No dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador no Brasil. Mas você conhece a origem dessa data e entende a importância dela para o mundo corporativo?
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre como surgiu o Dia do Trabalho e listar algumas ações de endomarketing muito interessantes para o RH colocar em prática e mostrar o seu reconhecimento ao capital humano. Quer algumas dicas para não deixar o dia passar em branco? Confira a leitura completa.
Como surgiu o Dia do Trabalhador?
O Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho homenageia a luta do movimento trabalhista ao redor do mundo. A data foi instituída após uma série de manifestações que ocorreram nos Estados Unidos em 1886.
Na época, ainda não existiam direitos e leis trabalhistas bem determinados e os trabalhadores eram submetidos a uma carga horária semanal de até 100 horas, o equivalente a cerca de 17 horas diárias em 6 dias.
Contudo, esse cenário problemático teve seu fim com os protestos que ocorreram nas ruas de Chicago exigindo a redução de jornada. O período foi marcado pela Revolta de Haymarket, um confronto que ocorreu em 4 de maio e resultou na morte de inúmeros manifestantes e policiais.
A luta teve como resultado a implementação da jornada de trabalho de 8 horas diárias. Três anos depois, durante o Primeiro Congresso da Segunda Internacional Socialista celebrado em Paris, foi instituído o dia 1º de maio como o Dia Internacional do Trabalhador.
Uma curiosidade é que, no Brasil, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), também foi instaurada no dia 1º de maio, mas no ano de 1943.
Dia do Trabalhador é feriado?
Sim, o Dia do Trabalhador é um feriado nacional comemorado no Brasil e em outros países, como Portugal, França, Argentina, Rússia e México. Além disso, a data é fixa. Em 2023, o Dia do Trabalhador acontecerá em uma segunda-feira.
Por que é importante comemorar o Dia do Trabalho nas empresas?
Comemorar o Dia do Trabalho é uma forma de reconhecer os esforços dos colaboradores e mostrar como a empresa valoriza o seu trabalho. Por isso, é válido que o departamento de Recursos Humanos pense em algumas ações para a data.
O capital humano de uma empresa é o seu recurso mais precioso, dessa forma, esse tipo de data deve ser aproveitado para fortalecer a cultura organizacional, estimular a motivação e engajar o colaborador a vestir a camisa da empresa.
Modelos de mensagens para o Dia do Trabalhador
Utilizar a comunicação interna para enviar mensagens inspiradoras e motivacionais é uma boa ideia de ação para o Dia do Trabalho. Essas mensagens podem ser compartilhadas em canais diversos, como e-mails, intranet ou na rede social corporativa.
Está sem inspiração para planejar suas mensagens? A gente listou alguns modelos a seguir:
- Um feliz Dia do Trabalhador para todos aqueles que batem ponto, cumprem suas funções com dedicação e ainda conseguem ter um tempinho para a família. Vocês merecem o mundo!
- A empresa (Nome da Empresa) reconhece e agradece toda a garra e determinação com que você cumpre suas funções. Feliz Dia do Trabalhador!
- Que o orgulho e o amor pelo que você faz continue sendo a força motriz que te move para realizar um bom trabalho. Feliz Dia do Trabalhador!
- Para todos os funcionários que fazem a (Nome da Empresa) crescer e ser melhor todos os dias, um feliz Dia do Trabalhador!
- Responsabilidade, compromisso e excelência. Vocês têm todas essas qualidades e são um orgulho para todos desta empresa. Feliz Dia do Trabalhador!
5 ações para o Dia do Trabalhador nas empresas
Além de divulgar mensagens de agradecimento, o RH também pode pensar em ações de endomarketing para comemorar e relembrar a data. Confira algumas dicas abaixo.
1. Realize ações de engajamento
Durante a semana, o RH pode promover eventos e atividades que ajudem a integrar os times, como jogos, competições, gincanas, happy hours, um café da manhã especial, entre outros.
Esse tipo de ação é interessante para aumentar o sentimento de pertencimento, fortalecer laços, melhorar os relacionamentos interpessoais e contribuir para o clima organizacional.
2. Faça pesquisas de satisfação
O dia do trabalho também pode ser uma boa oportunidade para o RH conhecer melhor as percepções dos colaboradores e identificar pontos de melhoria na gestão.
Para isso, como parte da campanha, é possível aplicar pesquisas de clima e satisfação. Para facilitar a tarefa, você pode optar pela utilização de um software de RH, que permite a personalização dos campos e gera relatório em tempo real.
3. Planeje treinamentos e palestras especiais
Focar no desenvolvimento profissional dos colaboradores também é uma boa dica para as ações do mês de maio. Esse tipo de programação mostra como a empresa valoriza seus talentos e incentiva seu crescimento profissional.
Assim, é válido criar uma programação rica com treinamentos, workshops e palestras especiais voltadas para o aumento da produtividade e qualidade de vida no trabalho.
4. Distribua brindes e lembranças
Brindes e presentes também são uma forma de mostrar aos colaboradores que a empresa se lembrou deles e é grata por seu esforço diário.
Na hora de escolher, é possível pensar em diversas opções, desde brindes físicos, como chocolates e canecas, até experiências, como ingressos para o cinema, teatro e passeios. Mas não se esqueça de incluir também os colaboradores que trabalham em home office, inserindo o envio dos brindes na logística da empresa.
5. Planeje premiações e ações de reconhecimento
Outra opção para celebrar o Dia do Trabalhador é pensar em premiações e ações de reconhecimento para aqueles colaboradores que tiveram melhor performance e resultados dentro de um período de tempo.
Para isso, é essencial acompanhar de perto os indicadores de desempenho, identificando os destaques de cada setor e oferecendo prêmios por seu esforço e dedicação.
Concluindo, o Dia do Trabalhador é um feriado nacional de extrema importância para as organizações, por isso, a data pode e deve ser utilizada para demonstrar o seu reconhecimento com os colaboradores.
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