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Entrevista de emprego: a grande rival na hora da seleção.

A entrevista é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que integram entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Esta etapa pode ser a grande oportunidade para o candidato mostrar suas qualidades.

Os processos de seleção de pessoas englobadas pelas empresas estão se tornando cada vez mais complexas. Testes psicotécnicos, dinâmicas de grupos, análise grafológica, provas de conhecimentos específicos ou gerais e testes de personalidade estão sendo usadas por grandes empresas. Mas existe uma etapa que está presente em todos os processos, sejam de grandes ou pequenas empresas: a entrevista.

A entrevista é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que integram entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. Esta etapa pode ser a grande oportunidade para o candidato mostrar suas qualidades. Pode ser também a hora em que verá suas chances minguarem por causa de uma resposta infeliz. O nervosismo e a apreensão são naturais nessa situação, mas podem ser compensados por uma boa preparação.

A entrevista funciona como um instrumento de comparação. É claro que a empresa vai contratar aquele que se mostrar mais adequado para o cargo em questão. A seguir, apresento algumas dicas para você se sair bem numa entrevista:

1- Prepare-se – É possível encontrar em livrarias diversas publicações que orientam o candidato sobre comportamento e atitudes que podem criar uma boa imagem numa entrevista de emprego;
2- Procure ouvir mais e falar menos – Lembre-se de que o entrevistado está sendo você, por isso ouça tudo o que o entrevistador fala para não se perder em suas respostas;
3- Responda as perguntas com objetividade – Não faça muitos comentários e arrudeios, seja objetivo;
4- Não gesticular em demasia – Não fique com objetos em mãos movimentando-os sem parar. Balançar pés diante do entrevistador, nunca;
5- Olhe sempre para o entrevistador – Olhar para o entrevistador demonstra segurança;
6- Nunca entre na entrevista fazendo perguntas – Você está ali para mostrar suas qualidades, através das respostas;
7- Espere a palavra – Nunca interrompa o entrevistador;
8- Quando a palavra for sua, faça interrogações sobre a empresa – Seu ramo de atividade específico, participação no mercado e filosofia, isso vai mostrar que você está interessado pela empresa;
9- Vista-se bem – A apresentação visual conta pontos significativos no processo. A roupa pode ser simples. Mas nunca suja surrada ou desleixada;
10- Diga sempre a verdade – Respostas sinceras é o ponto crucial numa entrevista. Se o entrevistador perceber que você está faltando com a verdade, você já era.

Então diante dessas dicas podemos perceber que a entrevista não é esse bicho papão que causa medo e até frustrações. Agir de modo natural é a maneira de sair com bons resultados da entrevista, por isso, seja você mesmo.

Sucesso!!!!!

*Ronaldo Bernardino Vieira é graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). É administrador e instrutor do Centro de Capacitação Profissional de Campina Grande (CECAPI). Professor da universidade Paulista (UNIP) nos cursos de Administração e Recursos Humanos. Contato: adm.ronaldo@yahoo.com.br

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