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Diminua Custos De Forma Inteligente E Aumente A Competitividade

Passo a passo para crescer na crise (parte 2):

Na primeira parte (ver primeira parte) desenhamos o cenário para a empresa no mercado, listamos nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, analisamos os cruzamentos swot, assim como criamos o plano de ação para aproveitar as oportunidade e eliminar as ameaças. Com base nisso tudo, chegou a hora de priorizar nossas ações e eliminar desperdícios financeiros (custos).

Para isso com base no plano de ação que surgiu após a análise swot, vamos ver dentro da empresa o que ainda é relevante para sua competitividade e o que não devemos mais fazer para poder aproveitar as oportunidades da maneira mais barata possível. É fundamental eliminar custos para aumentar os recursos financeiros, pois só assim conseguiremos colocarmos nosso plano de ação em prática.

11 passos para diminuir custos com base no planejamento, de forma inteligente e aumentar a competitividade:

Faça uma reunião com os líderes: Uma reunião que pode ajudar neste processo é ver com cada líder de departamento, como otimizar os processos e diminuir custos. De voz para eles participarem, você vai precisar e muito da ajuda de todos nesta etapa de redução de custos. É fundamental também comunicar os colaboradores das novas decisões e justifique o porque de cada redução, trabalhe com dados e números, isso aumentará o empenho de cada um.

Gastos estratégicos e não estratégicos: O importante aqui é definir o quanto a empresa dispõem para gastar com ações que não fazem parte do plano de ação. Estipular um teto pode ajudar neste processo. Você precisa de todos os recursos possíveis para aproveitar as oportunidades, elimine o que não estiver de acordo com o novo plano estratégico. Uma ferramenta que pode ajudar é criar um orçamento “base zero”, que se divide em 3 níveis:

> Primeiro: Custos fundamentais para a empresa existir;

> Segundo: Custos que garantem a competitividade perante a concorrência;

> Terceiro: Custos supérfluos.

Comece a eliminar os supérfluos e depois veja em relação a competitividade qual ainda faz parte do seu posicionamento e planejamento estratégico.

Centralizar um responsável para controlar os gastos não estratégicos, vai diminuir o número de surpresas com gastos desnecessários, já que agora precisa de autorização e alguém responde por isso no final do mês.

Controle de estoque: Se você não utiliza um software aconselho começar a pesquisar um que te ajude neste processo, pois tempo também é dinheiro e os softwares otimizam este processo. Manter o estoque em um nível mais baixo também é muito importante, faça vários pedidos menores, negocie prazos e busque descontos. Muito cuidado com a validade dos produtos e também com os desperdícios.

Horas extras e o tempo de cada processo: Faça uma análise do tempo médio que cada processo da sua empresa necessita em média para ser executado com qualidade. Após esta análise busque ferramentas e treinamentos que possam ajudar a diminuir este tempo.

Tempo de reunião também devem ser analisados. Lembre-se tudo que for feito em um tempo maior que o necessário já impactou no custo de energia e isso já diminuiu a competitividade da empresa.

Tenha um controle mais preciso das horas extras, somente permita que elas ocorram se for de extrema importância e se o custo da horas compensar financeiramente. Você já calculou qual o custo por hora de cada departamento ou de cada colaborador? Faça isso.

Gastos com energia: O custo de produção de eletricidade no país vem aumentando principalmente desde o final de 2012, com a queda acentuada no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Só neste ano a previsão é de um aumento de 43,4% no custo da energia. Portanto é fundamental usar o ar condicionado de forma inteligente, analisar maquinários e ver a viabilidade de troca por mais modernos e econômicos, utilize luz natura ao invés da luz elétrica. Em relação a gasolina, exija que seu time de vendas tenha um plano de visitas (já agendadas para evitar que tenha que voltar outra hora) com um roteiro que economize na quilometragem. O mesmo vale para a logística de entrega dos produtos para os clientes.

Crie indicadores e desafios: Elabore uma premiação (pode ser simbólica, pode ser cursos, etc) para quem conseguir inovar em algum processo e consiga desenvolver a mesma coisa em um período de tempo menor ou com menos recursos. Isso motiva as equipes, aumenta o engajamento e favorece a inovação.

Fidelize os clientes: O custo de aquisição de novos clientes está cada vez mais alto, portanto pense em planos de fidelização, com parcerias e se possível até mesmo descontos. Manter um cliente hoje em dia sai muito mais barato do que buscar novos.

Aumente o ticket por venda: Criar combos, vendas casadas e estratégias no PDV para vendas por impulso, estas estratégias são fundamentais para aumentar o ticket média de cada venda. Treinamentos com a equipe de vendas também são bem vindos.

Fornecedores: Busque parcerias e se possível crie uma concorrência entre eles, isso lhe dará mais poder nas negociações, lembre-se que para ele também está mais caro conquistar novos clientes.

Busque novos canais: Inovar em canais mais baratos é um super passo para crescer, busque estes novos canais com base nas oportunidades que foram listadas na análise swot. Além de ajudar a aumentar sua participação no mercado, também podem reduzir custos e até mesmo modificar seu modelo de negócio para um modelo mais enxuto e lucrativo. Uma venda online por exemplo pode representar mais lucro do que uma venda feita em um ponto de venda.

Reunião com seu contador: Veja com seu contador se o regime tributário que você está enquadrado é o ideal e mais econômico para você. As vezes mudar o regime tributário pode significar diminuir os impostos da empresa.

Após a realização destes passos, e outros que você venha a achar necessário na sua empresa, nunca esqueça de refazer seu modelo de negócio. Definir uma equipe para buscar oportunidades de inovação no modelo de negócio também pode aumentar sua competitividade.

Fonte: Site Coblue http://goo.gl/7oqeiJ

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