Artigos

Entrevista Por Skype? Veja Algumas Dicas Preciosas!

Entrevista por Skype? Veja alguma dicas preciosas!

O que marca uma entrevista presencial é o contato direto com o entrevistador e sua duração de aproximadamente 1 hora. Para se preparar para este tipo de entrevista o candidato se preocupa com a roupa que irá vestir, com o olhar nos olhos do entrevistador, com o primeiro impacto para que ocorra o famoso “quebra gelo” e criação de Rapport, ou seja, empatia. Durante a entrevista sabe que precisará contar sobre os projetos, em detalhe, e apontar os resultados obtidos. Terá oportunidade de mostrar sua presença em sala, ou seja, postura, tom de voz, expansividade, perfil emocional (se ansioso ou calmo, …), clareza de raciocínio. Por fim, sabe que não poderá ser prolixo, mas terá certa liberdade de se prolongar em temas que julgar importante ou que sejam solicitados pelos entrevistador.
Saiba quais oportunidades estão sendo trabalhadas atualmente pela heads.
Entrevista por Skype

Antes de mais nada, para que fique claro, existem duas situações onde ela é comum:

1. Quando o candidato se encontra distante geograficamente e ela é a única forma dele ser avaliado durante o processo. Isso serve para entrevistas com o headhunter durante o processo ou para entrevistas com a matriz da empresa contratante, geralmente com o Diretores responsáveis pela área (em inglês ou português). Entrevista completa, com duração de aproximadamente 1 hora.
2. Como uma pré-entrevista com o headhunter para avaliação dos pontos fundamentais da função para qual é candidato a assumir. Ela é mais curta, pois haverá uma próxima fase de entrevista presencial para complementar.
Tudo o que foi dito acima para a Entrevista Presencial é também válido para a Entrevista por Skype. Vale dizer que elas cumprem também as mesmas etapas:

§ Criação de empatia / Quebra gelo / Rapport (para que os interlocutores se reconheçam).
§ Avaliação das experiências anteriores, principalmente as relacionadas com os desafios do cargo em questão*.
§ Questões pessoais pertinentes*.
§ Expectativas e motivações do entrevistado.
§ Remuneração atual e pretendida.
§ Exposição dos desafios da nova função*.
§ Podem ser abordadas de forma superficial se esta for uma pré-entrevista.
Os pontos mais delicados em relação a uma entrevista por Skype estão relacionados com a avaliação do perfil pessoal, pois questões técnicas são avaliadas da mesma forma. Acontece que nem todo mundo se sente a vontade em frente a câmera de um computador, não sabe para onde olhar, não tem certeza se está falando alto ou baixo, nem sempre está em um ambiente que passa segurança ao próprio entrevistado. E ainda podemos adicionar a esta lista questões tecnológicas como o perfeito funcionamento da internet, do computador, do microfone e da câmera.
A melhor forma de lidar com esta situação é estar o mais confiante e calmo possível. Para isso, seguem alguns conselhos e dicas para a criação desse ambiente confortável, o qual será palco da sua chance de defender sua candidatura para uma vaga de seu interesse. Não se esqueçam de que, apesar de estar em um ambiente provavelmente informal, esta é uma situação FORMAL.

1. Escolha estar em um ambiente com segurança de que não haverá interrupções (de filhos, cachorro, funcionárias domésticas, barulhos de construções ou de obras). Se não tiver esta oportunidade, deixe claro ao entrevistador que infelizmente há a possibilidade de ser interrompido por tal evento e como pretende lidar com isso. Ex.: … Minha esposa está para chegar em casa e não conseguir falar com ela pelo celular para avisar sobre este compromisso, portanto, se ela entrar, peço sua compreensão para rapidamente explicar que estamos em entrevista e voltar. Esse simples gesto te deixará tranquilo e menos ansioso.
2. A iluminação do local é importante para dar melhor visibilidade ao entrevistador.
3. Vista-se bem, com terno e gravata se for o mais apropriado para a função. E não se esqueça de estar vestido por completo, apesar de ser visto apenas da cintura para cima, pois imprevistos podem acontecer e você pode precisar levantar com urgência, como já aconteceu em casos reais. Isso também te deixará mais tranquilo.
4. Antes de começar a entrevista, depois de ter iniciado a conversa, pergunte ao entrevistador se a sua voz está baixa ou alta demais, se ele está te vendo com clareza e se a conexão está boa. Sabendo dessas informações você poderá relaxar e focar somente no que é importante.
5. Olhe sempre para a câmera quando estiver falando, pois na tela do entrevistador aparecerá você olhando para ele e não para os lados. Quando estiver ouvindo, pode olhar para o centro da tela, onde aparece a imagem da câmera do entrevistador. No começo pode ser estranho, mas você irá se acostumar.
6. Ambos os participantes devem ter certeza de que o outro terminou sua fala para então começar a falar. Essa é somente uma questão técnica, mas que implica na impossibilidade de tecer pequenas opiniões ao longo da conversa como: Isso mesmo; Aham; Pois é… ou qualquer outro comentário que você queria fazer. Se precisar interromper a conversa, recomenda-se que seja feito um sinal visual, como o antigo ato de levantar a mão pedindo permissão para falar, pois dessa forma nenhum conteúdo é perdido (pois quando os dois falam ao mesmo tempo e a conexão está mediana, ambos não se ouvem e o conteúdo é perdido).
7. Sente-se em um lugar confortável, como você estaria se estivesse em uma sala de entrevista.
8. Deixe a câmera do computador em linha reta com seus olhos. Se for preciso, improvise e coloque livros embaixo da tela para regular a altura.
9. Aconselha-se que tenha um Login de Skype com nome e foto profissional.
10. Evite muita movimentação com os braços, pois pode atrapalhar a imagem da câmera. Aproveite que está sentado e mantenha uma boa postura, com mãos e braços bem apoiados para seu conforto.
11. Se for o caso, disponibilize materiais extras para acesso on-line, por exemplo: projetos de design, marketing, ou planilhas com conteúdos diversos. Seu CV provavelmente já estará nas mãos do entrevistador, mas tenha acesso rápido ao arquivo para poder compartilhar novamente. Saiba que fica mais elegante ter o material impresso nas mãos ao invés de ficar mexendo na tela do computador durante a entrevista. Aliás, não tenha nenhum outro programa aberto na tela para ajudar a estabilidade da conexão com a internet e não atrapalhar seu foco.
12. Importante: Antes da entrevista reveja seus perfis nas redes sociais.
13. A pontualidade continua sendo regra fundamental.
14. Prepare sua mesa com água, café, caderno para anotação e caneta.
15. Desligue o celular. Colocar no silencioso pode não ser o suficiente pela interferência na conexão caso ele toque.
Dito tudo isto, vale terminar com uma dica fundamental: TREINE ANTES para se sentir absolutamente familiarizado com a situação.

Como em toda entrevista, prepare-se antes! Relembre seus principais projetos de carreira, os resultados obtidos, os motivos para anteriores mudanças de emprego, e esteja ciente dos pré-requisitos da posição em questão.

Grande abraço e muito sucesso!

Por: UP Carreiras | Cláudio Fonseca UP Carreiras

Há mais de 18 anos assessoramos Profissionais e Empresas a encontrar o melhor caminho quando em um momento de Transição, orientando, direcionando e acompanhando cada etapa deste importante processo. Somos especialistas em Outplacement, Transição de Carreira, Apoio à Recolocação, Coaching, Assessment e Hunting de Executivos. Acreditamos nas pessoas, em seus talentos e suas habilidades. Acreditamos que cada um pode também desenvolver-se, melhorar continuamente, evoluir como pessoa e profissional. Acreditamos em mais do que uma boa contratação e em mais do que em um bom trabalho. Acreditamos em Carreiras de Sucesso! Através de um diagnóstico prévio, analisamos cada caso em particular, utilizando as ferramentas mais modernas e eficazes para planejar e empreender as ações necessárias para o sucesso do projeto. Conte conosco! Muito prazer, somos a UP Carreiras!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of