Artigos

Equívocos cometidos na hora de procurar um emprego

Em uma sociedade cada vez mais competitiva onde a busca de trabalho vem ficando cada vez mais acirrada devido a fatores econômicos, culturais e sociais, este artigo visa destacar algumas dicas que podem aumentar as chances de se conseguir um emprego.

Primeiro, procure entender que postos de trabalho são criados independentes da situação economicamente ruim do país. Empresas estão sempre criando novos cargos, pessoas morrem e deixam seus empregos, novas ideias são criadas e oportunidades aparecem. O sucesso para conseguir um emprego é ter sempre esperança e perseverança, muitos se desanimam porque não alimentam a fé e a força interior que cada um de nós tem.

Mantenha-se sempre atualizado, cresça seu nível de amizades, peça indicações e faça cursos profissionalizantes, isso aumenta muito às oportunidades. Procure saber onde, na sua cidade, são oferecidos cursos e oficinas gratuitos. Cadastre-se em agencias online gratuitas na internet, seja humilde e se informe se na empresa de um amigo ou conhecido há alguma oportunidade de trabalho. Mantenha-se unido a outros que estão na mesma luta que você. Pense ou crie novas oportunidades de trabalho.

Nova call to action

Alguns equívocos devem ser superados na caça ao trabalho. Não pense que alguém lhe deve um trabalho você deverá lutar para conquista-lo. Fuja de emoções vitimistas, não desanime muitos que estão à busca de oportunidades acreditaram que seria fácil e caíram em armadilhas de suas próprias emoções. A caça bem-sucedida ao emprego exige esforço, foco e às vezes mudanças de método. Procure de uma forma e se não ter resultados, procura de outra.

Não procure emprego apenas em empresas “top 10”, olhe para as pequenas empresas, de acordo com Richard Bolles: especialistas vêm afirmando, há anos, que pequenas empresas criam até dois terços de todos os novos empregos. Se saber disso faz com que você queira procurar emprego em uma pequena, eu tenho boas notícias: é muito mais fácil de se entrar nelas do que nas grandes empresas (BOLLES, 2004, p. 36).

Em uma pequena empresa você não precisa se preocupar com um departamento de Recursos Humanos, para peneirar e selecioná-lo, nelas há o departamento de Pessoal que torna o processo mais rápido e menos burocrático. Em uma pequena empresa não tem uma hierarquia o chefe de seção ou departamento irá te conhecer e ter uma conversa sobre suas habilidades. Na sua busca ao emprego, você deve pensar que já conseguiu o trabalho que almeja, acredite que o seu esforço não será em vão, coloque essas ideias em pratica e não desista. Pense nisso.

Referência
BOLLES, Richard, N. As 5 melhores maneiras de se conseguir um emprego. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2004.

Por: Andre Magalhaes Coelho

Doutorando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Possui Bacharelado em Teologia e Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Religião e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: espiritualidade no trabalho, orientação, empregabilidade, antropologia teológica, pluralismo religioso, diálogo inter-religioso e neopentecostalismo.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of