logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Coaching > Torne sua vida uma embarcação rumo a uma jornada de sucesso

Sumário

Torne sua vida uma embarcação rumo a uma jornada de sucesso

Muito se tem falado em sucesso e muitos são aqueles que se frustram quando leem sobre essa temática. O motivo da frustração decorre do fato de que tendemos a nos espelhar naquilo que a grande mídia define como sucesso, quando na verdade precisamos procurar identificar o que é sucesso para cada um de nós, individualmente.

sucesso

Muito se tem falado em sucesso, e muitos são aqueles que se frustram quando leem sobre essa temática. O motivo da frustração decorre do fato de que tendemos a nos espelhar naquilo que a grande mídia define como sucesso, quando na verdade precisamos procurar identificar o que é sucesso para cada um de nós, individualmente.

A palavra sucesso tem sua origem no termo latim successus, que quer dizer avanço, seguimento, resultado propício. Logo, em lugar de se guiar pela grande mídia, questione-se:

  • Qual o caminho que eu quero seguir?
  • Em que eu quero e preciso avançar?
  • Quais resultados desejo alcançar?

Perceba que o olhar é para si e não para o outro. E que esses questionamentos básicos devem nortear tanto sua vida pessoal quanto profissional, entendendo que seguir a definição de sucesso do outro é navegar em uma mar desconhecido, sem a certeza de possuir as ferramentas necessárias a essa navegação.

Quando encontramos com clareza a resposta para essas perguntas e outras mais que apresentarei mais à frente, fica claro que não há grandes mistérios para se ter uma vida de sucesso, seja no âmbito pessoal ou profissional. A base para ambos os focos é a mesma, saber quem você é, o que você quer, preparar-se para a jornada, cuidar da manutenção da embarcação, tomar nas mãos o mapa da sua vida, se posicionar diante do leme e mover-se em direção ao objetivo.

Nossa vida muito se assemelha a um barco ou a um avião. Esses dois meios de transporte, para se manterem na rota, dependem de um instrumento indispensável, o leme. Sem a presença desse equipamento na sua estrutura, barco e avião não terão autorização para iniciar viagem.

Sem ele funcionando adequadamente, ficam à deriva e não chegam a lugar algum, visto que a função do leme é conduzir ou manter a embarcação na direção desejada.

Outra semelhança que pude identificar é que, para que a rota trilhada por essas embarcações seja considerada de sucesso, faz-se necessária a presença de outros itens que lhes são essenciais, que são a definição clara do destino final, um mapa detalhado da rota a ser percorrida, um condutor preparado para conduzir a embarcação, combustível suficiente para alimentar o motor e a embarcação em condições adequadas para suportar as pressões da viagem.

Seja na vida pessoal ou profissional, se queremos iniciar uma viagem de sucesso, semelhante às embarcações, não podemos deixar de lado nenhum dos itens citados anteriormente. Não deveríamos nos permitir iniciar a jornada sem analisar se o leme esta fazendo parte de nossa estrutura de vida e se ele está funcionando adequadamente.

Mas o que viria a ser o nosso leme? Nosso leme é a nossa missão/propósito de vida, aquilo para que existimos. O propósito tem a função de nos conduzir, de nos manter na direção, independentemente das circunstâncias que nos cercam. James Champy e Nitin Nohria em O limite da ambição vão dizer que “pessoas que alcançam alturas excepcionais podem diferir umas das outras, mas uma coisa que todas elas podem compartilhar é o claro objetivo nascido de um propósito que reúne seus talentos, aponta seus objetivos e os dirige para a direção correta”.

Sem um propósito, vivemos à deriva, nos lançamos nas mais diversas direções e ficamos com aquela sensação de que o sucesso não é para nós. Sem um propósito, nossos objetivos não terão razão de ser e nossos talentos serão mal aproveitados. Toda a nossa energia será usada em vão. John Stanko afirma que, se não sabemos qual é nosso propósito, vivemos uma vida de insegurança, visto que nosso propósito nos mantêm focados em nossos objetivos, mesmo em momentos bons e ruins.

Vilela da Mata vai dizer que o propósito tem o poder de atrair a pessoa para a vida. Por isso, lhe pergunto:

Qual é o seu propósito como pessoa e como profissional?
Você já o tem definido?
Se não, sabe como construí-lo?
Se não sabe, segue uma pequena dica que vai lhe ajudar a identificá-lo.

Reserve alguns minutos de seu tempo, vá para um local reservado onde você possa se concentrar para refletir e responda com franqueza às perguntas a seguir, de acordo com as etapas estabelecidas.

Primeira etapa

  • Quais são seus maiores talentos?
  • Quais as principais características que melhor lhe definem?
  • Quais os comportamentos que você normalmente tem e que evidenciam seus talentos e suas características?
  • Quais são os principais objetivos pessoais e profissionais que você deseja atingir?
  • Qual é sua meta financeira para daqui a cinco anos?

Segunda etapa

Elabore sua Missão/propósito de vida.

Exemplo:

Minha missão/propósito é: SER……….(talentos/características), POR MEIO DE ………..(Comportamentos) PARA CONQUISTAR……………… (Objetivos gerais e financeiros).

Se você respondeu às questões acima, tem agora seu propósito em mãos. Mas como saber se ele funcionará adequadamente? Não sei se você percebeu, mas o propósito/leme é composto por quem você é, ou seja, ele representa a sua essência, seus comportamentos e seus sonhos, aquilo que lhe fará se sentir realizado.

Logo, se você se conhece, o propósito descrito estará lhe representando na íntegra, bastando agora que suas ações estejam alinhadas com ele e que você o use para seguir na direção correta. Contudo, conforme falado anteriormente, não basta o leme para que a embarcação, que é sua vida, realize uma viagem de sucesso.

Existem outros itens indispensáveis, e não podemos nos esquecer deles. Por isso, vamos analisá-los um a um.

1. Definição clara do destino final

Sem a definição clara de onde você quer chegar, sua vida será um barco à deriva, visto que o leme não terá um alvo específico para focar. Você pode estar se perguntando: “mas não fiz isso quando, ao descrever o propósito, apontei meus objetivos?”. Os objetivos descritos no propósito são objetivos gerais. Aqui você precisa definir um objetivo específico, focal. Precisa definir com clareza sua visão de futuro, de modo que ela seja SMART, acrônimo que quer dizer:

  • Específico (Specific): deve ser formulado de forma específica, precisa e clara;
  • Mensurável (Measurable): deve ser definido de forma a poder ser medido e analisado;
  • Atingível (Attainable): o objetivo deve ser alcançável;
  • Realista (Realistic): não pode estar além do que lhe seja possível alcançar;
  • Temporizável (Time-bound): delimitação do tempo para alcançá-lo.

É necessário que esse objetivo expresse com precisão sua concepção do que é sucesso, pois, do contrário, você chegará lá, mas o sentimento de realização não o acompanhará.

2. Mapa detalhado da rota a ser percorrida

Nessa jornada, você estará se deslocando de um ponto A para um ponto B, tendo como fator limitador o tempo. Logo precisará saber qual o caminho a ser percorrido e mapeá-lo, destacando os pontos críticos que encontrará no percurso e se preparar para enfrentá-los. Cada etapa e o tempo a ser dispendido para percorrê-la deverão ser definidos, e o avanço sobre ela acompanhado de modo a ir anotando cada avanço ou retrocesso em seu diário de bordo, especificando cada fator que contribuiu para cada situação.

3. Condutor preparado para conduzir a embarcação

Não há como você ter sucesso, seja em sua vida pessoal ou profissional, se não estiver preparado para conduzi-la. Se ficar esperando apenas bons tempos, condições que exijam de você um esforço mínimo a bordo, nunca vai conseguir zarpar.

Suas musculaturas, intelectual e emocional, precisarão estar bem exercitadas para suportar as mudanças repentinas das condições do tempo, visto que a qualquer momento uma grande tempestade poderá assolar e sacudir sua embarcação para todos os lados. Nessas situações o que você fará? Vai se permitir perder o controle? Fugirá da rota traçada e buscará uma mais fácil?

Com certeza o condutor bem preparado responderá com um sonoro não a essas duas últimas perguntas. Seus valores o aportarão na tomada de decisão, fazendo com que cada escolha o aproxime mais de seu destino final, não permitindo que crenças limitantes o impeçam de prosseguir.

O condutor preparado terá o conhecimento necessário para conduzir a embarcação, sabendo exatamente o que, como e quando fazer para que ela se mantenha na rota e na velocidade adequada. Suas competências, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes estarão alinhados com as exigências da tarefa a ser realizada. Ele sabe quem é e porque está ali. Conhece-se, percebe-se, gerencia suas emoções, mantém-se confiante e motivado, recompensando-se por cada etapa percorrida.

4. Combustível suficiente para alimentar o motor

O que nos move à ação é a motivação que temos para fazer algo. Sem a dose adequada de motivação, interrompemos nossa jornada, deixando de lado a rota outrora traçada. Estar motivado é ter um motivo pelo qual viver, um objetivo maior que nos atraia a entrar em movimento.

Por isso, se o propósito e a visão que desenhou no início de sua jornada não representarem com precisão quem você é e o que você quer, com certeza não terá combustível suficiente para ir até o final. Estar motivado é essencial para sua permanência na rota, mas cuidado para não confundir motivação com doses de adrenalina, pois essa última não lhe dará condições para suportar o ritmo.

5. Embarcação em condições adequadas para suportar pressões da viagem

Tem pessoas que veem sua vida sucumbir e acham que isso aconteceu de repente. Olham sua vida pessoal desmoronar, sua carreira despencar morro abaixo e ficam se perguntando: Como isso aconteceu? Como não percebi? Nossa, foi de repente, nem tive tempo de reagir!

Entendamos, nada acontece de repente. Nós é que não percebemos os sinais que vão sendo dados ao longo do percurso.

Nosso corpo compõe a estrutura da embarcação da vida, por isso precisamos cuidar dele fazendo manutenções regulares, vistorias pontuais para que identifiquemos os ajustes a serem feitos, seja na parte física ou psicológica.

Perda de produtividade, impaciência com as pessoas que nos cercam, cansaço constante, falta de ânimo, má administração do tempo, vontade de ficar em casa ou de mergulhar cada vez mais no trabalho, são sinais de que a embarcação precisa de ajustes e de que, se eles não forem feitos a tempo, ela não suportará a pressão da viagem e ruirá. E, junto com ela, toda a sua expectativa de sucesso, fazendo com que ele seja retardado mais do que o necessário ou até mesmo jamais venha a ser alcançado.

Como pudemos ver, não há grandes mistérios para ter uma vida de sucesso, seja no âmbito pessoal ou profissional. A base para ambos os focos é a mesma: saber quem você é, o que você quer, preparar-se para a jornada, cuidar da manutenção da embarcação, tomar nas mãos o mapa da sua vida, posicionar-se diante do leme, mover-se em direção ao objetivo e desfrutar da visão da conquista.

Contudo, é importante salientar que, mesmo não havendo mistérios para uma vida de sucesso, nem todo mundo consegue definir com clareza os pontos abordados nesse artigo. Por isso, oriento você a buscar o apoio de um coach de confiança e credibilidade no mercado, para que, através das ferramentas certas, possa ajudá-lo nessa jornada.

Com a assessoria de um personal coach, você poderá produzir resultados mais satisfatórios, utilizando técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente que permitem o desenvolvimento de foco, planejamento, ação e melhoria contínua no planejamento de sua vida pessoal e profissional.

material para coaching

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Gestora em RH, especialista em Psicologia Organizacional. Coach Pela Sociedade Brasileira de Coaching. Analista de Perfil comportamental com formação em DISC pela Solides e em CIS Assessment pela Febracis. Ministrante do Decifre e Influencie Pessoas certificada pela Febracis. Com mais de 10 anos de atuação com desenvolvimento humano e organizacional em empresas de pequeno, médio e grande porte do ramo da indústria, comércio e serviços. Professora universitária desde 2014, atuando em cursos de graduação e pós-graduação ministrando disciplinas voltadas para os subsistemas de RH, liderança e Desenvolvimento Organizacional. Coautora do Livro Mapa da Vida -Você na rota do sucesso pessoal e profissional com ferramentas de mentoring e Coaching. Consultora na área de Gestão de Pessoas desde janeiro de 2019.
Assine a nossa Newsletter