Artigos

Saiba como se destacar nas entrevistas de emprego com o segundo idioma

segundo idioma

Apenas 5% dos brasileiros falam um segundo idioma e 1% é fluente na língua inglesa

O segundo idioma ainda está longe de ser uma realidade para a maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela British Council e Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e desses, apenas 1% é fluente na língua inglesa.

Nova call to action

Diante do panorama, estar nesse grupo seleto torna-se um diferencial importante no mercado de trabalho. Mas como potencializar esse fator para além do currículo?

Confira as dicas da professora e CEO da rede Dank Idiomas, Mariza Gottdank, para usá-lo da melhor forma e se destacar nas entrevistas de emprego.

1. Esteja antenado

Algumas perguntas se tornaram mais frequentes nas entrevistas atuais. Se antes queriam saber onde você se vê em cinco anos ou suas qualidades e defeitos, hoje, questões mais amplas, como discutir o cenário econômico nacional e mundial, ganharam protagonismo no repertório de quem recruta.

Ele, por sua vez, espera que o candidato demonstre autonomia para falar sobre qualquer assunto além de seu currículo no idioma requerido. Por isso, estar atualizado sobre as notícias do dia a dia é sempre importante, independentemente da carreira do candidato.

2. Fluência técnica é fundamental:

Ressaltar a fluência de um idioma é uma forma do profissional se destacar ao enviar currículos para as mais diversas vagas do mercado.

A exemplo disso, cito a experiência de João Regente, engenheiro civil de 56 anos que estava há dois anos desempregado e que finalmente foi recolocado após uma entrevista no idioma espanhol.

Ele até então se encontrava sem esperanças com relação às chances de voltar ao mercado, devido à faixa etária e a situação de empregabilidade na pandemia, quando foi contratado para um cargo de engenheiro de vendas para a América Latina.

Ao contrário do que imaginava, o ponto decisivo não foi a experiência de 30 anos em vários setores da indústria ou os cursos realizados na área, mas o idioma espanhol: “Precisavam de alguém com muito poder de negociação em espanhol para a América Latina e bom conhecimento de vocabulário técnico na área. Esses foram os grandes diferenciais em relação aos demais candidatos”, diz João, contente por sua conquista.

3- Prepare-se bem

Independentemente do seu grau de fluência: assim como um atleta treina todos os dias por um determinado número de horas para uma maratona, o candidato também deve se preparar para a entrevista de emprego em outro idioma.

4- Como começar um segundo idioma?

Se o candidato não fala nem um pouco do idioma requerido para a vaga de emprego, seja sincero. Infelizmente, não há como aprender em pouco tempo para passar em uma entrevista de emprego.

Isso demanda uma certa quantidade de horas. No entanto, se o candidato já tem proficiência na língua, é sim possível treiná-lo para melhor performance na entrevista. Faça cursos regulares voltados à carreira e se mantenha em desenvolvimento nos estudos e na prática. Afinal, portas podem se abrir a qualquer momento.

Se liga nas próximas dicas!

calendário de RH

 

5- Tenha clareza na comunicação e evite gírias

O candidato precisa ter clareza de comunicação. Sendo assim, evite gírias aprendidas em séries ou pronúncias que imitem de modo forçado o sotaque americano. O candidato não precisa soar como um falante nativo, mas como alguém que se comunica claramente no idioma exigido.

6- Erros comuns

Falar peoples (o certo é people) ou I am working since… (o certo é I have been working since…) demonstra o quanto o nível de inglês do candidato ainda precisa ser melhorado e tira a atenção do que ele realmente gostaria de transmitir.

7- Tire um tempo para organizar as ideias

As cinco horas antes da entrevista são ideais e ajudam o candidato a organizar ideias, tirar dúvidas de vocabulário referente ao currículo e simular a entrevista com um professor que esteja atualizado sobre o tema. Aproveite!

Mais informações em Dank Idiomas.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH