabalho

Já pensou ser surpreendido pela sua mãe durante o expediente? Essa ação pode gerar o sentimento de proximidade e valorização das pessoas, além de ser bem emocionante.

O RH pode entrar em contato com algumas mães, estabelecendo um critério por exemplo (tempo de casa, ter alcançado as metas, etc.) e convidá-las a participar desse momento surpresa.

Sendo uma ótima maneira das mães descobrirem como é o cotidiano de seus filhos no trabalho. E de emocionar todos aqueles que recebem a visita e se sentem reconhecidos.

Dependendo da cultura da empresa, pode-se até permitir que as mães experimentem um pouco do trabalho dos filhos, o que pode promover integração e boas risadas.

Afinal, é ótimo saber que a empresa valoriza o profissional tomando atitudes inesperadas e trazendo as mães para um dia especial.

2. Mural de recados

Uma outra atividade com baixo custo e que gera muita emoção é criar um mural na entrada da empresa com fotos das mães com seus filhos e mensagens carinhosas.

Neste caso, o RH precisa para isso ter contato com algum familiar e estabelecer um prazo para que as cartinhas sejam recebidas. Além de deixar o ambiente muito bonito e aconchegante, as mães ficam emocionadas com a ação.

O amor de uma mãe é paciente e suave, não conhece ciúmes ou orgulho, nem busca recompensa. Não exige muito e não se vangloria. É simplesmente amor. – Madre Teresa

3. Cards com mensagens de inspiração

É possível também selecionar fotos das mães com os filhos e espalhar em pontos estratégicos da empresa como refeitório, auditório, salas de reunião e a entrada da própria empresa.

Essa ação gera reconhecimento por parte dos demais colaboradores e valoriza o respeito. Portanto, sempre capriche nas frases e emocione!

A comemoração do dia das mães deve envolver todos os profissionais da equipe, para que todos se sintam incluídos e valorizados pela ação da empresa.

4. Vídeos com mensagens

E se diante da pandemia a gente conseguir realizar esse momento de forma virtual? É possível solicitar vídeos dos filhos pedindo que sejam feitas homenagens às mães e durante o dia esse material seja enviado para a campanha por e-mail ou rede social corporativa.

O que também é uma maneira ótima de abranger a equipe que ainda está trabalhando de forma remota.

Afinal, não é raro ter profissionais que não trabalham na sede e eles também merecem receber presente de dia das mães, fazendo parte da comemoração oficial da empresa.

5. Palestra informativa

Se a sua empresa valoriza o capital humano e não utiliza critérios discriminativos para mulheres que são mães, isso pode ser uma ótima forma de demonstrar a humanização da empresa.

Prepare uma palestra sobre a valorização das mulheres que são mães e mostre através de dados quantas mães existem na sua empresa, quantas permaneceram após a licença maternidade e ressalte a importância da força da mulher mãe no mercado de trabalho.

Neste dia especial, podemos organizar também um happy hour online para homenagear as mães que trabalham na empresa. Será um momento para todos se reunirem e as mães poderem convidar seus filhos para participar, especialmente aquelas que estão em casa com eles.

6. Brindes para o dia das mães

Não esqueça de presentear as mães da sua empresa com algum brinde e que reforce o employer branding, se isso fizer sentido para a empresa, tente correlacionar algo com a missão, visão e valores.

Também é possível oferecer benefícios fora do negócio, como um voucher para uma refeição em um restaurante de qualidade na região.

Outra boa opção é dar voucher para um momento relaxante para curtir uma massagem em SPA com a mãe, por exemplo.

Brindes que tragam benefícios para a qualidade de vida e que realmente fazem sentido na estratégia da empresa são as melhores opções.

De modo que, o profissional se sinta valorizado ao receber o brinde. Todavia, tenha o cuidado de escolher critérios claros, para que o brinde não seja dado para o profissional que menos se esforça na equipe e isso acaba desmotivando todos os outros envolvidos.

Afinal, é muito gostoso receber como homenagem dia das mães um brinde ou presente que encanta.

7. Visita dos filhos no trabalho

Se a maioria das mães na empresa tem filhos pequenos, a visita na empresa pode ser com as crianças.

Essa iniciativa é um presente valioso para as mães, que muitas vezes sentem falta de seus filhos durante o expediente.

8. Surpresa no Trabalho

Sem o conhecimento dos colaboradores, é possível obter fotos deles com suas mães, capturando bons momentos que evocam memórias positivas.

Imprima essas fotos e coloque-as em porta-retratos, deixando-os nas mesas de cada colaborador para uma surpresa agradável quando eles retornarem ao trabalho.

Essa iniciativa pode ser realizada online, divulgando as fotos nas redes sociais da empresa ou no grupo do WhatsApp.

9. Dia das Mães na TV Corporativa

As empresas podem utilizar a TV Corporativa para fortalecer o relacionamento com os colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais positivo e humanizado durante o dia das mães.

Isso pode ser feito através de várias ações, como homenagens às mães colaboradoras, celebração da maternidade, promoção da interação e engajamento, divulgação de ações da empresa e inspiração e motivação.

Diferentes estratégias, como exibir fotos e vídeos das mães colaboradoras, apresentar programas de apoio à maternidade, realizar concursos e compartilhar histórias inspiradoras, podem ser adotadas para criar uma programação especial que toque o coração das mães colaboradoras e promova um ambiente de trabalho acolhedor e valorizado.

Qual a importância de ações de endomarketing?

mulheres em treinamento organizacional

Quando pensamos no dia das mães na empresa, é importante perceber que se trata de um investimento de endomarketing.

A estratégia de marketing interno é importante para que a equipe se mantenha satisfeita no longo prazo. Aspecto que faz toda a diferença para que se tenha equipes com baixo turnover.

O endomarketing é capaz de gerar engajamento entre seus colaboradores, trazendo ótimos resultados para o negócio no curto e longo prazo.

Aspecto que é fundamental para que a empresa tenha uma boa reputação no mercado, como uma ótima employer branding.

Ao trabalhar a marca sob o ponto de vista de marca empregadora, é possível atrair os melhores talentos para compor a equipe.

E isso é muito valioso para negócios de absolutamente todos os segmentos. Fazendo com que as empresas consigam ter resultados acima da média ao se diferenciarem com uma equipe mais qualificada que as demais concorrentes.

Portanto, o endomarketing é valioso para o negócio e não apenas para a equipe que é impactada pelas ações estratégicas da marca contratante.

Aproveite todas as dicas de o que fazer na empresa no dia das mães, para que a comemoração em grande estilo deixe a equipe muito feliz e satisfeita.

Agora que já conhece as ações de endomarketing para o dia das mães na empresa, aproveite para conferir um bate-papo muito bacana sobre Filhos no Currículo: as soft skills desenvolvidas na maternidade. Aperte o play e curta o nono episódio do SólidesCast!

Dia das Mães no dia a dia

É importante lembrar que comemorar o dia das mães perde o significado se durante o restante do ano o preconceito se manifesta. Por exemplo, quando uma mulher, por ser mãe, é rejeitada para uma vaga, ou quando se questiona sua pontualidade por ser mãe, ou ainda quando se assume que ela não está tão comprometida com o trabalho.

Para te ajudar a escolher os melhores itens para o Kit Dia das Mães nas Empresas, preparei uma lista com sugestões criativas e personalizadas, considerando diferentes orçamentos e gostos. Baixe gratuitamente.

Tem alguma outra dica que você acha importante e vai utilizar no dia das mães na empresa? Conta pra gente aqui nos comentários e vamos compartilhar informações!

 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, atuando há mais de 6 anos em empresas de tecnologia, desde o recrutamento e seleção, até ao desenvolvimento de competências e retenção de pessoal. Desenvolvimento de ações de fortalecimento da cultura organizacional, implementação e acompanhamento de feedbacks contínuos, Okr’s, treinamentos.
Assine a nossa Newsletter