Artigos

Qual é a relação entre Employee Experience e Processo Demissional (Offboarding)?

employee experience

As experiências vividas ao longo da nossa trajetória pessoal e profissional, sejam elas boas ou ruins, vão marcando a nossa memória. Você já trabalhou em uma empresa que lhe marcou muito? Que tipo de experiência lhe marcou mais? Geralmente aquelas situações mais fortes nos impactam mais. Employee experience é a soma das experiências de um colaborador com a organização, desde a atração de um candidato potencial, até o fim do vínculo de trabalho com a empresa.

O RH passou a enxergar a experiência do colaborador interno de forma mais estratégica, buscando compreender como as pessoas se sentem no trabalho, o que pode melhorar e, mais amplamente, de que forma isso pode contribuir para o aumento da satisfação dos colaboradores e do sucesso organizacional.

Nova call to action

Diversas pesquisas apontam que a implementação de ações focadas na experiência do colaborador promovem maior engajamento e produtividade; aumento na atração e retenção de talentos; melhoria na motivação e qualidade de vida; fortalecimento da cultura, da imagem da empresa e melhoria no clima organizacional.

Muitas das ações de fortalecimento e promoção da uma experiência positiva para as pessoas devem estar alicerçadas no desenvolvimento contínuo do colaborador, onde as pessoas consigam enxergar perspectivas, com ciclos contínuos de crescimento/promoção e gerenciamento de carreira. As pessoas querem se sentir bem no trabalho e precisam vivenciar que a organização presta o melhor suporte para o seu desenvolvimento, até mesmo em uma situação de demissão.

Quando a empresa consegue proporcionar uma boa experiência aos colaboradores, desde a atração de talentos até o fim do ciclo de trabalho, a mensagem que fica para todos os envolvidos (colaboradores, clientes, fornecedores, mercado, entre outros) é muito forte e positiva, pois ressalta a preocupação da organização com as pessoas.

Nesse sentido, o processo demissional ou offboarding é essencial para finalizar a jornada do colaborador com empatia e de uma forma mais humanizada. O fortalecimento das conexões entre empresa e colaborador devem ser um processo contínuo. Justamente por isso que o offboarding é uma etapa importante de conclusão da jornada e, quando bem realizado, pode trazer muitos benefícios para ambos os lados.

Fonte: https://www.curriculopro.online/blog

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH