Artigos

Prioridade das empresas na pós-pandemia será o equilíbrio entre vida pessoal e profissional do trabalho, diz especialista

equilíbrio entre vida pessoal e profissional do trabalho

No início da pandemia, os profissionais tiveram que se adaptar à nova rotina de trabalho – o home office – de forma rápida, ao mesmo tempo que as empresas tiveram que compreender essas mudanças e se adaptar a elas. Agora, quase um ano e meio depois e ainda vivenciando um cenário de crise sanitária, as empresas já vislumbram um retorno gradual, com novas rotinas, modelos híbridos de trabalho, mas sempre pensando na segurança do colaborador. Como ajudar os colaboradores no equilíbrio entre vida pessoal e profissional do trabalho?

Na Araxá Solar, empresa do Grupo Araxá Participações especializada em geração de energia solar e parceira do Grupo Seta, a diretora de Pessoas e Cultura Mariciane Gemin lembra que uma das principais estratégias no início da pandemia foi pensar na saúde do colaborador, garantindo a ele e seus familiares um cuidado especial.

Nova call to action

“Desenvolvemos um aplicativo para monitorar a saúde dos colaboradores, pois acreditamos que pessoas são nosso maior investimento. Foi uma decisão muito assertiva e hoje vemos que cuidar da saúde de nossos colaboradores e seus familiares foi um grande ganho. Continuaremos com esse cuidado na pós-pandemia. Queremos ser referência na forma como nos relacionamos com nossos colaboradores e em como geramos negócios sustentáveis”, ressalta a diretora.

O aplicativo é simples e objetivo, e contou com o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) para o desenvolvimento desta solução inovadora. Com apenas alguns cliques o colaborador cadastra suas principais informações e tem à disposição uma plataforma para ajudar a cuidar da saúde. Atualmente são 5200 colaboradores monitorados pelo app.

Bem-estar e qualidade de vida

O novo cenário corporativo prevê a valorização do trabalho remoto, e mesmo na pós-pandemia, o app ajudará o time de Pessoas e Cultura a monitorar a saúde dos funcionários. Segundo Mariciane, melhorar cada vez mais a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores garante times mais engajados e comprometidos com o trabalho.

“Nós temos o trabalho home office, implantado na área de Engenharia de Projetos, e também teremos o híbrido, com estações de trabalho em formato de convivência. Além disso, contratamos uma empresa especializada em saúde mental, onde qualquer colaborador entra na plataforma e pode fazer terapia (formato virtual) com uma rede de mais de 500 psicólogos credenciados em território nacional. A empresa patrocina para o colaborador e permite que familiares/dependentes tenham acesso ao benefício com 15% de desconto (formato conveniado). Nossa preocupação é o bem-estar de todos, nossos colaboradores e suas famílias”, ressalta.

Entendendo as mudanças do cenário, a empresa também repensou todo um andar com um projeto de arquitetura que foca na experiência da colaboração. Foram colocadas mesas de trabalho rotativas, espaços de pausas e descompressão, salas de treinamentos e cabines de reunião.

Apoio e equilíbrio entre vida pessoal e profissional do trabalho

A principal prioridade das empresas nos próximos anos, de acordo com Mariciane, será pensar num modelo de trabalho que tenha jornada flexível e que faça um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

“As empresas precisam pensar no colaborador como um todo, oferecendo apoio especializado, jornada de trabalho flexível, campanhas cíclicas incentivando a alimentação saudável, prática de atividade física e programas antitabagismo, além de abordar a administração financeira. Infelizmente a pandemia trouxe um cenário de endividamento para muitas famílias, gerando stress e conflitos familiares que impactam diretamente no bem-estar do colaborador”, finaliza.

Neste artigo você viu o equilíbrio entre vida pessoal e profissional do trabalho. Esperamos que ele tenha ajudado na sua jornada. E agora que você aprendeu sobre o tema, o que acha de saber mais sobre a saúde mental nas empresas?

Tem alguma dúvida ou gostaria de interagir mais sobre o assunto? Comente abaixo, adoramos ouvir você!

perfil comportamental

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH