Artigos

Enfrentando Gigantes

Quem não pensa em progredir na vida pessoal e na carreira? Em ser mais proativo, ter resultados positivos em um futuro promissor e de sucesso?

Sabemos que diariamente enfrentamos “Gigantes em nossa vida” tal como a batalha travada entre “Davi e Golias”! Mas o que de fato acontece quando gente comum enfrenta gigantes?

Este tema é retratado por Malcolm Gladwell com grande propriedade e entusiasmo em seu livro: Davi e Golias – A Arte de Enfrentar Gigantes, citado na lista de livros mais vendidos do THE NEW YORK TIMES.

Nova call to action

Gladwell nos leva a reflexões no mínimo intrigantes quando narra a história de pessoas comuns, desconhecidas e outras famosas – que enfrentaram desafios na vida pessoal e na carreira sendo levadas a sair da zona de conforto e reagir diante de um cenário não favorável!

Desta forma, o referido autor explora duas grandes ideias que quero compartilhar com você neste texto:

Grande parte do que consideramos valioso em nosso mundo surge de conflitos e situações de desequilíbrio que nos leva a reagir e produz grandiosidade e beleza.
Sistematicamente nos equivocamos ao fazer a leitura de que estes conflitos apresentam verdadeiros “Gigantes”, pois podem não ser o que julgamos.

De fato, é a nossa rotina diária que muitas vezes nos puxa para baixo – vamos trabalhar, ficamos 8 a 12 horas no escritório, voltamos para casa exaustos com a sensação de que o tempo não foi suficiente e esquecemos de um importante detalhe: a vida pessoal é a extensão de nossa vida profissional.

Gladwell chama nossa atenção para o fato de que estes “Gigantes” presentes em nossa vida apresentam qualidades que parecem fortalecê-los quando na verdade, são muitas vezes, fontes de grandes fraquezas.

Um exemplo clássico é o confronto épico entre Davi e Golias 3 mil anos atrás no Vale de Elá. Será que Golias tinha tantas chances contra Davi? Como apenas uma pedra em uma funda foi capaz de derrotar o Gigante? Será que a grande vantagem competitiva de Davi consistiu não em sua coragem em enfrentar alguém bem mais forte do que ele, mas em saber explorar uma arma pela qual uma pessoa fraca poderia obter a vantagem e tornar-se mais forte?

Estamos diante de uma fascinante situação verídica, onde algo improvável acontece, a vitória de Davi sobre Golias e nesta mensagem gostaria de chamar a sua atenção para algumas lições que podemos aprender com este grande homem que obteve uma das mais fascinantes conquistas de todos os tempos, afinal todos nós muitas vezes na nossa trajetória de vida nos deparamos com grandes problemas (ou seja, surgem diversos Golias no nosso caminho) e precisamos saber como derruba-los.

Davi era considerado um underdog – um azarão ou alguém em desvantagem, que todos esperam que venha a ser derrotado com facilidade. Ao que parece na história Davi foi capaz de criar oportunidades, instruir e esclarecer, tornando possível o que normalmente seria impossível.

Quais são as suas melhores oportunidades na vida e nos negócios? Você de fato consegue reconhecê-los e transformá-los em uma verdadeira fonte de vantagem competitiva?

Através do processo de Coaching é possível trabalharmos organização, foco, tomada de decisões identificação de valores, crenças fortalecedoras e sabotadores que interferem no crescimento pessoal e profissional. Entretanto, o mais importante deste processo é o autoconhecimento que permite ao Coachee (cliente), uma melhor compreensão das potencialidades e caminhos a seguir. Creio que Davi descobriu uma verdadeira fonte de vantagem competitiva naquela época aliado a sua fé. E você? O que faria se estivesse no lugar de Davi?

Em um período de grandes mudanças, como o atual, uma das habilidades mais importantes de se ter é a imaginação. É o que nos capacita a inventar novos modelos de negócio, criar marcas diferenciadas, transformar problemas em oportunidades. Desta forma, compreender como podemos obter uma versão melhor de nós mesmos e prover resultados positivos de forma a alavancar nossa vida e carreira é talvez a chave para uma nova caminhada de sonhar uma meta-habilidade para o futuro!

Esta é uma caminhada que em parceria com o Coaching de vida e/ou carreira pode ressignificar a descoberta de valores e o seu perfil, priorizando a unicidade de cada um. Uma vez conhecida, estimula crescimento e promove mudanças, revelando potenciais e maximizando desempenhos. Na vida sempre cabe mais!


Por Samanta Soto

Fonte: Adaptado de Gladwell, Malcom – Davi e Golias, 2013.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments