Artigos

Confira os dois tipos de recrutamento e seleção

dois tipos de recrutamento

Existem dois tipos de recrutamento e seleção: o externo e o interno. O recrutamento externo é aberto aos candidatos de fora da organização; já o recrutamento interno é executado dentro da empresa.

Mas como e quando aplicar o recrutamento externo e o recrutamento interno? O processo de recrutamento externo é aberto quando há necessidade de buscar um perfil de candidato que não está disponível dentro da organização.

Nova call to action

É preciso identificar a descrição do cargo e suas funções para dar abertura ao processo externo de recrutamento e seleção. Após essa etapa, é hora de divulgar a vaga e fazer a triagem de currículos conforme as necessidades das habilidades técnicas e específicas da vaga a ser preenchida.

O próximo passo é agendar e realizar as entrevistas coletivas e individuais e prosseguir para a fase da finalização e encerramento do processo seletivo. Além disso, também há o feedback e devolutivas de resultados entre a organização e os candidatos aprovados e reprovados.

O recrutamento interno geralmente acontece quando a organização abre processo seletivo para uma vaga e dá a oportunidade de candidatura primeiramente aos seus colaboradores; o processo de recrutamento e seleção interno é aberto logo após a identificação de descrições e funções da vaga a ser preenchida.

Feito isso, é divulgada para toda a empresa e ofertada a vaga para o colaborador identificado através de entrevistas coletivas ou individuais, a depender da necessidade. Terminadas as entrevistas é o momento de finalizar o processo seletivo interno com feedback e devolutivas de resultados aos candidatos aprovados e reprovados, assim como para diretoria e gestores da organização.

Geralmente, após a finalização do recrutamento externo é hora de fazer a integração ou onboarding do novo colaborador, mas este assunto será falado aqui em um outro momento.

Se você gostou deste artigo sobre os dois tipos de recrutamento e seleção, aproveite para conferir como promover o recrutamento humanizado nos processos seletivos!

*Por Tatiana Souza

Consultoria Avançar RH.

5 3 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
IANNE GONCALVES SILVA VIEIRA
IANNE GONCALVES SILVA VIEIRA
1 mês atrás

Muito bom!

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal(@erika-machado)
27 dias atrás

Que bom que você gostou, Ianne.
Muito obrigada pelo feedback. 💜
Não deixe de conferir outros artigos sobre recrutamento e seleção neste link.