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Dicas Simples Para Ter Pessoas Felizes Ao Seu Redor.

Como profissional da área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, não tenho dúvidas de que melhorias de processos, métodos modernos, tecnologia, projetos de remuneração, enfim, tudo o que se possa utilizar como ferramenta para se ter um bom Clima Organizacional pode ser importante e deve ser aplicado sempre.

Entretanto, há pequenas coisas que, especialmente você proprietário, líder ou gerente de qualquer tipo ou tamanho de Organização, pode fazer diariamente, apenas por iniciativa própria, e cujo retorno é sempre garantido.

Cada vez que realizo Pesquisas de Clima em meus clientes, constato que as coisas mais óbvias nos relacionamentos entre as pessoas são por vezes esquecidas, gerando insatisfações que poderiam ser facilmente evitadas.

Porém, quando tenho a oportunidade de trabalhar em empresas onde a liderança faz questão de tratar as pessoas como pessoas, premissa básica para se gerar motivação (ou pelo menos deveria ser), o índice de pertencimento e orgulho em ser membro daquela empresa alcança números que todo executivo desejaria ter em sua Organização.

Se você utilizar as dicas abaixo, tenha certeza de que esse será um belo início para que sua equipe se sinta reconhecida no trabalho que realiza. A partir de hoje, coloque sua MÁXIMA ATENÇÃO nestas pequenas ações:

– Tenha sempre prontos um BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE: ensine pelo exemplo que cada dia poderá ser diferente do outro com uma saudação animada, entusiasta;

– SAIBA OUVIR, com interesse genuíno nas pessoas, ainda que sua opinião não esteja de acordo com a opinião emitida. Ao menos, dê a oportunidade de seus Colaboradores sentirem que podem participar das decisões e atividades da empresa;

– SE CONCORDAR, AGRADEÇA O COMENTÁRIO; SE NÃO, POSICIONE-SE: na grande maioria das vezes as pessoas só querem ser ouvidas, pouco importando se suas sugestões serão realizadas ou não. Agradeça o interesse que o Colaborador teve em participar da construção do sucesso da empresa. Se a sugestão não couber para o momento, explique as razões, e agradeça da mesma forma;

– SEJA GENTIL SEMPRE, com todos ao seu redor. Isso não significa que você terá que omitir sua opinião, ou que tenha que deixar de tomar as decisões que você deve tomar diariamente- tudo pode ser dito, só depende de como é dito para que o Clima em sua empresa seja sempre agradável e harmônico;

– LEMBRE-SE DO MUITO OBRIGADO E DO ELOGIO- elogiar não “estraga” as pessoas, o que as desanima é a falta de metas e desafios. Quando alguém faz algo digno de elogio, elogie; se o caso for de uma correção de curso, faça-o. Além disso, sempre agradeça pelo esforço e dedicação que as pessoas colocam na empresa, SEMPRE!

Tudo isso parece um pouco óbvio, certo? Pois então analise e observe se esses itens fazem parte de sua conduta a partir de agora, e desafie-se a fazer um placar de quantas vezes você teve sucesso nessas ações, e em quantas poderia ter feito um pouco melhor… Bom trabalho!

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