Artigos

Discutindo A Educação

Discutir sobre educação é complexo e promissor ao mesmo tempo no que diz respeito a sua fertilidade de nós na condição de professores e educadores discorremos sobre este tema em especial no que cita aqui o texto sobre o conceito de “andragogia” e a “pedagogia” naturalmente no que se refere a sua etimologia e sua relevância para a Educação a Distância EAD na modernidade sobre esta nova forma de se vivenciar o conhecimento, sobre um novo olhar contemporânea, moderno de nova geração de um comportamento especial, a chamada nova geração digital, do conhecimento virtual, da celeridade da informação rápida, objetiva e célere.
A priore portanto faz-se necessário discorrer fundamentando o que o texto nos apresenta que “ O termo andragogia, que de origem grega, é antigo e remonta da época de Platão (séc. IV a.C) que já fazia uso deste termo pela sua preocupação com a educação de adultos. Andro, significa adulto, e agein, é guiar ou conduzir”.. Portanto esta seara do pensar a educação faz parte de um legado de discussões e debates como o que cita o próprio texto na década de 1960 onde a andragogia ressurgiu como “a arte e a ciência de ajudar o adulto a aprender”. O aprendizado faz parte de uma construção de um ser em formação, de um indivíduo detentor de um conhecimento a priore inacabado. Com isto pode-se afirmar que a pedagogia na sua etimologia segundo o dicionário Aurélio significa s.f. Teoria da educação e da instrução; estudo dos ideais da educação segundo determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los.
Enquanto a andragogia que na sua origem traduz no ensino e formação do aprendizado do conhecimento do indivíduo adulto a pedagogia tem em seu bojo algo maior de formação deste conhecimento não só no que diz respeito a apropriação do conhecimento mas também mergulha sobre um amplitude maior de um desenho de uma educação mais ampla de teoria, de princípios teóricos, de correntes majoritária e minoritárias de pensar a educação.
Com esta inovação tecnológica e interdisciplinariedade do conhecimento e com a celeridade da informação e formação diante da busca do conhecimento, a relação entre professor e aluno via on line tende a ser cada vez mais dinâmica, receptiva, produtiva e disciplinar, pois esta nova cultura que tende a ser expandir cada vez mais vem de certo modo facilitar a busca deste conhecimento.Com isto podemos dizer a relação do professor tutor, da formação de professores, alunos, da comunhão entre docentes e discentes não mais se limita ao tradicionalismo da sala de aula. Portanto muito mais rico e dinâmico, relação esta que também se presentifica no mundo digital, da informação virtual.
Prof. Júlio di Paula

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of