logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > Ação para o Dia dos Pais: veja 7 ideias para aplicar na sua empresa

Sumário

Ação para o Dia dos Pais: veja 7 ideias para aplicar na sua empresa

Confira opções de presentes e atividades que geram engajamento e emoção em uma data tão especial!

O bom profissional de RH sabe que a principal função do setor é a valorização do capital humano. Por isso, dentre as estratégias dos recursos humanos que colaboram para o bem-estar dos colaboradores está o acompanhamento de datas comemorativas. Assim, fazer uma ação para o Dia dos Pais, por exemplo, é uma atitude que pode trazer muitos benefícios para a empresa.

Isso porque, a figura paterna é uma das mais importantes no círculo familiar e, cada vez mais, vem deixando de ser somente o provedor financeiro, participando ativamente na criação dos filhos e nas tarefas do lar. Além disso, o Dia dos Pais é uma das datas que mais movimenta o comércio varejista, perdendo somente para datas como o Dia das Mães e dos namorados. 

evento voltado para profissionais de RH e DP

Então, se não quer deixar o Dia dos Pais de fora do calendário do RH de datas comemorativas na sua empresa, preparamos 7 ideias que você pode aplicar com o time.

A maioria não demanda um alto investimento financeiro e aquecerá o coração de todos os papais!

Acompanhe a leitura até o final para conhecê-las!

Por que não deixar de celebrar datas comemorativas na empresa?

A celebração de datas comemorativas faz parte da cultura da nossa sociedade. Dessa forma, quando esse costume se estende para dentro da cultura organizacional, os colaboradores se sentem valorizados não só como profissionais, mas também como indivíduos, proporcionando uma escuta ativa entre líderes e liderados. 

Ainda, quando isso acontece, a organização está trabalhando a ferramenta de gestão de pessoas chamada Employee Experience, fazendo com que o time se sinta mais motivado e engajado, fazendo com que cada profissional alcance sua melhor performance e que a empresa obtenha os melhores resultados. 

curso para reter colaboradores

Além disso, acompanhar o calendário de datas comemorativas e desenvolver ações e estratégias para celebrá-las também faz parte do que chamamos de People First, ou seja, “pessoas primeiro”.

Trata-se de um conceito que é tendência nas organizações desde o ano de 2020, segundo um artigo da Revista Forbes. Isso porque, mais do que encantar seus consumidores, em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas também querem atrair os melhores talentos para o time e fazem de tudo para que eles se sintam satisfeitos no ambiente organizacional. 

Vantagens de investir neste tipo de comemoração

Portanto, celebrar datas comemorativas em uma empresa oferece diversos benefícios contribuindo, assim, para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo como, por exemplo:

  • Engajamento dos funcionários: celebrações promovem um senso de pertencimento e engajamento, fortalecendo, então, os laços entre colegas e a empresa;
  • Motivação e reconhecimento: reconhecer datas especiais, como aniversários, Dia dos Pais ou outras comemorações, é uma forma de demonstrar apreço pelos colaboradores. Consequentemente, isso aumenta sua motivação;
  • Criação de cultura empresarial: celebrar datas cria e fortalece a cultura organizacional, estabelecendo tradições e valores compartilhados entre os membros da equipe;
  • Melhoria do clima organizacional: ambientes de trabalho positivos, marcados por celebrações e reconhecimento, tendem a ter um clima organizacional mais saudável e colaborativo;
  • Fomento à criatividade e inovação: momentos de celebração proporcionam uma pausa nas rotinas diárias, estimulando a criatividade e a inovação entre os funcionários;
  • Redução do estresse: atividades comemorativas proporcionam momentos de descontração, reduzindo o estresse e contribuindo para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Fortalecimento da marca empregadora: empresas que valorizam e celebram seus funcionários têm mais chances de atrair e reter talentos, fortalecendo, assim, a sua imagem como uma excelente marca empregadora.
  • Aumento da satisfação no trabalho: funcionários que se sentem reconhecidos e valorizados tendem a estar mais satisfeitos no trabalho, o que pode resultar em maior produtividade e retenção de talentos.

Ao planejar as celebrações, é importante considerar a diversidade da equipe e garantir que as atividades sejam inclusivas e respeitem as preferências individuais dos colaboradores.

O que fazer para homenagear o Dia dos Pais? 

Ação de Dia dos Pais nas empresas

Uma empresa pode homenagear o Dia dos Pais por meio de ações como eventos comemorativos, como envio de mensagens personalizadas de agradecimento, distribuição de brindes simbólicos, promoção de flexibilidade no trabalho para permitir a participação em atividades familiares e reconhecimento público dos pais na equipe.

Essas iniciativas demonstram, então, apreço pelos colaboradores e fortalecem os laços entre a empresa e seus membros.

Por isso, se a sua empresa não quer ficar para trás nas tendências do mercado, confira abaixo excelentes ideias de ação para o Dia dos Pais.

7 exemplos de ação para o Dia dos Pais para aplicar na empresa

Dia dos Pais na empresa

Veja ações simples que deixaram o Dia dos Pais diferenciado e especial. Lembrando que, como a vacinação da Covid-19 ainda avança em nosso país, a maioria das ações pode ser realizada de forma remota. Continue acompanhando!

1. Mural virtual para publicação de fotos e histórias

Trata-se de uma ideia simples e emocionante. Isso porque, todo pai tem uma foto com seu filho que registra um momento marcante. Afinal, a relação entre pai e filho é feita de histórias.

Por isso, por meio de um mural virtual, encoraje seu colaborador a postar aquela foto que registra um momento marcante da sua vida com o pai e a contar a história que existe por trás dela.

2. Happy hour virtual como ação para o Dia dos Pais

O happy hour virtual já faz parte do ambiente organizacional na maioria das empresas que está com colaboradores em home office em decorrência da pandemia. Logo, é possível adaptar a comemoração do dia dos pais, começando com o envio de uma caixa surpresa, com comes e bebes diretamente para a casa dos papais.

Assim, por chamada de vídeo, os papais podem apresentar seus filhos para o time e conhecer a realidade dos outros pais da equipe. Além disso, o RH pode proporcionar dinâmica de jogos, como Bingo, Imagem e Ação, Uno, dentre outras atividades com sorteio de brindes e prêmios para o pai vencedor.

3. Caixa culinária

Uma ideia que busca reforçar a conexão entre pais e filhos é o envio de uma caixa com ingredientes junto da receita para que pais e filhos preparem um almoço de dia dos pais especial para a família.

Nesse caso, não deixe de solicitar o envio do prato e do momento da comemoração para compartilhar nas mídias sociais da organização.

4. Coffee break surpresa

Com o avanço da vacinação, muitos colaboradores já retornaram ao escritório físico. Logo, uma ideia simples e saborosa é o coffee break surpresa.

Nesta comemoração, a empresa pode encomendar um buffet especializado ou, então, contar com a participação dos próprios colaboradores e até mesmo dos familiares para montar o lanche surpresa de acordo com o gosto de cada pai.

5. Dia de promoção da saúde e bem-estar

Hoje, cada vez mais os homens buscam ter cuidados com a saúde física e com a aparência. Então, por que não proporcionar um dia de palestras sobre saúde do homem, ginástica laboral e exercícios de relaxamento?

Outra ótima dica é oferecer um voucher em uma barbearia onde o colaborador pode ter um dia de cuidados com a aparência.

6. Vídeo homenagem em ação para o Dia dos Pais

Esta é outra dica que não demanda investimento financeiro por parte da empresa em uma ação para o Dia dos Pais e é emocionante. Assim, peça para que os filhos gravem mensagens, que podem ser feitas no celular, sobre histórias marcantes que viveram com o pai ou, então, dizendo o que mais admiram nele.

Depois, reúna os vídeos e publique nos canais internos de comunicação e, assim, exiba no happy hour que pode ser realizado de forma presencial ou virtual.

7. Dicas de séries e filmes para assistir

Essa é uma ideia simples para fortalecer os laços entre pais e filhos. Então, publique na intranet da empresa dicas de séries e filmes para que o colaborador curta junto aos filhos.

Outra dica é marcar uma sessão de cinema, que pode ser virtual, enviando um kit para a casa do colaborador com pipoca, refrigerante e doces, fazendo com que todos se sintam verdadeiramente em uma sala de cinema.

Com o avanço da tecnologia nos streamings, é possível criar uma watch party, por meio de uma extensão no navegador do computador, que permite que todos os papais da equipe assistam ao mesmo filme com seus filhos simultaneamente.

Leia também:

O que a empresa pode dar de presente em ação do Dia dos Pais?

ação de Dia dos Pais

As opções de presentes de ação para o Dia dos Pais podem variar de acordo com a cultura da empresa e os interesses dos colaboradores. Algumas ideias incluem:

Brindes personalizados: itens como canecas, camisetas, bonés ou outros produtos personalizados com o logo da empresa e mensagens de apreço.

Vale-presente: uma opção versátil que permite aos pais escolherem o presente que desejam.

Kits especiais: montar kits temáticos com produtos relacionados ao bem-estar, como kits de churrasco, de cuidados pessoais, ou de relaxamento.

Atividades especiais: oferecer experiências, como ingressos para eventos esportivos, cinemas ou atividades culturais.

Dias de folga ou flexibilidade: proporcionar um dia de folga adicional ou oferecer flexibilidade no horário de trabalho para que os pais possam passar mais tempo com suas famílias.

Aprenda ainda mais em nosso curso Produção de eventos: estratégias para o RH. Inscreva-se e veja como realizar ações de sucesso para sua equipe!

Conclusão

Sem dúvida, comemorar o Dia dos Pais na empresa pode ser algo emocionante e marcante para os profissionais mesmo com ações simples.

Aliás, fazer uma ação para o Dia dos Pais em uma empresa é importante para fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a organização, promover um ambiente de trabalho positivo, reconhecer e valorizar os pais dentro da equipe, além de contribuir para a construção de uma cultura corporativa que valoriza o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Assim, essas ações podem incluir eventos, presentes simbólicos ou iniciativas que demonstrem apreço pelos pais no ambiente de trabalho.

Esperamos que essas dicas auxiliem você, profissional de RH, a fazer a diferença com a equipe nessa data tão especial do calendário de datas comemorativas da organização.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter