logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > RH na Prática > Dia do Estagiário: 6 dicas para adotar no dia a dia do RH

Sumário

Dia do Estagiário: 6 dicas para adotar no dia a dia do RH

Você já parou para pensar no papel das empresas no desenvolvimento profissional de seus colaboradores? No mês de agosto, comemoramos o dia do estagiário, uma data importante para refletir sobre a contribuição do seu negócio na carreira de novos talentos.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a data, como ela surgiu, porque adotar um programa de estágio na sua organização. Além disso, veremos 6 dicas para aproveitar o dia do estagiário e reconhecer esses profissionais que ainda estão se desenvolvendo. Aproveite a leitura! 

Como surgiu o dia do estagiário? 

O dia do estagiário é comemorado todo dia 18 de agosto. A ideia surgiu com a criação do decreto n° 87.497, publicado em 18 de agosto de 1982 e que regulamentava os direitos e deveres desse tipo de contratação. 

Mas o decreto foi revogado em 2019, contudo, a data continua sendo utilizada em homenagem a esses profissionais e é uma excelente oportunidade para o RH reconhecer e valorizar seus estagiários, mantendo o time engajado e motivado. 

Por que adotar um programa de estágio? 

Os programas de estágio são importantes oportunidades de crescimento profissional para os estudantes, porém, o que nem todos sabem é que eles também trazem benefícios para a empresa que contrata estagiários. Para que você entenda melhor as vantagens desse modelo, listamos alguns diferenciais.

  • Possibilita descobrir novos talentos: com o programa de estágio, você pode encontrar novos talentos e capacitá-los de acordo com as necessidades da empresa;
  • Melhora a imagem da empresa: organizações que investem na formação de jovens são vistas com mais credibilidade no mercado;
  • Promove parcerias: com a divulgação de vagas de estágio, a empresa pode criar parcerias duradouras com as instituições de ensino, o que facilita a comunicação e o acesso a informações sobre inovações e tecnologias;
  • Reduz custos com novas contratações: com a possibilidade de desenvolver e capacitar o estagiário de acordo com as competências desejadas pela empresa, você pode efetivar os profissionais após o término do contrato, economizando recursos que seriam gastos em novos processos seletivos. 
dia do estagiário

Como implantar um programa de estágio eficaz? 

Para que um programa de estágio tenha sucesso, ele precisa ser bem estruturado, desde a contratação do estagiário até o acompanhamento do profissional no dia a dia de trabalho. Assim, é importante planejar cada uma das etapas com base no que a empresa precisa e alinhar as necessidades do negócio com as do profissional. 

A seguir, confira algumas dicas para cada etapa do processo. 

como estruturar o seu RH do zero

Defina o perfil da vaga

Antes de iniciar qualquer processo seletivo, o RH precisa entender quais as características, competências e habilidades necessárias para aquela vaga. Isso vai além dos conhecimentos técnicos para exercer a função e envolve, também, outros aspectos, como perfil comportamental e fit cultural. 

Ademais, é preciso alinhar os pré-requisitos da vaga de estágio, como os semestres cursados e horários disponíveis. Por fim, determine qual será o valor da bolsa-auxílio oferecida.  

Determine como será o processo seletivo

Depois de definir os requisitos da vaga, é hora de estruturar o processo seletivo. Comece pensando na divulgação, que pode ser feita em sites específicos de vagas, direto nas instituições de ensino ou nas redes sociais. 

Além da divulgação, é preciso estabelecer as etapas do processo, como entrevistas, testes e dinâmicas. Caso o processo seja feito de forma online, vale a pena contar com ferramentas tecnológicas que otimizam desde a triagem dos currículos até a contratação.

Conheça as particularidades do modelo de trabalho

É importante entender que o contrato de estágio tem particularidades próprias que se diferem dos outros tipos de contrato de trabalho. Por isso, RH e DP devem conhecer a fundo esse modelo de trabalho para não exigir algo que vai contra a Lei do Estágio n° 11.788/2008. Entre os direitos do estagiário, segundo a legislação, estão:

  • férias;
  • bolsa-auxílio;
  • vale-transporte;
  • carga horária máxima de acordo com o modelo de ensino do estudante;
  • seguro contra acidentes pessoais;
  • contrato máximo de dois anos. 

Ofereça orientação ao profissional

O estágio é uma oportunidade para os estudantes aplicarem, na prática, aquilo que aprendem nas aulas teóricas. Por isso, é preciso desapegar da ideia de que esse profissional tem que ter experiência e colocar a mão na massa para ajudá-lo a se desenvolver. 

Para tanto, oferecer oportunidades de capacitação e dar todo o apoio e orientação para que o estagiário realize suas atividades é essencial para garantir que ele se torne cada dia mais eficiente. Por isso, busque orientadores pacientes e empáticos que possam caminhar lado a lado com o estagiário nesse processo.  

Mantenha uma rotina de feedbacks

Como citamos, as atividades do estagiário devem ser feitas de forma orientada e supervisionada. Contudo, além de acompanhar de perto o colaborador, o gestor deve fornecer, também, feedbacks periódicos. 

Os feedbacks ajudam o profissional a entender onde eles estão acertando e quais habilidades ainda precisam desenvolver para potencializar seus talentos e crescer profissionalmente. 

Além de fornecer os feedbacks, é válido que o gestor também peça para o estagiário compartilhar suas impressões sobre a organização e a gestão de pessoas, para que a empresa possa trabalhar em cima das observações para melhorar. 

O que é o seguro de acidentes pessoais para estagiários?

Trata-se de um seguro obrigatório que cobre o estagiário de possíveis acidentes que ocorram tanto em sua jornada de trabalho quanto fora do expediente. Esse benefício é previsto na Lei do Estágio e deve ser incluído em todos os contratos dessa modalidade. 

Vale destacar que esse é um seguro contra acidentes, sejam eles pessoais ou de trabalho, portanto, o benefício não cobre, por exemplo, doenças e complicações decorrentes delas. As coberturas da modalidade variam conforme a contratação, contudo, normalmente, incluem:

  • morte por acidente;
  • invalidez por acidente;

Como funciona o seguro estagiário?

O objetivo do seguro estagiário é proteger o profissional, dentro e fora do ambiente de trabalho. É válido lembrar que, muitas vezes, esses colaboradores não recebem outros benefícios, como plano de saúde e contribuição ao INSS, desse modo, o seguro é uma forma de garantir que ele esteja plenamente assegurado caso sofra algum acidente. 

É comum que o seguro estagiário tenha cobertura apenas para morte ou invalidez. Contudo, caso seja interesse da empresa, é possível incluir, também, gastos médicos e hospitalares para o tratamento em acidentes. Nesse caso, o valor do tratamento é reembolsado pelo seguro e obedece ao limite estabelecido em contrato. 

dia do estagiário

6 dicas de ações para a valorização do estagiário no dia a dia

Já é natural que as organizações aproveitem o dia do estagiário para pensar em ações de valorização e reconhecimento voltadas a esse profissional. No entanto, é importante frisar que essas iniciativas devem ser exploradas no dia a dia da empresa, e não somente durante as datas comemorativas. 

Reconhecer e valorizar os estagiários do seu negócio é uma forma de motivá-los e estimulá-los em suas atividades diárias. Quando a empresa aposta nesses profissionais iniciantes e investe no desenvolvimento deles, ela só tem a ganhar, já que todo o investimento gera um impacto real nos resultados e na produtividade do negócio. 

Quer começar a pensar em ações do tipo desde já? Confira 6 dicas que preparamos para você e celebre o dia do estagiário na sua empresa. 

1. Trace planos de desenvolvimento individual

Na grande maioria das vezes, o estagiário chega na empresa com nenhuma ou quase nenhuma experiência na área de atuação. Sendo assim, cabe ao RH agir de forma estratégica e investir em programas de treinamento voltados para as maiores necessidades do negócio. 

O primeiro passo é conhecer a fundo cada um dos profissionais para entender quais os seus pontos fortes e fracos e quais soft skills precisam de desenvolvimento. A partir daí, o gestor, junto ao estagiário, pode elaborar um plano de desenvolvimento individual, com foco em desenvolver pontos de melhoria e potencializar habilidades. 

Nesse caso, é importante que a organização disponha de todo o suporte e apoio necessário, realizando avaliações de desempenho periódicas e um canal de comunicação aberto com os profissionais. 

2. Aposte no reconhecimento diário

O trabalho bem-feito deve ser sempre reconhecido, e isso não muda no caso dos estagiários. É fundamental elogiar sempre o profissional e mostrar que ele está no caminho certo. Não deixe para fazer isso apenas nos momentos de premiação ou em datas comemorativas. 

Sempre que uma tarefa for bem-feita e apresentar resultados acima das expectativas, tire um tempo para informar os colaboradores e reconhecer o bom trabalho. Isso é importante para que o estagiário se mantenha engajado, entenda sua importância dentro da organização e se sinta estimulado a cumprir suas atividades com dedicação. 

3. Crie desafios práticos

Os desafios fazem parte do processo de desenvolvimento dos estagiários e devem ser utilizados como ferramentas para estimular e tirar esses profissionais da zona de conforto. Assim, é importante que o gestor encoraje o estudante a assumir novas atividades e não o deixe estagnado, fazendo sempre a mesma coisa. 

O ideal é, aos poucos, delegar novas responsabilidades, estabelecer metas alcançáveis e dar autonomia para que o estagiário mostre suas habilidades, conhecimentos e se destaque. Além de estabelecer desafios, lembre-se de dar todo o suporte e orientação para que o profissional se sinta seguro para arriscar. 

4. Premie com bonificações e folgas

Muitas empresas criam programas de bonificação e premiação para os colaboradores, mas acabam excluindo os estagiários. Contudo, esse reconhecimento simbólico também deve fazer parte do dia a dia desses profissionais. 

Dessa forma, crie estratégias de gamificação das metas e premie frequentemente aqueles profissionais que mais se destacaram nos últimos tempos. O reconhecimento pode ser feito por meio de bonificações financeiras, folgas, ingressos para o cinema, entre outros. 

5. Ofereça benefícios corporativos

Aqui, já esclarecemos os direitos dos estagiários de acordo com a legislação vigente. Mas se você já oferece outros benefícios corporativos para os colaboradores da sua empresa, por que não incluir os estagiários nesses benefícios? 

Nesse sentido, plano de saúde e odontológico, academia, assistência terapêutica, descontos em cursos de idiomas, entre outros diferenciais podem ser uma excelente forma de valorizar quem estagia no seu negócio. 

Os custos não são tão altos para a empresa e, com essa estratégia, os estudantes se sentirão muito mais valorizados e reconhecidos. Além disso, sua companhia se destaca no mercado corporativo e melhora sua imagem como marca empregadora, atraindo, assim, os melhores profissionais e garantindo mais retenção e engajamento. 

6. Possibilite a efetivação

Uma das principais formas de valorizar o estagiário é dando a ele a possibilidade de efetivação, caso exista uma vaga em aberto, após o término do contrato de estágio. Lembre-se que você, provavelmente, passou dois anos treinando e capacitando esse aprendiz para que ele se tornasse um excelente profissional. 

Então por que não aproveitar todo esse potencial no futuro? É válido destacar que esse tipo de contratação é muito vantajoso para a empresa, já que o estagiário já conhece o clima, a cultura organizacional, as normas de conduta e até mesmo a forma como os processos são realizados na rotina de trabalho. 

Desse modo, RH e gestão terão muito menos trabalho do que treinar um novo colaborador. 

Dia do estagiário: melhores memes

Para comemorar o dia do estagiário e tornar essa data mais leve e divertida, o RH pode apostar nos memes. Essas figurinhas engraçadas podem ser utilizadas nos meios de comunicação online da empresa, como nos e-mails e na intranet. 

Confira agora uma seleção de memes e brincadeiras divertidas que separamos para você aproveitar essa data tão importante que é o dia do estagiário. 

estágio
— Foto: Reprodução/ Gerador Memes
estágio
— Foto: Reprodução/ Facebook
estágio
— Foto: Reprodução/ Facebook
estágio
— Foto: Reprodução/ Gerador Memes
estágio
— Foto: Reprodução/ Gerador Memes

Leia também:

Concluindo, o dia do estagiário é comemorado, anualmente, no dia 18 de agosto. Nessa data, aproveite para reconhecer esses profissionais que ainda estão se desenvolvendo no crescimento de suas carreiras. Esse é o momento para rever a forma como os estagiários são tratados e pensar em possibilidades para potencializar cada dia mais os seus talentos. 

Uma das ferramentas que pode ajudar no desenvolvimento é o Profiler, o mapeamento de perfil comportamental exclusivo da Sólides. Com ele, você consegue entender as habilidades e potencialidades de cada profissional, criando planos de desenvolvimento muito mais personalizados e direcionados. 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter