Artigos

7 ações de Dia dos Pais para aplicar na sua empresa

dia dos pais

O bom profissional de RH sabe que a principal função do setor é a valorização do capital humano. Logo, dentre as estratégias dos recursos humanos que colaboram para o bem-estar dos colaboradores está o acompanhamento de datas comemorativas. E com o dia dos pais se aproximando, mesmo com a maioria dos colaboradores em home office devido à pandemia da Covid-19, o RH não pode deixar essa data tão importante passar em branco.

Isso porque, a figura paterna é uma das mais importantes no círculo familiar e, cada vez mais, vem deixando de ser somente o provedor financeiro, participando ativamente na criação dos filhos e nas tarefas do lar. Além disso, o dia dos pais é uma das datas que mais movimenta o comércio varejista, perdendo somente para datas como o dia das mães e dos namorados. 

Nova call to action

Então, se não quer deixar o dia dos pais de fora do calendário do RH de datas comemorativas na sua empresa, preparamos 7 ideias que você pode aplicar com o time. A maioria não demanda um alto investimento financeiro e aquecerá o coração de todos os papais! Então, acompanhe a leitura até o final para conhecê-las!

Por que não deixar de celebrar datas comemorativas na empresa?

A celebração de datas comemorativas faz parte da cultura da nossa sociedade. Logo, quando esse costume se estende para dentro da cultura organizacional, os colaboradores se sentem valorizados não só como profissionais, mas também como indivíduos, proporcionando uma escuta ativa entre líderes e liderados. 

Ainda, quando isso acontece, a organização está trabalhando a ferramenta de gestão de pessoas chamada Employe Experience, fazendo com que o time se sinta mais motivado e engajado, fazendo com que cada profissional alcance sua melhor performance e que a empresa obtenha os melhores resultados. 

Além disso, acompanhar o calendário de datas comemorativas e desenvolver ações e estratégias para celebrá-las também faz parte do que chamamos de People First, ou seja, “pessoas primeiro”.

Trata-se de um conceito que é tendência nas organizações desde o ano de 2020, segundo um artigo da Revista Forbes. Isso porque, mais do que encantar seus consumidores, em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas também querem atrair os melhores talentos para o time e fazem de tudo para que eles se sintam satisfeitos no ambiente organizacional. 

Logo, se a sua empresa não quer ficar para trás nas tendências do mercado, confira agora excelentes ideias de ações de dia dos pais para aplicar.

7 exemplos de homenagens de Dia dos Pais para aplicar na empresa

Veja ações simples que deixaram o dia dos pais diferenciado e especial. Lembrando que, como a vacinação da Covid-19 ainda avança em nosso país, a maioria das ações pode ser realizada de forma remota. Continue acompanhando!

1. Mural virtual para publicação de fotos e histórias

Trata-se de uma ideia simples e emocionante. Isso porque, todo pai tem uma foto com seu filho que registra um momento marcante. Afinal, a relação entre pai e filho é feita de histórias.

Por isso, por meio de um mural virtual, encoraje seu colaborador a postar aquela foto que registra um momento marcante da sua vida com o pai e a contar a história que existe por trás dela.

2. Happy hour virtual

O happy hour virtual já faz parte do ambiente organizacional na maioria das empresas que está com colaboradores em home office em decorrência da pandemia. Logo, é possível adaptar a comemoração do dia dos pais, começando com o envio de uma caixa surpresa, com comes e bebes diretamente para a casa dos papais. 

Assim, por chamada de vídeo, os papais podem apresentar seus filhos para o time e conhecer a realidade dos outros pais da equipe. Além disso, o RH pode proporcionar dinâmica de jogos, como Bingo, Imagem e Ação, Uno, dentre outras atividades com sorteio de brindes e prêmios para o pai vencedor.

3. Caixa culinária

Uma ideia que busca reforçar a conexão entre pais e filhos é o envio de uma caixa com ingredientes junto da receita para que pais e filhos preparem um almoço de dia dos pais especial para a família.

Nesse caso, não deixe de solicitar o envio do prato e do momento da comemoração para compartilhar nas mídias sociais da organização.

4. Coffee break surpresa

Com o avanço da vacinação, muitos colaboradores já retornaram ao escritório físico. Logo, uma ideia simples e saborosa é o coffee break surpresa. 

Nesta comemoração, a empresa pode encomendar um buffet especializado ou, então, contar com a participação dos próprios colaboradores e até mesmo dos familiares para montar o lanche surpresa de acordo com o gosto de cada pai.

5. Dia de promoção da saúde e bem-estar

Hoje, cada vez mais os homens buscam ter cuidados com a saúde física e também com a aparência. Então, por que não proporcionar um dia de palestras sobre saúde do homem, ginástica laboral e exercícios de relaxamento?

Outra ótima dica é oferecer um voucher em uma barbearia onde o colaborador pode ter um dia de cuidados com a aparência.

6. Vídeo homenagem 

Esta é outra dica que não demanda investimento financeiro por parte da empresa, mas que tende a emocionar os pais. Peça para que os filhos gravem mensagens, que podem ser feitas no celular, sobre histórias marcantes que viveram com o pai ou, então, dizendo o que mais admiram nele. 

Depois, reúna os vídeos e publique nos canais internos de comunicação ou exiba no happy hour que pode ser realizado de forma presencial ou virtual.

7. Dicas de séries e filmes para assistir

Essa é uma ideia simples para fortalecer os laços entre pais e filhos. Publique na intranet da empresa dicas de séries e filmes para que o colaborador curta junto aos filhos. 

Outra dica é marcar uma sessão de cinema, que pode ser virtual, enviando um kit para a casa do colaborador com pipoca, refrigerante e doces, fazendo com que todos se sintam verdadeiramente em uma sala de cinema.

Com o avanço da tecnologia nos streamings, é possível criar uma watch party, por meio de uma extensão no navegador do computador, que permite que todos os papais da equipe assistam ao mesmo filme com seus filhos simultaneamente.

Viu só como comemorar o dia dos pais na empresa pode ser algo emocionante e marcante para os colaboradores mesmo com ações simples? Esperamos que essas dicas auxiliem você, profissional de RH, a fazer a diferença com a equipe nessa data tão especial do calendário de datas comemorativas da organização.

Não deixe também de aproveitar a oportunidade para baixar nosso e-book sobre como deixar seus processos de RH e DP mais eficientes!

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments