Dia Mundial do Trabalho: saiba a importância e as ações que o RH pode fazer
O Dia Mundial do Trabalho se aproxima e o RH da sua empresa ainda não está pronto para a ocasião? Não se preocupe.
Preparamos um conteúdo com dicas para celebrar a data e valorizar o capital mais importante: as pessoas.
O Dia do Trabalhador é uma data mundial?
Quase todos os países celebram o Dia Mundial do Trabalho em 1º de maio. Algumas sociedades comemoram com manifestações e protestos, enquanto outras apenas decretam feriado.
Em alguns países, no entanto, o Dia Mundial do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado em datas diferentes, por exemplo, nos Estados Unidos e Canadá, o Labour Day ocorre na primeira segunda-feira de setembro.
Qual a origem do Dia do Trabalhador?
Historiadores afirmam que a data teve origem em 1886, nos Estados Unidos, após uma manifestação de trabalhadores em Chicago. Eles protestavam por melhores condições laborais, pelo bem-estar dos trabalhadores e pela redução da jornada de trabalho, de 13 para 8 horas diárias.
Nos dias 3 e 4 de maio daquele ano, um conflito entre manifestantes e policiais provocou a morte de alguns envolvidos e causou ferimentos em dezenas de pessoas.
O ato ficou conhecido como a Revolta de Haymarket e influenciou outras manifestações em vários pontos do mundo. Assim, o fato ocorrido em Chicago tornou-se símbolo da luta por direitos trabalhistas.
Dia do Trabalhador no Brasil
O Dia Mundial do Trabalho começou a ser lembrado no Brasil na década de 1890. Naquele período, dominado pela República, a indústria nacional estava em pleno desenvolvimento, aumentando o número de trabalhadores no país.
Os movimentos organizados começaram a ganhar relevância nas duas primeiras décadas do século XX, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Na ocasião, além de protestos trabalhistas, algumas ideologias começaram a surgir entre os brasileiros, entre elas o anarcossindicalismo, trazido pelos imigrantes italianos, e o comunismo.
Nessa época, o principal fato ligado aos movimentos trabalhistas aconteceu em 1917, na cidade de São Paulo. A manifestação ficou conhecida como uma das maiores greves gerais já registradas no país.
Pouco depois, em 1924, o presidente Arthur Bernardes decidiu ouvir o clamor popular que já ecoava em diversas partes do mundo e oficializou o 1º de maio como feriado nacional. Estava criado o Dia do Trabalho no Brasil.
Mais tarde, o governo de Getúlio Vargas foi responsável pela valorização do conceito de trabalho. O presidente assinou diversas leis, entre elas o Decreto-Lei nº 5.452, que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A legislação prevê direitos básicos ao trabalhador, entre eles o salário mínimo e a duração da jornada de trabalho.
Importância do Dia do Trabalho
A data ficou marcada na história mundial como a luta em defesa de direitos e melhores condições de trabalho. O que começou como um pedido por valorização do capital humano, perpetuou-se como uma forma de destacar a importância das pessoas nas empresas.
Lembrando que os colaboradores são o principal ativo das organizações. Uma vez que eles representam a fonte de crescimento do negócio.
Nesse sentido, comemorar a data reforça a importância da força de trabalho. Investir na valorização profissional dos recursos humanos e no clima organizacional saudável é o primeiro passo para o 1º de maio não ficar restrito a um mero feriado.
Desse modo, as empresas devem aproveitar a ocasião para fortalecer a cultura organizacional, aumentando o desempenho e o engajamento dos colaboradores. O resultado disso virá com performances melhores e pontos positivos para o negócio.
Ações que o RH pode promover no Dia Mundial do Trabalho
O fato de 1º de maio ser feriado não impede que as empresas promovam atividades relacionadas ao Dia Mundial do Trabalho. O importante é não deixar a data passar sem ações para lembrar a importância que ela requer.
Sendo assim, o RH deve organizar o calendário para celebrar a ocasião e reforçar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Confira dicas para o Dia do Trabalhador.
Ações personalizadas
Mostre aos funcionários que a empresa os conhece e reconhece sua importância. Para isso, personalize tudo o que diz respeito a eles. Nada de mensagens padronizadas, use o nome de cada um em mensagens, convites, cartões e brindes.
Entenda que é fundamental mostrar que pessoas não são apenas números. Trata-se de indivíduos com particularidades e sentimentos. Ainda, personalize as ações e fortaleça o employer branding.
Invista no desenvolvimento humano
Ofereça oportunidades de crescimento, seja com treinamentos, cursos ou palestras motivacionais. Aproveite o Dia Mundial do Trabalho para mostrar como as competências técnicas e comportamentais são importantes para a empresa.
Brindes e recompensas
Valorize a marca empregadora distribuindo brindes personalizados. Essa é uma ação que depende de orçamento, mas nem sempre precisa ser algo muito elaborado. Mas é fundamental que seja um presente que transmita agradecimento e a valorização do colaborador.
Organize um concurso cultural
Uma ação simples que pode trazer resultados positivos. Para tanto, o RH estabelece o regulamento e instiga os colaboradores a participarem. Nesse caso, pode ser um slogan, um texto, uma frase ou resposta a uma pergunta.
Enquanto estimula a criatividade, o concurso promove a competição saudável e aumenta o employee experience. Sempre em tom de celebração, não se esqueça.
Essas foram nossas dicas para comemorar o Dia Mundial do Trabalho. Se você é um analista de RH que aposta na valorização de pessoas, conheça modelos de feedback para aplicação em processos seletivos.