Artigos

Endocomunicação: O grande diferencial entre as empresas.

Dentro das empresas existe um fluxo constante de informações que as vezes acabam chegando de uma maneira escassa ou até mesmo não sendo recebidas pelos devidos receptores da mensagem.
Fato que ocorre quando o emissor não averigua quais os meios de comunicação mais eficazes para específicos públicos nas quais eles desejam informar.
Essa comunicação interna às vezes chamada de endocomunicação são estudos estratégicos adotados pelas empresas para fluir com mais clareza os processos de relação interpessoal em suas formas vertical(do gestor para seus subordinados) e horizontal ( entre subordinados).Causando um maior desenvolvimento da imagem da empresa perante seus funcionários.
Esses colaboradores são a peça fundamental da engrenagem das organizações empresariais.Mesmo com tanto apelo de marketing,aparatos tecnológicos e estratégias comerciais,a valorização do recurso humano da empresa ainda é o grande diferencial de mercado.
A imagem que o funcionário possui da empresa torna-se como base da imagem externa da empresa. Eles são as primeiras pessoas da empresa que entram diretamente em contato com os clientes.
Se esse funcionário está insatisfeito com quaisquer que seja o motivo junto à empresa torna-se completamente visível para os clientes que existe algo ruim naquela organização.
No entanto um funcionário motivado com certeza veste a camisa da empresa e desenvolve as suas atribuições de maneira efetiva.
Após os comentários acima podemos verificar que o foco da comunicação interna está diretamente ligado as relações interpessoais porém devemos salientar que essa iniciativa não cabe somente aos gestores ou também a departamentos específicos.
Com tantas barreiras comunicativas de hierarquia, aspectos culturais e afetividade, a comunicação interna deverá partir de uma iniciativa de todos a buscar melhorias nas relações interpessoais.Com isso a empresa irá desenvolver-se como um todo em sua homogeneidade.

Paulo Thiago Costa Tavares,Bacharel em Turismo e Estudante do curso de Administração da Universidade Potiguar.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of