Artigos

A crise econômica e a empregabilidade no Brasil

empregabilidade

Tenho observado em vários canais o discurso de pessoas manifestando seu alto grau de desespero frente à crise que nosso país enfrenta com consequente reflexo na empregabilidade no Brasil.

O que gostaria de expor para essas pessoas é que em tempos de crise devemos ter atitudes mais equilibradas e não expor a vulnerabilidade de forma ampliada como tem se visto em redes sociais.

Nova call to action

Vejo pedidos de emprego sustentados pela necessidade que têm… Bem, todos precisam de trabalho para se manter. Porém, as empresas não contratam pessoas apenas por que essas precisam…

É compreensível que no afã de se recolocar no mercado o profissional se disponibilize para trabalhar em diversas áreas. Entretanto, é importante manter um foco de acordo com sua experiência e que seu currículo reflita de forma clara seu conhecimento e vivência na função.

Outro ponto que quero abordar além da falta de objetividade por parte de alguns candidatos, é a falta de iniciativa, pois alguns acreditam que o tão chamado “networking” resume-se a pedir para alguém lhe arrumar um emprego.

Ledo engano, pois a rede de relacionamentos deve ser algo contínuo e de mão dupla; ou seja, não só esperar algo, mas oferecer alguma ajuda também. Existem vários grupos interessantes que divulgam vagas e proporcionam debates, troca de ideias e seriam canais importantes para esses profissionais em busca de recolocação interagir.

Um erro que ocorre com alguns profissionais é apenas buscar contato com sua rede de relacionamentos quando se está fora do mercado. Como disse, há que fazer a devida manutenção contínua. Quando se consegue isto se torna uma pessoa lembrada, alguém que contribui, auxilia e colabora sempre que pode.

Acaba-se se imprimindo uma marca positiva perante seu grupo e numa situação de necessidade de recolocação no mercado terá maiores possibilidades, já que não estará sozinho. É assim que as coisas acontecem naturalmente.

Outra oportunidade importante é manter-se atualizado participando de eventos, cursos e palestras (muitos deles gratuitos) que, além de agregar conhecimento, abre espaço para ampliar a rede de relacionamentos.

Gostou de entender mais sobre a empregabilidade no Brasil e já quer saber como pode colocar em prática os seus conhecimentos depois de ler? Então, confira como montar um perfil profissional no LinkedIn para conseguir um emprego. Boa sorte!

Eliane N Viana
Psicóloga e Consultora

 

dia da consciência negra

0 0 votes
Article Rating

Por: Eliane Viana

Profissional com mais de 30 anos de vivência profissional, com oportunidades de atuação em diversas áreas desempenhando papéis de liderança, sendo a maior parte nas áreas de Recursos Humanos, traço meu perfil como generalista. Docente pelo SENAC nos cursos de RH, Técnicas de Liderança, Gestão de Negócios. Consultora pela RH Nova Visão Social desde 2003, tenho atuado em projetos de grande importância e agregando ótima bagagem para ofertar aos clientes um trabalho fundamentalmente dedicado e com o mais alto nível de assertividade. Coach de Carreira, desenvolvo programa totalmente personalizado de acordo com a demanda de cada cliente.

Newsletter

Receba notícias do RHPortal por email

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments