Artigos

Entrevista de desligamento: como organizar e quais são os benefícios

Fazer entrevista de desligamento é uma das atividades que um profissional de recursos humanos precisa executar. Ela acontece quando algum colaborador é desligado da organização ou quando alguém pede desligamento. Mas, muitas vezes o RH não entende a sua importância e deixa de colocá-la em prática.

Por isso, hoje vamos te mostrar como organizar uma entrevista de desligamento e quais são os benefícios dela para o RH e para a empresa. Continue a leitura do artigo!

Como organizar a entrevista de desligamento?

É preciso organizar a entrevista antes de aplicá-la. É com ela que você irá entender os motivos do colaborador ter sido desligado ou pedido demissão. Por isso, é necessário ter alguns critérios definidos para conseguir obter o máximo de informações possíveis.

Nova call to action

Saiba qual é o momento ideal

É importante que você escolha o momento ideal para realizar a entrevista. Quando a pessoa é desligada da organização, ela provavelmente estará passando por um momento difícil, por ser uma situação delicada, talvez no dia em que foi demitida não seja a melhor opção para conversar com ela.

Uma opção é marcar a reunião quando a pessoa voltar na empresa para entregar documentos, aí já se passaram alguns dias que ela recebeu a notícia e estará mais calma, conseguindo falar mais sobre a sua experiência na organização.

Planeje estrategicamente

Pensar na estratégia da entrevista e listar os pontos que você precisa saber é importante para que a conversa não seja vaga e que você consiga aproveitar todas as informações. Assim, você pode aproveitar para mudar algum processo ou ação da organização, baseando-se na experiência dos profissionais que estão deixando a empresa.

Veja quanto tempo será necessário para que a pessoa consiga falar tudo o que precisa. Pense em pontos específicos que precisam ser abordados, como, por exemplo, imagem da empresa, clima organizacional, processos, gestores entre outros que possam ser interessantes para saber se precisam de melhorias.

Pense nas perguntas antes da entrevista

Já vá para a entrevista com as perguntas estruturadas, não deixe para pensar na hora o que precisa perguntar. Isso faz com que você otimize tempo, não se esqueça de nenhuma questão relevante e consiga elaborar a entrevista de forma mais estratégica.

Por exemplo, se várias pessoas de um mesmo setor pediram demissão em um período próximo, é claro que algo está acontecendo e você precisa descobrir isso na entrevista de desligamento. Então, liste os pontos que acha que podem ter feito os colaboradores se sentirem insatisfeitos e busque, na fala de cada um, questões que podem ser repetitivas, encontrando assim um motivo para essas demissões.

Quais os benefícios gerados pela entrevista de desligamento?

Muitos podem pensar que a entrevista é irrelevante, mas ela é um processo muito importante para o RH e para a empresa e gera diversos benefícios. Veja mais sobre eles a seguir:

Clima organizacional

Quando você realiza a entrevista de desligamento, fica mais fácil perceber, pela fala das pessoas, quais são os pontos fortes e os fracos da cultura da empresa e do ambiente de trabalho em geral. Assim, você pode pegar esses feedbacks e pensar em ações mais assertivas para a empresa.

Processos internos

Outro questão que você pode receber o feedback durante a entrevista é sobre os processos da organização. Se eles funcionam ou não, quais são os gatilhos que existem e o que esses colaboradores que estão saindo acham que deviam mudar e como. Essa visão de quem está deixando a organização pode ser também a de muitas outras pessoas dentro da empresa. Por isso, não pode ser ignorada.

Satisfação dos clientes

Você pode estar achando estranho, mas a entrevista de desligamento ajuda na satisfação dos clientes. Isso porque, se você usar os feedbacks recebidos nas entrevistas para tentar mudar o que não está funcionando bem, pode gerar uma melhor produtividade dos colaboradores e, assim, eles entregam produtos e serviços de uma forma melhor, satisfazendo os clientes.

Retenção de talentos

A taxa de turnover da organização também pode cair com a valorização da entrevista de desligamento, os atuais colaboradores percebem que todos têm voz dentro da organização. E também se atentando aos pontos falados nas entrevistas, o RH consegue mudar alguns pontos, fazendo com que os colaboradores atuais se sintam mais satisfeitos, engajados e performem melhor.

Colocar em prática a entrevista de desligamento no seu RH é muito importante para receber feedbacks e entender aspectos que podem ser mudados e melhorados no setor e na empresa. Por isso não deixe de fazer!

Agora que tal saber mais sobre cálculo de turnover e qual o índice ideal de rotatividade? É só clicar aqui e acessar o artigo que separamos para você!

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of