logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Clima Organizacional > Entenda o que é Fit Cultural e como implantá-lo em 3 passos

Sumário

Entenda o que é Fit Cultural e como implantá-lo em 3 passos

Quando falamos de Fit Cultural, logo vem a mente a importância do colaborador estar coerente com as regras organizacionais, seu código de Ética e principalmente, a forma de conduzir os processos internos. Ao medir o Fit Cultural podemos colher informações valiosas que irão ser utilizada para aprimorar, desenvolver e cultivar o Clima Organizacional. Veja como implantar FIT em três passos.

entenda o que é fit cultural

O Fit Cultural é uma ferramenta utilizada para medir a probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar aos valores, crenças, atitudes, costumes e comportamentos centrais que fazem parte da rotina de uma organização. A seguir, entenda o que é Fit Cultural na prática.

É o equilíbrio entre valores e características do profissional com o da empresa, principalmente quando se fala de carreira.

Se você tem isso claro para você, terá mais facilidade de encontrar empresas que tenham esse alinhamento, ou irá encontrar na tentativa e erro, o que é muito mais ariscado.

Parece fácil achar esse tipo de perfil compatível com a empresa, porém quando entramos na área da Seleção percebemos a dificuldade.

Claro, que isso depende muito de fatores internos e externos que influenciam na captação de profissionais que possam atender à expectativa da empresa.

Eu tenho a Cultura da empresa?

Para responder esta pergunta é necessário entender o que eu desejo para a minha carreira profissional, isso porque os valores pessoais, tem que ser compatíveis com os organizacionais.

Uma pergunta muito utilizada para identificar o Fit Cultural é: Como me vejo daqui há 10 anos? Esta autoanálise irá lhe ajudar a tangibilizar seu sonho de carreira, bem como, definir o que você deseja e o que não deseja para a sua rotina de trabalho.

Assim fica mais fácil identificar qual o fit da empresa que combina com você.

Entenda o que é Fit Cultural e qual a sua importância

Segundo Lauren Kolbe: “Um funcionário que não está alinhado com a cultura e não está comprometido com a empresa pode causar estragos muito rapidamente, mesmo que traga uma grande quantidade de habilidade e experiência ao seu ofício”.

Encontrar as personalidades que podem se encaixar perfeitamente na organização traz diversos benefícios como veremos a seguir.

  1. Antes de qualquer coisa é necessário compreender a cultura da sua organização.
  2. Refletir sobre esse aspecto é muito importante para desenhar a identidade da empresa, pois, é ele quem vai contribuir para o sucesso da organização.
  3. Claro que isso não significa que apenas todos os colaboradores tenham o fit perfeito, mas é um excelente filtro para começar.

Como criar o Fit Cultural da sua empresa?

Entenda o que é Fit Cultural e como atender a essa exigência do mercado. O primeiro passo é ter bem claro e difundido a Missão, Visão e Valores para somente depois começar a medir.

1. Análise do atual público interno da organização

a) As lideranças representam os valores e comportamentos da empresa?
b) Como é a participação dos colaboradores nas decisões de área?
c) Como acontece a comunicação para os colaboradores?
d) A empresa está aberta e procura transformações tecnológicas?
e) Há uma busca de conhecimento e aprendizado por parte de colaboradores que pretendem adquirir novas habilidades?

2. Definir os valores ainda não atingidos

É importante nessa fase montar uma pesquisa, junto aos líderes e colaboradores, quais seriam os atributos desejáveis para a empresa, ou seja, a cultura que a organização pretende conquistar, reunindo e determinando os princípios que precisam ser desenvolvidos, conquistados.

3. Vamos documentar

Nessa fase é importante criar o culture code (ou código de cultura), onde todas as práticas da cultura organizacional da sua empresa deverão ser escritas.

Mas o que devo escrever?

• O que apurou do entendimento da missão da empresa;
• Valores vividos pelos colaboradores na rotina da empresa;
• Orientações de como os colaboradores em geral devem trabalhar e se desenvolver.
• Demais crenças e tradições consideradas pertinentes e passíveis de compartilhamento pela empresa.
• A empresa deve divulgar a todos os seus colaboradores a cultura apurada.

fit cultural

Quais os benefícios quando se aplica esta metodologia?

Maior assertividade nas contratações

Analisar o fit aumenta consideravelmente a possibilidade de contratação de colaboradores adequados para a vaga e para a empresa.

Redução do Turnover

Funcionários alinhados e confortáveis no ambiente corporativo, promoverá a queda na rotatividade de funcionários, promovendo a retenção de talentos.

Melhorias no trabalho em equipe

Um clima agradável, contribui para o entrosamento entre as equipes e para uma maior produtividade. Já que traz um sentimento de pertencimento aos colaboradores.

Maior produtividade e motivação

Os colaboradores que se reconhecem nas políticas da empresa e se sentem representados por ela também se sentem mais motivados,

Assim você conseguirá implantar o Fit Cultural e colher os benefícios dessa metodologia na Cultura da sua empresa.

Se você gostou deste artigo sobre “Entenda o que é Fit Cultural e como implantá-lo em 3 passos”, confira também o artigo do lançamento da Sólides Academy!

 

employer branding

“Uma apaixonada pela área de Recursos Humanos que se joga de cabeça em tudo o que faz. É assim que eu me defino”. Ao longo da minha carreira, percebi que o RH estava “perdendo a mão”, quando deixou de ouvir seu colaborador. Vi uma oportunidade para trilhar um conceito antigo, mas que nunca deixou de ser primordial. “O segredo do sucesso é saber lidar com pessoas na essência” E, através dos meus estudos, projetos e soluções, aplico conceitos inovadores, com metodologias atuais, mas sempre com um tempinho para: “Olá, como você está se sentindo hoje? Esta perguntinha mágica tem o poder de arrancar sorrisos, um olhar envergonhado, um virada de cabeça demonstrando desconfiança, mas que nunca fica sem resposta. E é esta forma de agir e pensar o principal alicerce desta empresa. Aproveitando, você que está lendo este post, gostaria de lhe perguntar: O que eu posso lhe ajudar hoje?”
Assine a nossa Newsletter