Artigos

Driblando a quarentena com happy hour virtual

Comemorações via ferramentas de videoconferência se tornaram alternativas para manter o espírito de equipe e tornar o dia a dia dos colaboradores mais descontraído

Em tempos de quarentena, desenvolver novas atividades em casa ajuda a passar o tempo e espantar a ansiedade. Muitas empresas atenderam à recomendação e adotaram o regime de home office. No entanto, o distanciamento social pode ser algo psicologicamente pesado para muitas pessoas, principalmente quando associado a uma pandemia que nos faz abdicar do direito de ir e vir para respeitar e preservar o próximo.

Diante dessa nova realidade, ferramentas de videoconferência se tornaram alternativas viáveis para que empresas consigam promover inciativas diferenciadas de confraternização durante a quarentena, como é o caso da NetSecurity, empresa especializada em serviços gerenciados de Segurança da Informação. Apelidado de Happy Hour Virtual, a companhia reuniu seus colaboradores na última semana de março para algumas horas de descontração sem sair de casa.

Nova call to action

Segundo a gerente de Recursos Humanos da companhia, Bianca Rufatto, foi um momento importante para manter o espírito de equipe. “Esses encontros já são uma prática comum entre os funcionários da NetSecurity, seja para comemorar aniversários ou outros eventos. E em razão da nova rotina estabelecida, decidimos manter a prática no mundo virtual já que a tecnologia permite, e aproveitar o momento para engajar o time e trocar experiências a fim de tentar extrair o melhor nessa fase de isolamento social”, explica Rufatto.

O encontro aconteceu na última sexta-feira do mês de março e reuniu cerca de 26 colaboradores da empresa, que foram convidados a levarem suas bebidas e petiscos favoritos para a frente do computador e ativar suas câmeras. A dinâmica teve início às 18h e foi responsável por quebrar o clima de distanciamento, com direito a muita diversão e playlists musicais durante as três horas de duração do evento online. “Apesar de ser a nossa primeira tentativa, nós recebemos um feedback muito positivo de todos e já estamos cogitando realizar outras edições. Naquele dia, eu mesmo fui dormir mais contente – realmente tivemos a sensação de terminar aquela semana com a mente mais leve”, comenta Eduardo Castro, analista de Recursos Humanos da NetSecurity.

Para Carlos Barbosa, líder técnico da empresa, o encontro virtual se apresentou como uma resolução muito benéfica para equilibrar a rotina do trabalho remoto. “Quando recebemos o convite, fui um dos primeiros a confirmar a participação. Já estou na empresa há oito anos e sempre tive essa sinergia muito boa com os meus colegas de trabalho. Ter essa oportunidade, durante esse período de pandemia, foi importante para conseguirmos reproduzir aquele ambiente familiar do escritório em nossas casas e tornar essa experiência menos solitária”, relata.

Já para o analista de compras, Ícaro de Almeida, o encontro ajudou a reforçar a ideia que mesmo estando isolados, ninguém da equipe precisava se sentir sozinho. “Especialmente para mim, que faço muita questão de manter o contato pessoal, foi muito importante. Essa iniciativa acabou mostrando uma empresa mais humanizada que se empenha em encontrar maneiras de manter a união de seus colaboradores, mesmo em um período difícil como esse. Foi possível manter a interação com aquelas pessoas que eu estava acostumado a ver todos os dias”, declara o analista.

Sobre a NetSecurity

Fundada em 1999, a NetSecurity é uma empresa especializada em Segurança da Informação. A marca atua com Serviços Gerenciados (MSS), Security Operations Center (SOC), Suporte Especializado e na comercialização de produtos dos melhores fabricantes do mercado que possuem foco na proteção de ambientes de TI e ações preventivas contra novas ameaçadas. Com projetos entregues em mais de 15 países, a NetSecurity possui escritórios no Brasil e nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.netsecurity.com.br

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Rafaela Santana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rafaela Santana
Visitante
Rafaela Santana

Olá,
Gostaria de organizar um HH virtual com o diretor com perguntas dos colaboradores. Gostaria de disponibilizar alguma ferramenta de perguntas anônimas para quem n estiver com coragem de fazer. Sabem de alguma?
Vamos usar a plataforma zoom.