Artigos

Estrutura básica do departamento pessoal

departamento pessoal

Nas empresas de menor porte, normalmente inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “Contador” da empresa.

Já nas empresas de maior porte, podemos quase sempre encontrá-lo, de estrutura meramente simples ou então até os mais sofisticados, em nível de Diretoria.

Nova call to action

Basicamente o Departamento Pessoal, é constituído por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento. Você quer saber mais sobre o departamento e qual a sua importância para a empresa? Então fique com a gente e leia o artigo que preparamos para você!

O setor de Admissão de Pessoal

Tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na
busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.

O setor de Compensação de Pessoal

Ele tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de frequência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.

O Setor de Desligamento de Pessoal

Já esse setor tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.

Assim, podemos organizar da seguinte maneira:

 

DEPARTAMENTO
PESSOAL
SETOR
DE ADMISSÃO
SETOR
DE COMPENSAÇÃO
SETOR
DE DESLIGAMENTO
 

Atribuições:

Recrutamento e Seleção

Integração

Registro

 

Atribuições:

Jornada de Trabalho

Folha de Pagamento

Benefícios

Tributação

 

Atribuições:

Rescisão do contrato
de Trabalho

Justiça do Trabalho

Fiscalização

 

Para consulta desta obra, os assuntos estão organizados dentro deste fluxo lógico das atividades do Departamento Pessoal, complementados com os “Assuntos Paralelos “, que apresentam outros diversos assuntos, destacando-se entre outros:

  • Participação dos
    Empregados nos Lucros ou Resultados da Empresa – PLR;

  • Contrato por prazo
    determinado – Lei nº 9.601/98;

  • Perfil Profissiográfico
    – Lei nº 9.528/97;

  • Terceirização; Contrato
    Parcial – Medida Provisória nº 1.709, de 06/08/98.

4.3 3 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Antonio
Marcos Antonio
3 anos atrás

Avaliei com 5 estrelas, este artigo é excelente, é fundamental saber onde será aplicado o serviço de departamento pessoal, muitas vezes a gente aprende sem saber da aplicabilidade.