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Estratégias De Capacitação

Todos nós já sabemos da importância de acompanhar e avaliar o desempenho da equipe de trabalho. Por outro lado, de nada valerá se os resultados obtidos não forem considerados. A avaliação de Desempenho fornece indicadores para identificar meios eficazes para desenvolver e capacitar sua equipe de trabalho.

A capacitação da equipe de trabalho poderá ser realizada por meio de ações de desenvolvimento e de treinamento para melhorar a produtividade, o relacionamento humano, a motivação, a qualidade no atendimento, entre outras razões.

Capacitação é investimento, não uma despesa

Como vimos, a capacitação tem por objetivo fornecer maiores conhecimentos, habilidades e atitudes para que o colaborador e/ou a equipe se mantenha sempre atualizado em relação a seu campo de atuação, às profundas e constantes mudanças do mundo.

Nova call to action

Ações de desenvolvimento e treinamento para capacitar a equipe de trabalho podem ser realizadas no próprio ambiente de trabalho. Entre elas, podemos citar: integração, treinamento de aprendizes ou estagiários, rotação de funções, adoção de manuais de procedimentos/normas e cursos dentro da empresa.

Exemplificaremos esta opção por meio de um modelo roteiro de planejamento de capacitação que você pode utilizar para se planejar.

ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO DE CAPACITAÇÕES

  • Capacitação em (descreva o tema)
  • Coordenador:
  • Data e Horário:
  • Tempo de Duração:
  • Participantes:

Recursos Necessários:

Objetivos: (Se a capacitação for um sucesso, quais serão os resultados imediatos?)

Abertura Roteiro da Capacitação

A finalidade da abertura é estabelecer, desde o início, uma relação aberta, um clima agradável e o envolvimento de todos com o objetivo da atividade.

Quais temas serão abordados?

De que forma serão desenvolvidos os temas? A seguir, estão 4 dicas sobre como abordar os temas com as equipes.

  • Coloque a sua equipe à vontade, se preciso, com assuntos informais.
  • Propicie a integração dos participantes do grupo.
  • Diga qual a finalidade da reunião.
  • Motive a sua equipe para ouvi-lo (a).

Desenvolvimento

Este é o “corpo” da reunião, o momento em que você abordará os temas previstos.

Dicas essenciais para você desenvolver os temas

  • Apresente cada tópico como planejado.
  • Esclareça o que as pessoas deverão compreender e aplicar em suas tarefas no dpto.
  • Ao concluir cada tópico, faça algumas questões para se certificar da compreensão da sua equipe.
  • Esclareça as dúvidas que surgirem.
  • Defina as estratégias que possam ser utilizadas na abordagem ao tema da capacitação para estimular a participação e o desenvolvimento da equipe. Exemplo: vídeos, dinâmicas, estudos de caso, outros.

Fechamento

É a fase em que os resultados da reunião são consolidados.

Confira 3 dicas de como abordar os temas

  • Faça um resumo das principais ideias discutidas.
  • Verifique a compreensão e aceitação da equipe.
  • Esclareça o que cabe a cada pessoa para o cumprimento da ação proposta e valorize a participação dos colaboradores.

Uma boa alternativa é utilizar-se das opções de desenvolvimento e treinamento fora do ambiente de trabalho, capacitando à equipe por meio da participação em cursos e feiras especializadas, adotando políticas de apoio por meio de programas de reembolso-educação e horários especiais para estudantes.

Estamos no final deste Módulo e, assim, encerramos o Terceiro Conteúdo do curso Gestão de Pessoas. Começamos perguntando Por que Avaliar o Desempenho da Equipe de Trabalho e, ao compreender sua importância, constatamos que aspectos estruturais, como instalações e as pessoas que convivem neste ambiente, resultam no chamado Clima Organizacional, o qual tem grande poder de influência no desempenho dos colaboradores.

Tivemos, ainda, oportunidade de conhecer critérios, roteiro de entrevista, formulário e feedback no contexto do processo da Avaliação de Desempenho. Tais conhecimentos culminaram com a identificação de meios eficazes para o desenvolvimento e treinamento de sua equipe de trabalho.

AUTORIA
Versão Original – Elimara Clélia Rufino

mapeamento comportamental

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