Artigos

Estágio: portas abertas para o futuro

Entrar no mundo do trabalho pelas portas de um bom programa de estágio pode fazer toda a diferença para sua vida profissional. Para quem é universitário, esta é a hora de encontrar um espaço no mercado e alavancar sua carreira. E, para se dar bem de verdade nessa empreitada, é preciso ter maturidade, fazer boas escolhas e se destacar em meio à multidão.

Geralmente, o estágio envolve duas fases essenciais: o processo seletivo e o programa de capacitação do estagiário. Quando uma grande empresa pretende contratar estagiários, ela costuma ir às faculdades de bom nome para recrutar e, então, essas pessoas passam por um processo de seleção rigoroso, com análise de conhecimentos gerais, avaliação de idiomas, dinâmicas, cases e diversas entrevistas, entre outros. A ideia é encontrar os melhores para desenvolver as competências essenciais e os valores da companhia. Além desses programas terem função social, que é a de inserir o jovem no mercado de trabalho, eles também têm aspecto financeiro para a empresa, pois é mais barato gerar essa mão de obra e aproveitá-la do que contratar, mais tarde, um profissional já pronto no mercado.

Quanto à qualificação que a empresa oferece aos estagiários, hoje, a principal tendência é o job rotation, um sistema de rotatividade de pessoas dentro das diversas áreas da companhia. Os melhores programas de estágios já têm job rotation há muitos anos e se diferenciam por seu forte aspecto de capacitação. Alguns, inclusive, oferecem até experiência internacional, como um mês de trabalho no Exterior.

Quando se participa de um programa de estágio é difícil ter a certeza de que a vaga efetiva será realmente aberta. De qualquer forma, cabe ao estagiário mostrar que ele realmente quer trabalhar na empresa, que gostou da cultura organizacional e que quer crescer. Ele tem de mostrar que possui competências e comportamento diferenciado, além de continuar aprendendo e se aprimorando. Mas mesmo que o universitário não seja efetivado na empresa, fazer um estágio em uma grande companhia abre muitas portas no mercado.

CANDIDATE-SE – Por isso, participe de todas as seleções que puder. Imagine quando você vai prestar vestibular. É lógico que quer entrar nas melhores universidades do País, de preferência nas públicas, mas você se candidata para aquelas com as quais sempre sonhou e também para algumas outras, só por segurança. É a mesma coisa quando se trata de um programa de estágio das grandes empresas. Você deve ter opções para escolher depois que for aprovado. É bacana também para você conhecer o processo seletivo. Logo de cara já é possível perceber quando uma empresa é diferenciada, pois tanto os gestores quanto a equipe de RH se envolvem bastante no programa.

Aqui vai uma dica para aqueles que querem começar bem a carreira: saiam do sofá. Principalmente quem ainda não está trabalhando, sugiro que separe um dinheiro para pagar estacionamento e deslocamento e participe de tudo que puder. Vale a pena.

SUCESSO NO PROCESSO SELETIVO – Para ser selecionado, é importante saber o que fazer durante um programa como esses. Em primeiro lugar, prepare-se. Estude sobre a empresa, tente saber mais sobre sua cultura corporativa, sua origem, seus produtos. Apresente-se bem durante o processo seletivo. Vá com uma roupa adequada, discreta, limpa. Atenção para os sapatos, é bom que também estejam impecáveis. Aposte em ternos ou terninhos de cores escuras e uma camisa clara. O cabelo deve estar muito bem penteado e a barba muito bem feita. A maquiagem e os acessórios utilizados pelas meninas devem ser discretos.

Seja natural e mantenha a calma. Um trunfo importante em uma situação como essa é ter histórias para contar, mesmo que você ainda não trabalhe. Portanto, envolva-se em atividades não necessariamente remuneradas, em um grêmio estudantil, atlética da faculdade, ONGs, ações sociais. Ajude a comunidade, compartilhe seu conhecimento com quem precisa dele, participe de pesquisas, ações esportivas, publique artigos. Esteja à frente, demonstre liderança e comprometimento. Coloque a cabeça para fora da multidão, seja diferente, pois os recursos humanos conseguem enxergar os detalhes. Siga confiante e boa sorte! Para saber mais acesse www.cintiabortotto.com.br.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of