Artigos

Eneagrama: Uma Metodologia Para O Desenvolvimento De Competências

O empresário/ executivo deve conhecer bem a si mesmo e seus subordinados, porque a estruturação de uma boa equipe é condição indispensável para o sucesso de qualquer organização.

O Eneagrama se trata de um método de desenvolvimento comportamental do ser humano, tanto em termos pessoais, profissionais e organizacionais, para superação dos próprios limites; utilizado por diversas empresas.

Este método representa um antigo sistema de aperfeiçoamento psicológico, sendo um poderoso e inspirador recurso que existe para potencializar a nossa capacidade de interação com o próximo.

O sistema do Eneagrama contém conhecimentos profundos sobre os diferentes modos de pensar, sentir e agir das pessoas. Esta técnica pressupõe que existem nas pessoas 9 diferentes tipos de personalidade, que representam diferentes visões de mundo, com suas respectivas formas de atuação. Assim, este sistema nos mostra de maneira clara os 9 tipos padronizados da personalidade humana – e como dentro de uma delas nos encaixamos.

Utilizando acertadamente o eneagrama podemos expandir ou despertar potencialidades, em nós mesmos e nas pessoas próximas, estejam elas na família, no grupo de amigos, ou nos ambientes profissionais.

Ao conhecer nosso tipo individual de personalidade, descobrimos um caminho objetivo de autoconhecimento e de crescimento interno. Encontramos um mapa dinâmico que dá a possibilidade de superação das nossas limitações. Assim, podemos romper com velhos hábitos e desenvolver potenciais internos que estão apenas latentes.

Conhecer todos os 9 tipos de personalidade significa adquirir novas habilidades e competências para negociar, selecionar pessoal, delegar tarefas, administrar conflitos interpessoais no trabalho e até para melhorar relacionamentos afetivos ou familiares.

O Eneagrama se tornou um dos sistemas de autoconhecimento dos mais objetivos e poderosos da atualidade e, por esta razão, está sendo aplicado nos negócios em mais de 30 países, inclusive no Brasil. A razão é simples: as relações comerciais, as negociações, as equipes de trabalho, a tomada de decisões e, enfim, todas as atividades empresariais, implicam na necessidade de um “clima” adequado para inter-relações assertivas.

O eneagrama é largamente ensinado as universidades americanas e europeias, em especial na formação de futuros executivos.

Em resumo, sempre o ser humano teve uma inata curiosidade em ter respostas a perguntas como: “Você se conhece? Identifica os comportamentos que o prejudicam? Sabe quais os seus pontos fortes?”. Tais questões ajudam a cada um de nós entendermos o sentido de nossa existência, auxiliando-nos em estabelecer os nossos reais objetivos, quer sejam pessoais ou profissionais.

Sobre o Autor: Marcelo Souza é diretor do IBCEN – Instituto Brasileiro de Capacitação em Negócios, Administrador e Consultor Empresarial, renomado profissional em Cursos de Gestão de Pessoas para o desenvolvimento das Competências Profissionais. Facilitador de Cursos em renomadas instituições, como PUC Minas, Faculdade SENAC , Faculdades Inforium Promove.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marcos Freitas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcos Freitas
Visitante
Marcos Freitas

Certo não falou nada de Eneagrama