Artigos

Diferença entre recrutamento e seleção de pessoal

Os termos de recrutamento e seleção de pessoal são muito comuns para quem trabalha com recursos humanos (RH) e gestão de talentos humanos, mas sabe qual é a diferença? Ambos são partes importantes do processo seletivo e devem ser considerados na contratação de profissionais capacitados, eficientes e motivados para atuar na organização.

O processo seletivo é responsável por identificar os candidatos que melhor se adaptam às necessidades de uma determinada vaga. Para tanto, são analisados ​​não só currículos, conhecimentos técnicos e projetos previamente realizados, mas também personalidade, capacidade de trabalhar em equipe e outros critérios que fazem de um profissional a pessoa ideal para atuar na empresa.

Embora complementares, esses dois conceitos são muito diferentes e importantes no espectro de recursos humanos. Vamos entender o que cada um significa?

Nova call to action

O que é recrutamento?

O recrutamento é a segunda parte de um processo seletivo, sendo que a primeira é a identificação das necessidades da vaga em conjunto com o gestor da equipe.

Durante o recrutamento, são atraídos candidatos interessados ​​em ocupar cargo na empresa para que, posteriormente, sejam escolhidos os mais indicados para dar continuidade ao processo seletivo.

Para a atração, algumas técnicas são aplicadas na divulgação da vaga no mercado de trabalho, para receber os currículos dos profissionais. A Internet é uma ferramenta poderosa nesta fase, pois é possível divulgar a vaga em diversas plataformas, tais como:

– Banco de dados de talentos, páginas de empregos e curriculum vitae (Catho, InfoJobs, Computrabajo, etc).

– Páginas da web da universidade.

– Portais dos sindicatos de trabalhadores da área.

– Redes sociais.

– LinkedIn e muitas mais opções.

Os candidatos que se enquadrarem no perfil da vaga e atenderem aos requisitos têm a oportunidade de enviar o currículo para classificação pela área de recursos humanos. Por este motivo, lembre-se sempre de explicar não apenas os requisitos para atuar na empresa, mas também o e-mail e telefone para contato caso haja alguma dúvida antes do processo.

Agora que você sabe o que é recrutamento, vamos entender o próximo estágio do processo de seleção.

Qual é a seleção de talentos humanos?

A seleção do talento humano ocorre logo após o recrutamento. Esta é a etapa de análise dos currículos recebidos e identificação dos candidatos mais indicados para o preenchimento da vaga.

Essa é a parte fundamental para definir o profissional escolhido. Utilizando diversas técnicas de recursos humanos, é necessário analisar o perfil de cada um dos aprovados na seleção para verificar a compatibilidade do candidato com os pré-requisitos definidos em conjunto entre o RH e o gestor de vagas.

Em geral, várias etapas são realizadas durante a seleção de pessoal, sendo as mais comuns:

Contato por telefone para confirmação de interesse: Nesta fase, você tem a oportunidade de conhecer melhor o candidato, confirmar a disponibilidade para o processo seletivo e confirmar os dados explícitos no currículo.

Aplicação de testes online: Com o auxílio de um software de recrutamento e seleção, você pode realizar testes de personalidade, conhecimentos básicos, gerais e técnicos necessários para atuar no cargo, proficiência no idioma e muito mais.

Dinâmica de grupo: Esta modalidade permite verificar a capacidade dos candidatos de atuarem em equipe, suas competências relacionadas à comunicação e ter uma visão mais sistêmica dos stakeholders.

Entrevista com o profissional de RH: Esta etapa é o primeiro contato face a face com os candidatos e permite que você pergunte tudo o que você precisa saber para conhecê-los melhor, identificando pontos fortes e pontos a serem melhorados.

Entrevista com o gestor da vaga: Como o gestor é o responsável pelo desempenho do candidato de acordo com os demais integrantes da equipe, é fundamental que ele conheça os candidatos envolvidos e tenha a palavra final sobre quem será escolhido. E finalmente:

Recrutamento: O recrutamento é a fase final da seleção de pessoal e consiste na obtenção de dados e preenchimento dos documentos necessários para que o candidato escolhido comece a exercer as suas funções na empresa.

Como você pode ver, a seleção de pessoas é um processo essencial para sua empresa, independente da área de atuação.

Agora que você conhece os dois conceitos, voltamos à questão:

Qual é a diferença entre recrutamento e recrutamento?

Os dois conceitos estão interligados e constituem o processo de seleção de novos talentos. Primeiramente, é feito o recrutamento para atrair candidatos interessados ​​em trabalhar na organização e, em seguida, são aplicadas técnicas de seleção de pessoal para fazer a análise qualitativa dos candidatos e, consequentemente, contratar o profissional ideal.

Entender a diferença entre esses dois conceitos permite desenvolver técnicas específicas para cada um, melhorando a qualidade do processo seletivo em geral. Lembre-se que este é o primeiro passo para a construção de um quadro de colaboradores motivados, que realmente vestem a camisa da empresa e trabalham em prol de todas as metas traçadas pela gestão.

Para tanto, é preciso lembrar que muitos outros critérios devem ser considerados, além do currículo impecável. Adequação organizacional é um conceito que ocupa cada vez mais espaço no RH, pois se refere à capacidade de um candidato se identificar com os valores da empresa.

Ao final, se o profissional não se enxergar na missão, visão e valores da organização, as chances de ele ser desmotivado rapidamente são muito maiores.

5 1 vote
Article Rating

Por: FELIPE NUNES

Executivo Sênior , Especialista em Novos negócios, Recrutamento & Seleção e Terceirização de mão de obra temporária e efetiva, Operação de RH, RH estratégico, Indicadores, Política, Rotinas, Projetos, Análise comportamental, Endomarketing, Employer branding. Sempre exercendo atividades com resultados de alta performance. Especialista em Negociações B2B, Implantação de nova unidades de negócios, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Planejamento, aumento de Market Share em grandes empresas nacionais e multinacionais. Certificações internacionais em PMI, PMP, Análise Comportamental, Marketing Direto, Recursos Humanos e Change Management. Carreira desenvolvida em grandes empresas dos mais diversos segmentos, atuando como Business Partner. Responsável pelo gerenciamento de projetos de alta complexidade em ambientes em constante evolução, inclusive de naturezas diferentes. Resiliente, perfil hands on, nexialista por resultados, focado em resultados de alta performance, acompanhamento, fidelização e auditoria de projetos. Expertise em abertura de filiais em estados diferentes, definição e análise de KPI´s, implantação de métricas operacionais, negociação com clientes, acompanhamento de projetos, gestão remota, acompanhamento de resultados, direcionamento, alinhamento estratégico, treinamentos e desenvolvimento com foco em change management da atuação de cada colaborador. Sou um agente de mudança dinâmico, motivado e composto, com uma paixão robusta por alcançar o inatingível, utilizando comunicação, análise e colaboração. Apaixonado por Gestão e desenvolvimento de pessoas, acompanhamento e direcionamento estratégico. Altamente qualificado em coaching, mentorias, treinamentos, networking estratégico, criação de planos de ação, resolução de conflitos e liderança de pessoas multiculturais de alto desempenho na criação, organização e execução de resultados inovadores, auspiciosos e de alta performance. Prospero em desafios, gerenciamento de tempo, liderança servidora e detalhes em ambientes competitivos e me destaco na entrega de resultados excepcionais, enquanto recalibro as percepções das pessoas para elevar o nível de forma eficiente. Amplo conhecimento em análise, implantação e gestão dos mais diversos KPI´s, stakeholders, processos de benchmarking, dimensionamento de layout, criação de estratégias operacionais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments