Artigos

5 dicas de sucesso para criar uma equipe de alta performance

equipe de alta performance

Com as tecnologias digitais alterando os ambientes de trabalho, a construção de uma equipe de alta performance tornou-se cada vez mais crítica para as empresas. 

Afinal, o desempenho da equipe impacta diretamente nos resultados da organização, tanto interno quanto externo. Não só isso, mas também influencia diretamente na competitividade da marca!

Nova call to action

Devido à alta competitividade entre as empresas, é indispensável criar estratégias e garantir um diferencial competitivo, logo, uma equipe qualificada e com excelente desempenho é fundamental.

Por isso, uma equipe de alta performance pode, sem dúvida, fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa, seja ela do setor industrial, entre outros segmentos. 

Isso porque o desempenho do time organizacional é tão importante quanto o desempenho de cada colaborador. Para tanto, é preciso que todos compartilhem os mesmos valores da companhia.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre como ter uma equipe de alta performance? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

A definição de uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas altamente qualificadas e pró-ativas, que se focam em alcançar um objetivo de negócios comum. 

A equipe de uma indústria de balança tendal, por exemplo, deve estar alinhada e comprometida com a visão, missão e valores compartilhados. Como pontos positivos, devem ter: 

  • A eficácia para a solução de problemas;
  • O conhecimento para apresentar um alto nível de comunicação e colaboração;
  • A entrega de resultados consistentes e superiores.

Nesse sentido, transformar os colaboradores da sua empresa em uma equipe qualificada, pró-ativa e produtiva, é a chave para sair na frente da concorrência e garantir bons resultados internos e externos.

Para criar uma equipe com um bom desempenho, é ideal  trabalhar a performance dos colaboradores da equipe, independente do setor, seja do time comercial, produção, administração entre outros. 

Características das Equipes de Alta Performance

É importante conhecer as características que compõem uma equipe de alta performance, pois dessa maneira, fica mais fácil definir as estratégias para melhorar o desempenho da equipe. 

O gestor deve sair de sua caixa de papelão e verificar que certos atributos separam uma equipe de alto desempenho de qualquer outra, a fim de motivar seus integrantes e alcançar os objetivos da organização. Confira logo abaixo algumas das principais características necessárias.

1. Práticas de Trabalho Eficazes

Sem o planejamento adequado e a implantação dos recursos necessários, as equipes não podem se tornar eficazes. 

Isso está na base e é simples de ser notado. Regras de trabalho ineficazes causarão problemas na organização e impedirão certas diretrizes como a tomada de risco, a criatividade e a inovação.

2. Respeito mútuo entre líderes e membros da equipe

Esses membros estão cientes e reconhecem a experiência e os métodos de trabalho uns dos outros. Isso fará com que haja a criação de um forte vínculo e ajuda a aumentar as oportunidades para capacitação e aumento da produtividade. 

A equipe supera os desafios e, sua vontade coletiva de entregar os melhores resultados, é impulsionada por todos os pontos positivos presentes, além de um senso de integridade.

3. Visão compartilhada

Tais colaboradores trabalham juntos como uma equipe motivada em direção a uma única visão e objetivos, enquanto estão focados em entregar os melhores resultados e soluções de negócios.

Por exemplo, os lucros dentro de uma empresa de automação residencial serão maiores depois que os caminhos trilhados forem os mesmos. Afinal, seria quase impossível conquistar bons resultados sem um time alinhado,não é mesmo? Isso resultaria em insucessos, bem como prejuízos financeiros, etc.

Portanto, para criar uma equipe de alta performance, é primordial que os integrantes tenham a visão compartilhada, seguindo os mesmos objetivos da companhia.

4. Comunicação aberta e clara

O líder de tal equipe tem como foco a visão e os objetivos do time, tudo isso analisado de forma clara e implacável. 

Tenha sempre um canal aberto de comunicação entre os mesmos e seu líder, que integra críticas construtivas e feedback com parcimônia. Com isso, permite a comunicação assertiva e eficaz, o que contribui para uma equipe de alto desempenho e com menor taxa de erros, por exemplo.

Afinal, a falta de comunicação é um fator que impacta diretamente nos resultados. Por isso, é importante investir na comunicação aberta e objetiva para evitar mal-entendidos e retrabalhos. 

5. Crie uma equipe estável

Para construir equipes de alta performance, a estrutura dela está na base. Ou seja, elas devem se manter pequenas, mas não muito pequenas. 

Pois isso, provavelmente, resultará em decisões ruins, devido à falta de diversidade e tomada de decisão mais lenta. 

Então, após todos estes aprendizados neste texto, vale ressaltar que para criar uma equipe de alta performance, leva-se tempo. Porém, trabalhando com seriedade e foco, esta será uma nova cultura inserida em todos os setores.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este conteúdo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

calendário de RH

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH