Artigos

Dicas de empreendedorismo: conheça o Método Kaizen

As mudanças fazem parte da vida de qualquer ser humano, e são extremamente necessárias para que possamos atingir o máximo de nosso potencial. Mas, para que as mudanças sejam positivas e tragam vantagens, há algumas metodologias e técnicas que otimizam esse processo e é sobre um deles que iremos abordar em nossas dicas de empreendedorismo. O método chama-se Kaizen, que segue uma lógica de melhoria contínua, continue lendo e saiba mais!

Dicas de empreendedorismo: o que é o Método Kaizen

Kaizen é a junção das palavras “mudança” (kai) e “zen” (bom), e seu propósito é baseado no aperfeiçoamento diário e constante das situações, sempre focando no aumento da produtividade, deixando de lado qualquer tipo de processo desnecessário e que te faça perder tempo.

O Método Kaizen é uma boa dica de empreendedorismo, pois pode ser aplicado em todos os campos e áreas de atuação. Com o objetivo de humanizar as relações, a metodologia busca aumentar a sensação de bem estar das pessoas. Dentro do Kaizen existem algumas técnicas, que é o próximo tópico que iremos abordar.

Nova call to action

Os cinco S

  1. Seir: utilização
  2. Seiton: organização
  3. Seiso: limpeza
  4. Seiketsu: padronização
  5. Shitsuke: disciplina e autodisciplina

Esses são os fatores levados em consideração no Método Kaizen, com base nelas as melhorias acontecem de maneira mais positiva.

9 mandamentos do método Kaizen

Como já deve ter notado, tudo o que falamos agora sobre o método é voltado para o bem estar e qualidade de vida dos indivíduos. Mas, pensando sobre como podemos utilizá-lo como uma de nossas dicas de empreendedorismo, chegamos a conclusão que é preciso traduzir os pilares do método.

No ambiente corporativo, a estabilidade financeira e emocional dos funcionários, o clima organizacional agradável e um ambiente de trabalho funcional e simples, podem ser entendidos como pilares do método Kaizen. E para que eles funcionem é necessário aplicar os seus mandamentos, que são:

  • aprendizado na prática;
  • evitar desperdícios;
  • todos devem trabalhar para melhorar o coletivo;
  • o aumento da produtividade não deve gerar alto investimento financeiro;
  • o método deve ser aplicado em qualquer tipo de empresa;
  • priorizar a comunicação transparente;
  • utilizar o Kaizen para a melhoria de processos;
  • aumentar o bem estar geral dos colaboradores.

Utilizando o método no ambiente corporativo

Uma empresa bem conhecida que utilizou o método Kaizen em sua linha de produção é a fabricante de carros Toyota. A adesão ao sistema foi com o objetivo de eliminar o desperdício de peças, aumentando a qualidade da fabricação e envolvimento dos trabalhadores.

Com o método Kaizen é possível baixar os custos e aumentar a produtividade da empresa ao incluir na filosofia do seu negócio a metodologia que incentiva a mudança, seja dentro da empresa, no âmbito organizacional ou na vida dos trabalhadores. Ao fundir o método à sua cultura como empresa, tudo passa a funcionar de maneira mais harmônica e você poderá alcançar resultados mais satisfatórios.

E você, o que achou dessa nova dica de empreendedorismo que trouxemos no post de hoje?

Deixe a sua opinião nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of