Artigos

Estratégias De Capacitação

– Estratégias de Capacitação

Todos nós já sabemos da importância de acompanhar e avaliar o desempenho da equipe de trabalho. Por outro lado, de nada valerá se os resultados obtidos não forem considerados.
A avaliação de Desempenho fornece indicadores para identificar meios eficazes para desenvolver e capacitar sua equipe de trabalho.
A capacitação da equipe de trabalho poderá ser realizada por meio de ações de desenvolvimento e de treinamento para melhorar a produtividade, o relacionamento humano, a motivação, a qualidade no atendimento, entre outras razões.

Capacitação é investimento, não uma despesa.

Nova call to action

Como vimos, a capacitação tem por objetivo fornecer maiores conhecimentos, habilidades e atitudes para que o colaborador e/ou a equipe se mantenha sempre atualizado em relação a seu campo de atuação, às profundas e constantes mudanças do mundo.

Ações de desenvolvimento e treinamento para capacitar a equipe de trabalho podem ser realizadas no próprio ambiente de trabalho. Entre elas, podemos citar: integração, treinamento de aprendizes ou estagiários, rotação de funções, adoção de manuais de procedimentos/normas e cursos dentro da empresa.

Exemplificaremos esta opção por meio de um modelo roteiro de planejamento de capacitação que você pode utilizar para se planejar.

ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO DE CAPACITAÇÕES

Capacitação em (descreva o tema)
Coordenador:
Data e Horário:
Tempo de Duração:
Participantes:

Recursos Necessários:
Objetivos: (Se a capacitação for um sucesso, quais serão os resultados imediatos?)

Abertura Roteiro da Capacitação
A finalidade da abertura é estabelecer, desde o início, uma relação aberta, um clima agradável e o envolvimento de todos com o objetivo da atividade.

Quais temas serão abordados?
De que forma serão desenvolvidos os temas?

-Dicas:
.Coloque a sua equipe à vontade, se preciso, com assuntos informais.
.Propicie a integração dos participantes do grupo.
.Diga qual a finalidade da reunião.
.Motive a sua equipe para ouvi-lo (a).

Desenvolvimento
Este é o “corpo” da reunião, o momento em que você abordará os temas previstos.

Quais temas serão abordados?
De que forma serão desenvolvidos os temas?

– Dicas:
.Apresente cada tópico como planejado.
.Esclareça o que as pessoas deverão compreender e aplicar em suas tarefas no dpto.
.Ao concluir cada tópico, faça algumas questões para se certificar da compreensão da sua equipe.
.Esclareça as dúvidas que surgirem.
. Defina as estratégias que possam ser utilizadas na abordagem ao tema da capacitação para estimular a participação e o desenvolvimento da equipe. Exemplo: vídeos, dinâmicas, estudos de caso, outros.

Fechamento
É a fase em que os resultados da reunião são consolidados.
Quais temas serão abordados?
De que forma serão desenvolvidos os temas?

Dicas:
.faça um resumo das principais idéias discutidas.
.Verifique a compreensão e aceitação da equipe.
.Esclareça o que cabe a cada pessoa para o cumprimento da ação proposta e valorize a participação dos colaboradores.

Uma boa alternativa é utilizar-se das opções de desenvolvimento e treinamento fora do ambiente de trabalho, capacitando à equipe por meio da participação em cursos e feiras especializadas, adotando políticas de apoio por meio de programas de reembolso-educação e horários especiais para estudantes.

Estamos no final deste Módulo e, assim, encerramos o Terceiro Conteúdo do curso Gestão de Pessoas. Começamos perguntando Por que Avaliar o Desempenho da Equipe de Trabalho e, ao compreender sua importância, constatamos que aspectos estruturais, como instalações e as pessoas que convivem neste ambiente, resultam no chamado Clima Organizacional, o qual tem grande poder de influência no desempenho dos colaboradores.
Tivemos, ainda, oportunidade de conhecer critérios, roteiro de entrevista, formulário e feedback no contexto do processo da Avaliação de Desempenho. Tais conhecimentos culminaram com a identificação de meios eficazes para o desenvolvimento e treinamento de sua equipe de trabalho.

Espero ter ajudado!
Até a próxima!

AUTORIA
Versão Original – Elimara Clélia Rufino

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments