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Etiqueta corporativa: o que é e como agir na organização

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Etiqueta corporativa: o que é e como agir na organização

Entenda o conceito de etiqueta corporativa neste conteúdo e como você pode se tornar uma referência no ambiente de trabalho ao desenvolver características simples e de boa convivência em sua organização.

Etiqueta corporativa no mundo dos negócios é fundamental. Saber se portar corretamente no ambiente de trabalho é essencial para ser reconhecido dentro de uma empresa e poder aumentar as oportunidades ao longo da carreira.

Portanto, é preciso estar atento: em um mercado tão competitivo um bom comportamento pessoal pode ser o diferencial para quem quer se destacar.

Para ser um profissional qualificado é necessário possuir conhecimentos técnicos e profissionais, que envolvem as habilidades e capacidades na execução das atividades.

Porém, além disso, é preciso ter conhecimentos pessoais, que envolvem o cuidado com a imagem, a postura e o comportamento diante de outras pessoas. A falta de etiqueta pode comprometer a conquista de um cliente, um grande negócio ou um bom emprego.

A psicóloga Luciana Serafin revela que na vida profissional comportamentos como serenidade, compromisso e ética estão entre os mais valorizados dentro de uma empresa.

Por isso o profissional deve prezar por uma conduta que não incomode ou desrespeite os demais, desde a sua maneira de agir e falar até a forma de se vestir.

A rotina, o dia-a-dia estafante e as preocupações com metas, eficiência e lucratividade não podem se tornar um empecilho para as boas maneiras.

Neste post, abordaremos o que você precisa entender sobre a etiqueta corporativa e postura profissional para que possa, além de ser considerado um bom colaborador no requisitos técnicos, seja reconhecido por sua cordialidade.

O que é etiqueta empresarial ou etiqueta corporativa?

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A etiqueta empresarial ou etiqueta corporativa, nada mais é do que a seleção de atitudes e ações que precisam ser executadas por gestores e colaboradores para que aconteça um convívio excelente entre todos os profissionais de uma organização.

Etiqueta empresarial – Características

Para ser aplicado corretamente a etiqueta empresarial ou corporativa deve seguir as cinco características básicas que são:

  • Bom senso;
  • Atitudes discretas;
  • Cuidado com a aparência;
  • Comunicação direta e cortês;
  • Ética nas relações diárias de trabalho.

O foco de um bom profissional deve ser sempre pensar em respeitar o próximo, seja ele quem for e em qualquer situação, mesmo que seja altamente estressante ao profissional.

Entender quais as principais regras da etiqueta profissional vão te ajudar a entender melhor se você está dentro de uma conduta adequada para o ambiente de trabalho ou não.

Assim, o objetivo da etiqueta corporativa é oferecer um ambiente de trabalho saudável, onde todos os colaboradores conseguem se relacionar de forma positiva e tornar o local, produtivo e engajado.

Quais as principais regras de etiqueta profissional?

Veja a seguir as principais regras de etiqueta corporativa para por em prática no ambiente de trabalho.

1 – Atitudes discretas preservam a harmonia do ambiente:

No trabalho, a pessoa deve ter acima de tudo discrição em seus atos, pois certas “brincadeiras” ou comentários podem ofender outras pessoas e gerar situações constrangedoras. Nestes casos, a melhor maneira de contornar a situação é pedir desculpas e cuidar para que não ocorram novamente.

Por isso, empresas valorizam as atitudes de seus empregados, como a postura e o medo de proceder diante dos obstáculos. Assim, saber agir em momentos difíceis do dia-a-dia representa vantagem competitiva.

Além disso, demonstra que o empregado tem um bom senso e está preparado para representar a empresa em qualquer ocasião.

Todas as atitudes que incomodam as pessoas são consideradas falta de respeito e por isso deve haver uma série de cuidados, como por exemplo, não:

  • Bater o telefone ou falar alto;
  • Importunar seu colega com conversas;
  • Fazer perguntas o tempo todo, entre outros.

Ser elegante em um ambiente de trabalho e bem educado, não significa bajular todo mundo e sim ser cortês, simpático e sociável. Isto certamente facilitará a comunicação, tornará o convívio mais agradável e saudável.

2 – Cuidar da aparência é imprescindível:

Cuidar da aparência é imprescindível: A maneira de se vestir influência de forma decisiva na relação profissional.

A maneira de se vestir influência de forma decisiva na relação profissional. A utilização de roupas inadequadas pode fazer com que as pessoas se sintam pouco à vontade ao seu lado e mantenham distância.

A roupa depende muito do ambiente de trabalho que o profissional atua, pois existem empresas com ambientes mais formais e outras nem tanto.

Há empresas que criam códigos sobre como cuidar da aparência, entretanto, as que não tem, os profissionais devem ter um senso crítico e observar como os colegas e executivos se vestem e assim ter uma base do que pode ser usado.

Roupas limpas e discretas, corte de cabelo, barba feita e unhas bem cuidadas, fazem parte da etiqueta, não significa ser obrigado a seguir as tendências da moda, mas a maneira de se apresentar demonstra elegância e respeito.

Saiba mais:

3 – A comunicação direta e cortês gera mais resultados:

O profissional deve saber se portar corretamente com clientes ou colegas de trabalho, seja pessoalmente, por e-mail ou em ligações. A linguagem é fundamental, mas deve haver também educação, cortesia e objetividade.

4 – Encontros profissionais:

Em um encontro profissional é importante agir com naturalidade e se apresentar atencioso. Dicas simples como falar “Como vai?” ou utilizar a expressão “Muito prazer” são infalíveis.

O que deve ser evitado são ações que demonstrem intimidade como dar beijos, abraçar ou dar tapinhas nas costas, isso pode acabar demonstrando uma atitude antiprofissional.

Ao se despedir o ideal é estender a mão direita com firmeza (sem exagero) e acompanhar o cumprimento com um sorriso amigável. Se for apresentar alguém, o importante é informar algo além do nome e cargo, o que ajuda a colocá-la dentro do contexto, facilitando a conversação.

Os homens sempre devem se levantar para cumprimentar. As mulheres, não precisam.

5 – Falar bem:

A maneira de falar é uma das habilidades essenciais no mundo dos negócios e é uma parte importante da etiqueta corporativa e imagem pessoal.

Os profissionais devem tomar cuidados com erros gramaticais, de pronúncia e de vocabulário, pois isso acaba gerando dificuldades em persuadir os outros a aceitar suas ideias ou a comprar seus produtos.

Falar muito também atrapalha reuniões de negócios, pois deixa o interlocutor sufocado, sem conseguir expor suas ideias.

No ambiente de trabalho para ter uma boa convivência, não se deve exagerar no tom de voz e maneirar nos gestos, essa é, inclusive, uma ótima maneira de se destacar no mercado.

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6 – Ao telefone:

Ao telefone: A melhor maneira de fazer uma ligação é se identificar, explicar o motivo do telefonema e perguntar se há disponibilidade para conversarem

O uso do telefone para o fechamento de negócios é fundamental no mundo corporativo, porém seu mau uso pode significar perda de tempo, de oportunidade e de dinheiro.

A melhor maneira de fazer uma ligação é se identificar, explicar o motivo do telefonema e perguntar se há disponibilidade para conversarem. A conversa deve ser com uma voz clara e alegre. O ideal é focar somente no assunto, se mostrar interessado, saber ouvir e demonstrar entusiasmo, estimulando assim o outro a falar.

7 – E-mail:

A eficiência no ambiente virtual, também é de extremo valor. A linguagem deve ser direta, simples, objetiva, clara, educada, e sem erros de português e digitações.

A formatação também pode influenciar a maneira que o leitor irá interpretar a informação, por isso deve ser evitado o uso de letra maiúscula, pois passa a mensagem de que estaria gritando e o excesso no uso de cores, fontes diferenciadas, pontos de exclamação, cifrões e afins. O e-mail da empresa também não deve ser usado para fins pessoais.

8 – O comportamento em reuniões é decisivo:

As reuniões de negócio são sempre boas para o profissional expor o seu comportamento. Há algumas regras básicas a serem seguidas como:

  • Não se atrasar;
  • Usar roupas formais;
  • Memorizar o nome das pessoas presentes na reunião;
  • Utilizar a forma de tratamento mais adequada (Senhor, Senhora, Doutor, etc.);
  • Sentar-se de maneira correta;
  • Evitar expressões ou gestos bruscos;
  • Evitar falar sobre assuntos pessoais;
  • Focar no tema da reunião;
  • Responder as perguntas e expor suas ideias quando tiver certeza do assunto;
  • Cuidar para que ninguém sinta que está impondo algo;
  • Estar preparado para ouvir as ideias de todos;
  • Planejar o que vai falar;
  • Respeitar o cronograma previsto;
  • Não utilizar ou deixar o celular ligado;
  • Caso a reunião comece atrasada, explique que precisará sair um pouco antes.

A troca de cartões em geral é feita no início da reunião. Uma prática comum é deixá-los à vista, caso o nome de uns dos participantes lhe escape. Quando o encontro é informal, os cartões são trocados ao fim da reunião.

Por fim, a troca de cartões deve acontecer quando houver interesse para um contato futuro e jamais deve ser feita quando estiverem comendo.

9 – Eventos empresariais também exigem moderação:

Eventos empresariais também exigem moderação: FOTO Em eventos promovidos pela empresa, o cuidado deve ser praticamente o mesmo do dia-a-dia no trabalho para manter a etiqueta corporativa

Em eventos promovidos pela empresa, o cuidado deve ser praticamente o mesmo do dia-a-dia no trabalho. Apesar de o ambiente ser mais descontraído, o profissional não deve achar que é diversão, evitando assim os excessos, como informalidade demais, falar alto, beber demais, etc.

“Normalmente para almoço de negócios, caso você esteja convidando, o ideal é sempre perguntar ao convidado se ele tem alguma preferência. Caso contrário procure um bom restaurante à la carte, com uma boa variedade de pratos, pois agradam todos os gostos”, comenta Luciana.

10 – Fechando negócios em qualquer lugar:

Com um mercado cada vez mais competitivo, empresas apostam em um bom atendimento para fechamento de negócios importantes. A eficiência e a elegância estão em alta. Com isso a etiqueta corporativa virou uma questão de sobrevivência social e profissional.

Um erro, ou distração, comum entre os profissionais é achar que a etiqueta corporativa só se limita ao país ou cidade onde a empresa está inserida. Entretanto a forma de negociar varia de país para país e até de cidade para cidade.

Portanto, o profissional deve estudar os costumes locais e a maneira que os anfitriões agem em reuniões de negócios para não cometer nenhuma gafe.

Dica sobre etiqueta corporativa:

O livro “Nem só de marketing… Postura e comportamento no mundo corporativo”, escrito por Roberto Teixeira da Costa e Susanna Sancovsky, revela gafes e deslizes que podem atrapalhar o fechamento de um negócio importante.

Além disso, no livro é destacado o costume que certos brasileiros têm de adiar projetos, atrasos e improvisos que acabam impedindo certas negociações com estrangeiros.

Saber como agir em diferentes situações do dia-a-dia, como a hora certa de falar e escutar fazem parte da etiqueta profissional. Essas pequenas “regras” fazem a imagem do profissional se destacar e assim ser valorizada.

Conclusão

A etiqueta corporativa, é um conjunto de normas e comportamentos que orientam a conduta profissional em ambientes de trabalho.

Suas características essenciais incluem principalmente atitudes discretas, cuidado com a aparência e comunicação direta e cortes.

Além disso, trata-se de elementos cruciais para a preservação da harmonia e eficácia nas interações corporativas.

Assim, a comunicação direta e cortês é uma ferramenta poderosa para gerar resultados positivos, seja durante reuniões decisivas, eventos empresariais ou na conclusão de negócios em qualquer lugar.

Portanto, ao internalizar essas práticas, os profissionais não apenas fortalecem suas relações interpessoais, mas também contribuem para o sucesso e reputação das organizações em que atuam.

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