logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
O que é ser um empreendedor?

Sumário

Home > Artigos > Carreira e Negócios > O que é ser um empreendedor?

O que é ser um empreendedor?

Gustavo Medeiros dá orientações de como melhorar o seu negócio e crescer a sua empresa….

Gustavo Medeiros dá orientações de como melhorar o seu negócio e crescer a sua empresa.

O desejo de todo empreendedor é ver seu negócio crescer e mais do que isso se expandir. Mas será que uma coisa tem a ver com a outra? As duas estão diretamente ligadas? Mais ainda, será que são a mesma coisa? A resposta foi dada pelo especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros.

Segundo ele, a resposta da última pergunta é não. Crescimento, também conforme ele, é totalmente diferente de expansão. Para que fique mais claro, Gustavo explica inicialmente que o crescimento é criar estratégias para o aumento do faturamento. “Já a expansão é criar estratégias de como escalar o seu negócio com mais velocidade”, pontuou.

“Mas aí vêm algumas perguntas provocativas: hoje o seu negócio já é reaplicável? Ou seja, o quão ele depende de você? Será que se você colocasse uma outra pessoa na sua função ele continuaria gerando receita como com você? Digo isso porque não adianta expandir sem ter qualidade. Porque depois você pode acabar tendo vários negócios, mas sem resultados”, emendou.

Segundo o mentor, o que acontece muito atualmente é que existem empresários que querem partir para a expansão, ou seja, colocam uma, duas, três, quatro e até cinco lojas dividindo sua energia e acabam entrando num ciclo que não é o mais positivo. Por isso, Gustavo reforça que o primordial é saber o quanto seu negócio está, como dito antes, replicável.

“Uma sugestão que eu dou, pegando até um pouco do marketing digital, é criar um MVP (Mínimo Produto Viável). Se você está pensando em expandir seu negócio, coloque a primeira unidade e tente rapidamente ter o segundo, para que você mapeie como esse ‘filho’ está reagindo e quanto de sua energia ele está consumindo. O que precisa ser feito para que os pilares principais não sejam negligenciados. O fato é que, voltando ao reaplicável, se você já possui ao seu lado alguém dando resultado, organicamente o seu negócio começa a expandir. Porque o Brasil está sedento por investir. Muitos querem investir. Entretanto, o principal negócio tem que estar estruturado para ser a matrix, a mãe que vai gerar outros”, disse ele.

“Então o segredo para transpor a barreira da expansão é ter consciência do quão replicável seu negócio é”, diz.

Empreendedor: pontos cruciais para melhorar o negócio e a marca

De acordo com Gustavo Medeiros, as empresas precisam ficar atentas, buscar entender e ter alguns pilares para o obter o crescimento e resultado esperado.

São três pontos chaves para o crescimento da empresa. “O primeiro fator é ter uma prospecção extremamente ativa e agressiva. O que seria isso? É necessário ter clientes que mantêm relações comerciais (compra/venda) firmes ou que precisam dos serviços que a sua empresa oferece”, explica o mentor.

Para ele, o ideal é manter bom relacionamento de confiança e de credibilidade com o cliente, dessa forma, a empresa ou marca poderá crescer no mercado. “Também precisam de campanhas de marketing rodando e ter pessoas que captam essa prospecção ativa dentro e fora da organização”, observa.

O segundo e o terceiro aspectos envolvem o time comercial da empresa. “O essencial é utilizar ferramentas e estratégias, como sistemas, que facilitam os processos e também oferecer treinamentos para dar suporte para a equipe.”

Campanhas e conexão com pessoas

É de grande importância para uma empresa obter credibilidade e confiança dos clientes e ter ótimo crescimento no mercado. De acordo com Gustavo, em todo processo de crescimento é necessário atender os três pilares e dar atenção a eles, mas também cuidar da parte de marketing e de e-commerce. “As empresas precisam ter excelentes campanhas direcionadas para gerar demandas e engajamento com os clientes”, explica.

Uma das estratégias de campanhas e de marketing é o alinhamento de pessoas e estarem bem preparadas. “Precisa-se de roteiros bem desenhados e planejados para potencializar a conexão da empresa com o cliente/consumidor. Dessa forma, fazer a empresa crescer cada vez mais.”

Com esses fatores, mais CRM – (Customer Relationship Management), utilização do sistema (ferramentas) e a cultura de resultados são os passos para melhorar os negócios e crescer a empresa. É o que Gustavo Medeiros orienta e conclui sobre o assunto.

A cultura de resultados deve estar impregnada na organização ou na marca. O que é? É um modelo de gestão empresarial em que aborda tomada de decisões, se baseia em dados, pesquisas de mercado, da concorrência e da persona/do público, cria metas e objetivos para serem traçados e atingidos.

sólides gestão

Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestão de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

banner lateral dinâmicas de rh