Artigos

O papel do Líder na eficácia da comunicação

comunicação

A comunicação faz parte da vida de todas as pessoas no dia a dia de trabalho. Conseguir transmitir ideias, argumentar, negociar e convencer são habilidades muito desejadas no mundo corporativo.

Por mais simples que possa parecer, afinal, estamos nos comunicando o tempo todo, é uma competência que vai além de simplesmente transmitir uma mensagem. É preciso garantir uma comunicação realmente eficaz.

Nova call to action

Quando assistimos vídeos do Augusto Cury, Liamar Fernandes, Jamil Albuquerque, Cleiva Coelho, ou Aurea Regina de Sá, em apresentações, é nítido como eles se comunicam com excelência.

Por mais que algumas pessoas tenham uma facilidade natural nesse âmbito, se trata de uma habilidade que pode ser desenvolvida. Aliás, mais do que nunca precisa ser desenvolvida, pois boa parte dos conflitos na rotina de trabalho são causados por falhas e ruídos na comunicação.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte apontou que os funcionários das empresas no Brasil estão mais insatisfeitos com a comunicação interna no ambiente de trabalho do que com os próprios salários. Por volta de 80% dos entrevistados afirmaram falta de informações sobre as atividades da organização.

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre a importância da comunicação eficaz, tenho certeza de que após conferir estes dados já entendeu que é importante continuar aprendendo sobre o assunto, não é mesmo? Então vem comigo!

Consequências negativas da comunicação ineficaz

São muitos os problemas que surgem quando a comunicação falha no ambiente de trabalho. As consequências podem ser bem severas para o dia a dia dos colaboradores e os resultados da organização. Alguns dos principais efeitos negativos são:

  • maior número de conflitos;
  • insatisfação e desmotivação;
  • redução do índice de produtividade;
  • maior número de turnover e absenteísmo;
  • dificuldade para disseminar mensagens importantes;
  • falhas nas tomadas de decisões e execução de projetos;
  • aumento de custos devido aos maiores erros cometidos.

modelos de feedback

Afinal, como desenvolver uma comunicação eficaz?

Acredito que todo ser humano tem um potencial enorme dentro de si. Por mais que a comunicação eficaz seja um enorme desafio para muita gente, é possível desenvolvê-la. Para isso, cada um deve, de acordo com as suas singularidades, encontrar os melhores meios para aprimorar esta habilidade. Confira algumas dicas que podem guiar este processo:

1. Tudo começa com autoconhecimento

Ter clareza sobre os seus pontos de vulnerabilidade, crenças limitantes e conseguir reconhecer e dominar as suas emoções é essencial para se comunicar com excelência. Ao saber como você funciona e está se sentindo, pode ter certeza de que será mais fácil transmitir ideias e dialogar com as pessoas de maneira confiante e persuasiva.

2. O óbvio deve ser dito

Lembre-se de que o óbvio para você não é para o outro. Ao se comunicar, nunca parta da ideia de que o receptor da mensagem tem as mesmas referências e conhecimentos que você.

3. É preciso fazer perguntas

O bom comunicador não deve apenas dar as respostas e falar sem dar espaço para o outro. Também é fundamental fazer perguntas e escutar o que a pessoa tem a dizer.

4. Não se pode justificar a sua comunicação com “o seu jeito de ser”

É comum alguns líderes utilizarem esse tipo de desculpa para continuarem se comunicando sem nenhuma eficiência. O seu jeito de ser não pode ser justificativa para grosserias, falta de escuta ativa e outros problemas nas transmissão de uma mensagem.

Quer desenvolver uma comunicação eficaz no trabalho com recursos visuais? Então aproveite nosso artigo com várias dicas práticas para aumentar a confiança e a produtividade na sua empresa. 

5. Conhecer a audiência é fundamental

Todo comunicador eficaz conhece muito bem o seu público: as suas motivações, valores, limitações e crenças. Dessa forma, é capaz de utilizar os argumentos, dados e referências mais apropriados para o momento.

6. Etiquetas corporativas devem ser seguidas

Um ótimo exemplo são os grupos de WhatsApp corporativos. Quando os colaboradores têm um celular da empresa, devem seguir as boas práticas para garantir uma comunicação eficiente por meio deste canal. Tirar a confirmação de leitura, por exemplo, pode acabar gerando vários problemas dentro de um time.

7. Como você tem se comunicado?

Nem todo mundo tem consciência de como algo aparentemente simples, como a comunicação, pode afetar de diferentes formas relações de trabalho e projetos corporativos. Esse trabalho de reflexão sobre a maneira como nos comunicamos é um dos conceitos da abordagem da comunicação não violenta, também conhecida como CNV, que nasce do estado da compaixão.

No livro “Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, o psicólogo norte-americano, Marshall B, Rosenberg defende que qualquer um pode desenvolver a CNV se conseguir colocar em prática a empatia.

Segundo o autor, a comunicação não violenta visa transformar o processo usual da comunicação em algo mais profundo, que é estruturado a partir de quatro perguntas:

  • O que eu observo?
  • Qual sentimento isso causa em mim?
  • Qual é a minha necessidade?
  • O que eu espero que o outro faça para que a minha necessidade seja suprida?

Ouvir, refletir, estudar, treinar e trocar experiências é o melhor caminho para aprimorar a sua comunicação e torná-la muito mais eficaz. Gostou do artigo e quer saber como organizar equipes de alta performance com o 9Box Cultural da Sólides? Agende uma demonstração gratuita com um especialista

Banner para conhecer a plataforma completa da Sólides - comunicação

0 0 votes
Article Rating

Por: TANIA MARTINS DE MIRANDA

Worklover apaixonada por Pessoas, Autodesenvolvimento, e Recursos Humanos. Consultora há mais de 15 anos, atuando em todo o Brasil e no exterior.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH