Artigos

Filhos no Currículo cria ebook gratuito com dicas para pais e mães conciliarem filhos e home office

A consultoria Filhos no Currículo, especializada em tornar as empresas ambientes inspiradores para profissionais com filhos, acaba de lançar um e-book gratuito para auxiliar as pessoas que estão passando pelo desafio do isolamento com filhos em casa. No material, o facilitador gráfico Fernando Siniscalchi da @mosaicofluidodesenhando foi convidado a reproduzir cenas cotidianas que pais e mães enfrentam neste isolamento combinado com trabalho remoto.

A pedagoga especializada em parentalidade e cofundadora da consultoria, Camila Antunes, explica que o objetivo do material é dividir com a sociedade reflexões, dicas, aprendizados e dar o suporte necessário para que os pais possam continuar crescendo profissionalmente e criando vínculos fortes com os filhos. “O home office chegou de forma abrupta para muitos de nós. Como se não bastasse, veio com muitos novos elementos. Nós acreditamos que filhos são potência na nossa vida profissional e, com eles, desenvolvemos diversas novas habilidades. Levamos a pauta da parentalidade como potência dentro das empresas. Contribuímos com empresas para que se tornem melhores lugares para profissionais com filhos trabalharem e se desenvolverem. E, como agora a melhor atitude é ficar em casa, queremos contribuir para que as pessoas possam passar por esse período da melhor maneira possível, adaptando seus hábitos e suas rotinas e tirando proveito da proximidade que o ambiente caseiro pode oferecer”, diz Camila.

Segundo Michelle Terni, cofundadora da Filhos no Currículo, esta pandemia convidou as organizações (de forma nada gentil) a repensarem os seus modelos de trabalho com mais flexibilidade. “Recebemos diversos relatos de pais e mães que estão se reconectando com seus filhos e redescobrindo formas de convívio estreito. Este caminho, felizmente, não tem volta. Quando tudo isso acabar, flexibilidade e trabalho remoto serão condições então validadas para grande parte de profissionais antes sem acesso ao benefício”, acredita Michelle.

Nova call to action

A iniciativa faz parte de um projeto maior de oferecer grupos contínuos de acolhimento dentro das organizações. Segundo Camila, “mais do que ferramentas de produtividade, os colaboradores querem um espaço seguro para que se sintam acolhidos, pertencidos e valorizados. Grupos virtuais e a formação de um sistema de apadrinhamento entre os próprios colaboradores são boas alternativas que ajudamos as empresas a implementarem de maneira sustentável”, complementa. “Nossos eventos online dentro das empresas trazem sugestões, caminhos, estratégias para ajudar colaboradores e gestores a encontrarem formas possíveis de conciliar filhos, carreira, home office, empatia, produtividade, novas habilidades, desafios e aprendizados. Nossa intenção é humanizar e potencializar as relações e, por isso, convidamos as empresas a inovarem sua maneira de trabalhar”, destaca. Confira algumas dicas apresentadas no e-book:

  1. Estabeleça uma nova rotina para esses dias e estruture os momentos do dia: acordar, refeições, hora de dormir.
  1. Defina os responsáveis para as tarefas domésticas: o guardião do aspirador de pó, o cozinheiro do dia, a limpeza e a arrumação dos quartos.
  1. Convoque todos para uma “reunião” alinhando as entregas do dia.
  1. Comunique-se com seu gestor e equipe. Estabeleça confiança e um canal de comunicação aberto.
  1. Divida seu tempo de trabalho com momentos de concentração e de conexão com as crianças. A técnica Pomodoro é uma ferramenta que pode ajudar nesse momento. Ligue um timer de 25 minutos para trabalho e depois conecte-se com as crianças por 15 minutos.
  1. Crie códigos não verbais para que as crianças entendam os momentos em que você não pode falar.
  1. Faça uma agenda de trabalho com horários alternativos, se possível. Acorde mais cedo que as crianças ou retome o trabalho no final do dia.
  1. Respire fundo e agradeça as pequenas coisas do seu dia.

Para ter acesso gratuito ao e-book cadastre-se em http://bit.ly/FILHOSNOHOMEOFFICE. E se quiser compartilhar como está sendo a experiência de home office com filhos, a empresa está com uma breve pesquisa online sobre o tema. Participe!

Sobre a Filhos no Currículo
A Filhos no Currículo é uma consultoria de transformação cultural para tornar as empresas melhores lugares para profissionais com filhos trabalharem e se desenvolverem e ocuparem posições de liderança. Existimos para provar que filho é potência na vida profissional de pais e mães e convidamos empresas a repensarem as suas relações de trabalho e desconstruírem vieses para que se tornem um lugar inspirador onde pessoas queiram entrar, estar e construir uma carreira. Para profissionais, oferecemos um “cinturão de utilidades” com ferramentas de desenvolvimento pessoal, enquanto pais e profissionais.Acreditamos que é possível construir uma relação de vínculo e presença com os filhos sem desconstruir uma carreira. Empresas como Tozzini Freire, Pepsico, Danone, PwC, B3, Roche, Glassdoor, Easynvest e Mulheres do Mercado estão entre os nossos principais clientes e parceiros.Site | Instagram | LinkedIn

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of