Artigos

3 hábitos para aumentar a empatia no trabalho 

empatia no trabalho

Por Maryana com Y, palestrante da Inteligência HUMORcional, Palestrante, TEDx Speaker, Autora do Destrave sua Vida, Coautora do Best Seller Soft Skills 

Quando falamos em hábitos, quero dizer daqueles que não precisamos desprender energia para pensar e fazer, precisamos treinar para que a empatia no trabalho entre para essa lista, que não haja pensamento e só flua no nosso dia a dia. Vou te contar nesse texto aqui como podemos fazer isso de maneira simples e sem grandes planejadores ou ferramentas complexas, você só vai precisar de você mesmo.

Nova call to action

Para que algo se torne um hábito é fundamental que haja repetição diária até que nosso cérebro entenda que aquilo faz parte da natureza, então cada etapa aqui descrita sobre empatia no trabalho, deve ser repetida diariamente para ser implementada em nosso cérebro. Neste texto de Stanford, podemos nos aprofundar sobre essa prática. Acompanhe!

Agora que você já sabe sobre a repetição, vamos falar sobre a empatia, a palavra surge do termo grego “empatheia”, ou seja em+patheia (pathos/paixão). É a capacidade psicológica de sentir a outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela”, explica o psicólogo do Lubienska, Gustavo Vasconcelos.

Durante muito tempo ouvimos: “Faça pelo outro o que você gostaria que fizesse por você”. Será que essa frase reflete bem a empatia no trabalho?

Como analisamos os resultados, atividades de outros departamentos com o mesmo amor que olhamos para o nosso?

Começamos a destacar que cada indivíduo é único e tem seus próprios valores e sua maneira de ver o mundo, como posso desejar o mesmo que desejaria para mim, sendo que sou um outro indivíduo com necessidades, valores diferentes? 

Então o primeiro hábito para aumentar a empatia no trabalho é a ESCUTA ATIVA. A escuta ativa te colocará em rapport a com a pessoa que está comunicando, para ativar essa habilidade, treine ouvir a fala da pessoa do início ao fim, sem interrupções, sem trazer sua opinião antes que ela termine o raciocínio. A escuta ativa, é estar por inteiro e se interessar genuinamente pelo que o outro está transmitindo. 

Segundo a Pesquisa Businessolver, 90% dos profissionais admitem que ter empatia no trabalho potencializa a produtividade e trabalho em equipe. Assim o segundo hábito que trago para potencializar sua empatia é o ELOGIO VOLUNTÁRIO.

Estamos em dias nos quais as reclamações são regra e elogios exceção, precisamos tornar o elogio algo natural na equipe, desde de pequenas atividades até grandes resultados, devemos agradecer e elogiar nossa equipe. 

Não poderia deixar de trazer um hábito, super comum no nosso dia a dia aqui na HUMORLAB, visto que somos uma escola de bom humor, não poderia deixar de pontuar a importância de ter o hábito de SORRIR SEMPRE que possível.

Sempre que couber ser gentil, sorria! Sorria para cumprimentar as pessoas, sorria para entrar nas reuniões, faça do sorriso o seu superpoder da empatia no trabalho. 

Vale lembrar que todas essas habilidades começam por você, muitas vezes culpamos o ambiente, com frases do tipo: “ah mas aqui ninguém faz isso”, “sempre que eu faço, faço sozinho” “nem adianta fazer essas coisas com a minha equipe”. E acabamos esperando que o meio mude para que haja uma mudança interna nossa!

Faça diferente, onde não houver empatia, seja o primeiro. Desbrave, dê o primeiro passo para que outras pessoas lhe usam como exemplo e assim consigamos exercer esses três passos simples:

  1. Ativar a escuta ativa;
  2. Elogiar e agradecer sempre que couber;
  3. Sorria mais vezes ao dia.

Para todas essas tarefas acima, não há grande esforço envolvido, a não ser sua consciência de trazer bem-estar para você e para o seu time, então dê o play na sua parte, pois a empatia no trabalho é como um músculo, quando não utilizada atrofia, é preciso praticar diariamente com dedicação e amorosidade.

Agora que você viu os benefícios da empatia no trabalho, que tal conferir a fonte da motivação no trabalho? Acesse nosso artigo exclusivo!

5 3 votes
Article Rating

Por: Maryana com Y

Precursora da Inteligência HUMORcional, Maryana com Y é palestrante TEDx speaker com quase 300 mil pessoas impactadas com experiências no Brasil e no exterior. Coautora do Best Seller Softskills e o autoral Destrave sua vida, é apaixonada por ativar o brilho nos olhos das pessoas por meio do bom humor. Incansável na busca de novos conhecimentos, resolveu se aprofundar no tema felicidade. É Chief Happiness Officer pela Happiness Bussiness School Portugal, especializou-se em inteligência emocional, com os cursos Action for Happiness, cujo patrono é o Dalai Lama e o Search Inside Yourself do Google, no Vale do Silício, Estados Unidos. Pos graduada em Neurociências pela PUC-RS.Combinou suas experiências, incluindo 8 anos com trabalhos na Disney para intensificar o poder do sorriso em elevar a sensação de bem-estar e libertar do estresse do dia a dia. Assim fundou a Humorlab, uma consultoria que atendeu mais de 400 empresas com palestras e treinamentos para liderança, entre elas Ifood, Nubank, Loft, Totvs, Tim, Unilever, Patria Investimentos, SAP, Oracle entre outras.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH