Artigos

Como aumentar o engajamento no trabalho em 5 passos

engajamento no trabalho

Engajamento no trabalho é fundamental para termos bons resultados e uma produtividade saudável na equipe, precisamos estar alinhados e ouvir os colaboradores para alcançarmos juntos um melhor desempenho para a organização.

Mas para que os colaboradores se desenvolvam melhor e desempenhem o seu maior potencial, precisamos unir alguns ingredientes, que vão além de mera motivação, que é passageira, o engajamento no trabalho vem da proatividade, comprometimento, paixão e transparência na comunicação.

Nova call to action

Um estudo recente realizado pela Harvard Business Review Analytic Services em associação com a Quantum Workplace descobriu que 81% dos líderes empresariais concordam fortemente que funcionários altamente engajados têm melhor desempenho e são mais produtivos.

Colaboradores altamente engajados, tem opiniões muito favoráveis sobre sua ocupação, o que transborda para outros colaboradores e pessoas fora da empresa também, e o engajamento no trabalho é uma profunda conexão de missão do colaborador com a missão da organização.

E não para por aí, de acordo com uma pesquisa Gallup de 2017, os empregadores que tinham os funcionários mais engajados também tiveram vendas 20% maiores, produtividade 17% maior e lucratividade 21% maior. Por isso é preciso olhar para como potencializar essa cultura genuinamente positiva, para que todos se orgulhem dos resultados alcançados.

Mas como despertar essa consciência de missão individual e conectar com a missão da organização, separamos 5 passos para potencializar o engajamento do trabalho dos seus colaboradores. Confira!

1. Senso de propósito

A missão da organização está clara para todos? Como foi ou é comunicação do porquê a organização existe e pra onde ela está indo? Se o objetivo comum não está claro, podemos ter áreas remando para lugares diferentes, o que faria um barco afundar. 

2. Incentive a autonomia

Dê o poder de decisões e resoluções de problemas, pois ninguém se sente à vontade com micro gerenciamentos.

3. Mensure

Faça pesquisas de clima, incentive a troca de líderes e liderados, abra um canal de escuta ativa, que seja a cada trimestre pelo menos pois mensurar uma vez por ano, pode esfriar o engajamento no trabalho.

4. Promova relações positivas

Incentive conversas, trocas de assuntos que vão além de trabalho, pois quando conhecemos as histórias das pessoas que trabalham com a gente, tendemos a nos importar mais com todos.

5. Invista em capacitação

Os líderes precisam estar sempre a frente de capacitações principalmente relacionadas a soft skills, líderes que amparam tendem a ter equipe mais comprometidas por perto.

E o engajamento no trabalho não pode ter data para acabar, deve ser revisado e continuamente adaptado às novas realidades, para assim obter resultados como menor rotatividade, melhor trabalho em equipe, maior produtividade e claro clientes mais satisfeitos. Coloque importância nesses temas e verá que esse movimento compensa e promove a inovação.

Enfim, agora você já sabe como aumentar o engajamento no trabalho e a sua importância nas organizações. Com ele, a tendência é que surjam outras técnicas que valorizam ainda mais a sensação de pertencimento do funcionário na empresa. 

Agora, é importante incluir e desenvolver o Employer Branding na rotina de trabalho. Confira como transformar a sua empresa em um lugar que todos desejam trabalhar e tenham orgulho de fazer parte. Baixe o e-book e aprenda como gerar ainda mais resultados.

employer branding

0 0 votes
Article Rating

Por: Mary com Y

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH