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Estratégia Para Influenciar Pessoas – E Também Pela Qual Somos Influenciados.

Influenciar pessoas é um dos grandes desafios
do profissional que deseja ver reconhecidos os seus talentos e seu potencial. Em
qualquer contexto ou cenário, seja, em reuniões, vendas, negociações,
entrevistas, relacionamentos social formal ou informal, a grande meta é causar
impacto positivo, fazer-se entender, vender, conseguir um bom resultado em uma
negociação ou o voto em uma eleição. Entretanto, como as pessoas recebem ou
percebem as nossas mensagens?

Cabeça

Quando nos referimos à cabeça, significa que a mensagem transmitida possui lógica,
coerência, é moldada sob a égide do cartesianismo e da racionalidade. As
informações são irrefutáveis, há uma evidente coerência entre os
argumentos, métodos, comparações e evidências matemáticas e físicas. É a
linguagem das evidências, da fala objetiva, da decisão baseada em provas, das
ciências exatas, do sistema binário dos computadores, dos softwares, da
tecnologia, da informação precisa e das estatísticas.

Estômago

É um símbolo para representar a satisfação das necessidades primordiais das
pessoas. Uma boa ilustração é a escala das necessidades de Maslow, ou seja,
os fatores motivacionais que impulsionam as pessoas a realizarem ações para a
satisfação de suas necessidades. Trata-se de necessidades relacionadas com a
subsistência, sobrevivência e segurança. Em uma escala ascendente, após
suprirem-se as necessidades básicas, busca-se saciar outras de cunho social,
tais como reconhecimento, aceitação e auto-realização.

Outra forma de tornar apresentações interessantes no tocante a dar utilidade e
despertar motivação é demonstrar os benefícios que as pessoas obterão
advindos de sua exposição. Não importa o tipo, tamanho, a forma ou a estratégia,
mas o benefício que proporciona satisfação, ínfima que seja, de necessidades
de uma pessoa.

Coração

Apesar de cada pessoa ser diferente da outra, muito distinta em suas percepções
e formas de processar e interpretar os estímulos recebidos, cada um a seu modo
aprecia a beleza em suas diversas manifestações através da arte. É a
linguagem das emoções, da sensibilidade, do estímulo que nos comove e
inspira.

As palavras têm força e poder não apenas no tocante à mensagem, mas à
maneira como são expressas. A própria história é recheada de exemplos de
grandes oradores que inspiraram, persuadiram, influenciaram e mobilizaram povos
inteiros a realizarem grandes feitos através de sua capacidade retórica para
instigá-los.

Provocar, estimular emoções não apenas as positivas ou que resultem em pena,
compaixão ou amor, mas também as que suscitem ódio, raiva ou terror, se bem
administradas, tornam simples apresentações em magníficas e empolgantes peças
de oratória, além de gerarem mudanças de atitudes e comportamentos.

Imagine se, ao invés de utilizar apenas um desses campos, você conseguir os três,
isto é, comunicar-se com a cabeça, o estômago e o coração das pessoas
simultaneamente. Esse é o momento em que se descobre o poder e a força dos
grandes comunicadores que o mundo conheceu, conhece e conhecerá.

Reinaldo Passadori é
Professor de Comunicação Verbal há mais de vinte anos e conferencista dos
mais requisitados por empresas e entidades, é fundador e presidente do
Instituto Reinaldo Passadori, com sede em São Paulo. Já ministrou treinamentos
nesta área para mais de 24 mil pessoas, em mais de mil turmas, além de
personalidades e executivos em aulas individuais.
www.reinaldopassadori.com.br

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