logo svg rh portal
Home > Artigos > Empreendedorismo e inclusão social: a trajetória pioneira da Avulta

Empreendedorismo e inclusão social: a trajetória pioneira da Avulta

Criada e liderada por mulheres, Emmanuelle Fernandes e Patrícia Cardoso criaram a ANA, primeira ferramenta…

empreendedorismo e inclusão social

Criada e liderada por mulheres, Emmanuelle Fernandes e Patrícia Cardoso criaram a ANA, primeira ferramenta científica para contratação de PcD no mercado 

Com formação em psicologia e atuação no setor de RH de empresas multinacionais por mais de 15 anos, Emmanuelle Fernandes se tornou pioneira na contratação inclusiva de profissionais no Brasil, junto de sua sócia e cofundadora da startup, Patrícia Cardoso, especialista em capacitação e acessibilidade inclusiva. Entenda agora a relação do empreendedorismo e inclusão social.

Além de criarem o primeiro teste de seleção acessível para pessoas com deficiência (PcD) do país, as empreendedoras são uma das poucas mulheres na liderança de uma startup no Brasil. As jovens comandam o projeto ANA – Avaliação Neuropsicológica Avulta – primeira ferramenta científica no mercado que utiliza tecnologia de ponta para selecionar candidatos com algum grau de deficiência.

O game, principal produto da empresa, leva em conta o conjunto único de habilidades cognitivas dos indivíduos e a melhor forma de fazê-los contribuir com uma empresa, em vagas estratégicas. Unindo o DNA de empreendedorismo com o ímpeto por igualdade, Emmanuelle e Patrícia revolucionaram o método de contratação de PcD. 

A pesquisa para criação da metodologia surgiu através da experiência da CEO da startup, Emmanuelle, que atuou como recrutadora em diferentes empresas, e como pesquisadora e psicóloga cognitiva, e percebeu que há uma forma de fazer com que as diferenças sejam compreendidas e utilizadas para levar o mundo a um novo patamar evolutivo.

Por meio da investigação de habilidades cognitivas em prol da produtividade, ela derrubou a barreira do preconceito que a palavra “deficiência” traz em si. Dessa maneira, aprofundou o conhecimento sobre as distinções e os talentos para que as melhores capacidades sejam aproveitadas, tanto pela empresa quanto pelo colaborador.

A carreira empreendedora de Emmanuelle começou aos 29 anos, quando fundou sua primeira empresa. A Excepcional Consultoria já carregava o conceito de inclusão, focando na contratação de pessoas com deficiência intelectual, e oferecia planos e projetos para organizações que buscavam se adequar. 

Banner artigo_Curso-Divulgação de vagas e atração de talentos

Entretanto, um dos grandes desafios enfrentados pelas empreendedoras é que a maioria das organizações com mais de cem funcionários contrata pessoas com deficiência apenas para cumprimento da lei, ou então paga multa por não encontrar colaboradores que preencham os critérios exigidos em determinado cargo.

Os indivíduos contratados são mal avaliados e, muitas vezes, ocupam posições que não aproveitam a totalidade da sua capacidade e experiência. A Avulta surgiu com o objetivo de levar mais inclusão às companhias e oportunidades às pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo é alocar cada uma na posição que melhor utilize todas suas habilidades, proporcionando crescimento do empreendedorismo e inclusão social.

Hoje, as empreendedoras se juntaram a FHE Ventures, uma Venture Builder focada em saúde e educação, e conseguiu elevar a Avulta a outro patamar, unindo a execução e gestão da tecnologia em convergência com a metodologia científica no negócio. 

Com investimentos em gestão, inovação e conexão com o mercado, Emmanuelle e Patrícia transformaram o mapeamento cognitivo com foco em seleção profissional de pessoas com deficiência em uma realidade ao alcance do mercado, contribuindo para a contratação desse público, democratizando a categoria ESG e tornando reais os conceitos de acessibilidade e inclusão.

O crescimento da empresa, que já é de 30% ao mês, foi reconhecido recentemente no ranking 100 Startups to Watch, como uma das referências no setor de RH.

“Considero as pessoas minhas maiores conquistas. Sinto muito orgulho e confiança ao ver profissionais tão capacitados e indivíduos de valores admiráveis acreditarem e trabalharem pelo negócio. Hoje, somos contratados pela maior empresa de RH da América Latina para utilização da ANA em outros três idiomas, além da língua de sinais respectiva, o que nos faz perceber que a importância do que fazemos impacta também outras partes do mundo”, afirma a CEO. 

Agora que você já sabe como o empreendedorismo e inclusão social pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa, que tal conferir nosso calendário e antecipe suas ações de endomarketing para 2023.

calendário rh e dp

Sobre a FHE

A FHE Ventures é uma corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. Com foco na ampliação e a criação de novas atividades, ferramentas ou processos diferenciados que possam resolver as dores do mercado de saúde e serem incorporadas às Instituições de toda a rede FHE (Fundação Educacional Lucas Machado), transformando a educação na área da saúde e, consequentemente, o bem-estar das pessoas.

Pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, multinacional que leva a inovação como base de ação, com sede em Belo Horizonte (MG), é pioneira no ramo de Venture Building na América Latina e está presente também nos Estados Unidos, na Europa e no México. 

banner lateral dinâmicas de rh