logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Ética, meio ambiente e atuação profissional

Sumário

Ética, meio ambiente e atuação profissional

A ética é um conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana e suas relações sociais, enquanto o meio ambiente refere-se ao conjunto de elementos naturais e artificiais que compõem o espaço onde vivemos. Já a atuação profissional envolve as práticas e responsabilidades de cada profissão. A integração desses três aspectos é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

ética

A ética em ambiente de trabalho é algo que deve ser abordado frequentemente pois remete a princípios/valores e regras que uma empresa tem e que acaba envolvendo e relacionando com as atitudes dos colaboradores. É necessário que ambos estejam coesos para que de fato há um clima organizacional satisfatório, garantindo a produtividade nos processos da empresa e o respeito com os colegas de trabalho.

A ética é essencial independente da profissão, devido ao quanto ela contribui para o desenvolvimento da empresa e das pessoas, pois evita situações desagradáveis e proporciona uma relação respeitosa. Quando a ética profissional é bem trabalhada na empresa ela mostra uma estabilidade e passa segurança aos colaboradores e para o público externo.

Entretanto, a empresa precisa de fato estar com seus princípios alinhados, do contrário não irá prosperar, pois hoje em dia as pessoas estão mais conectadas e buscando saber sobre o posicionamento das empresas a quais elas consomem. Ou seja, a ética profissional ela precisa ser estratégica, porém, é necessário que esteja em harmonia com a cultura da empresa.

Assuntos envolvendo sustentabilidade, meio ambiente são pautas diariamente e as empresas se quiserem permanecer no mercado precisam ter atitudes/posicionamento responsáveis, e conscientes pois isso não traz somente benefícios a imagem da empresa, interfere diretamente na saúde financeira de um negócio.

E como vimos acima de forma resumida a ética profissional é fundamental, e tratando se da minha área de atuação como gestora de Recursos Humanos não seria diferente, visto que lidar com pessoas, onde cada pessoa tem sua individualidade, essência e valores, há uma certa complexidade. Sem contar que precisa lidar com as perspectivas individuais da empresa. Ou seja, como gestora/líder é imprescindível agir sem viés, e de forma estratégica na empresa para que obtenha resultados satisfatórios.

O gestor de Recursos Humanos precisa estar atento com a questão da ética nas empresas, em razão de proporcionar qualidade de vida aos colaboradores, mas considerando também uma visão estratégica voltada para a empresa, pois hoje em dia nenhum colaborador permanece por muito tempo em uma empresa quando os gestores/lideres, chefes não respeitam ou não possuem ética.

Portanto, é importante o gestor/gestora disseminar a importância da ética nas empresas, e obviamente não só isso, mas de fato ter práticas que impulsionem, pois, consequentemente gera valor organizacional e essas mudanças são significativas para que as empresas criem estabilidade e sobrevivem em um mercado globalizado/competitivo.

planejamento de carreira

E tratando se de mercado globalizado, competitivo já não tem mais lugar para empresas que não se dedicam no que se relaciona a sustentabilidade e meio ambiente, é nessas horas que um gestor/ gestora de RH atua nessas questões de forma estratégica buscando sempre alinhar com a cultura da empresa, para que a imagem da empresa seja sempre positiva.

E para que ocorra isso, é válido questionar sobre como a empresa tem lidado e analisa seu impacto no meio ambiente? Como a empresa se relaciona com seus colaboradores, parceiros e a sociedade?

Por fim, concluo dizendo que vemos no mundo hoje mudanças que precisam ser levadas muito a sério, estamos passando constantemente por mudanças e as empresas precisam estar mais conscientes das suas ações e sobre como avaliar os impactos positivos e negativos que a empresa pode causar na sociedade e meio ambiente.

Ressalto que é um dever de todos se atentarem quanto aos seus comportamentos na empresa. A integração desses três aspectos é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A atuação profissional deve respeitar a ética e o meio ambiente, garantindo a integridade e o bem-estar das pessoas e do planeta. Além disso, é importante que as empresas e profissionais sejam conscientes da sua responsabilidade social e adotem práticas sustentáveis em suas atividades.

Agora que você já entende a importância da ética no ambiente de trabalho, aproveite a oportunidade e confira nosso post sobre a transformação da sustentabilidade nas empresas através da inteligência emocional!

REFERÊNCIA:
Ética profissional: o que é e qual a importância do código de ética, 2021.
Disponível em: Ética profissional: o que é e qual a sua importância (penser.com.br) acesso em 08/01/2023.

Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Disponível: SciELO – Brasil – Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais acesso em:08/01/2023

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Thaiane Vieira é formada em Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, escritora por vocação. Foi voluntária no grupo CPB– Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área de RH e DP. É formada em Tech Recruiter – pela Payslip Consultoria de Recursos Humanos. E membro fundadora da People Academy que é a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de Rh do Brasil?. Planejei e implementei endomarketing no último trabalho, visando proporcionar contentamento e o sentimento de pertencimento aos colaboradores, assim como, auxiliei no Recrutamento e Seleção. Olá, ? veio saber um pouco sobre mim? Fico satisfeita com isso, então vamos lá… Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, me interessei por Recursos Humanos quando tive o primeiro empreendimento com a minha família onde fui responsável por todo o planejamento, e principalmente contato com pessoas, onde a maior preocupação era fornecer um bom atendimento e prezar pela boa experiência dos clientes. A partir daí, me encantei pela área de Recursos Humanos. Fui pela voluntária no grupo CPB – Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área, e lá tive os primeiros contatos com o Departamento Pessoal. Participei na última experiência profissional do planejamento e implementação do endomarketing, visando proporcionar encantamento e sentimento de pertencimento aos colaboradores. Atuei na área de Recrutamento e Seleção, onde realizei a cultura de feedback com os colaboradores e informativos de desligamento. Atualmente desenvolvo alguns artigos no LinkedIn relacionados às pessoas e o mundo corporativo. Sou membro fundador da People Academy, a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de RH do Brasil, e também colunista do Rh Portal e People na V4 Company. Sou curiosa, gosto de ler, escrever, e aprender diariamente. Sou resiliente, focada, proativa e busca sempre estar antenada com o que demanda no mercado de trabalho. Minhas motivações profissionais são: Trabalhar com o que amo, construir uma carreira profissional sólida, ser reconhecida pelo meu trabalho, desenvolvimento e habilidades, e poder contribuir para as pessoas através do meu conhecimento ?.
Assine a nossa Newsletter