Artigos

Executor : saiba mais sobre esse perfil comportamental

O mercado de trabalho como conhecemos hoje é composto por profissionais com diferentes comportamentos e habilidades que, enquanto equipe, acabam se completando com as diversas forças e fraquezas de cada um. Nesse meio, encontramos o executor.

Existem quatro perfis comportamentais de profissionais que compõem o mercado, mas, neste post, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o perfil do executor e suas nuances. Acompanhe!

Os perfis comportamentais

Conforme mencionado, contamos com quatro diferentes perfis comportamentais para categorizar os profissionais. Assim, antes de aprofundar mais sobre o perfil do executor, abordaremos um pouco sobre os três restantes. 

Nova call to action

Analista

O perfil de um analista é aquele que observa os acontecimentos de longe, sendo mais retraído e com alta facilidade para lidar com projetos e atividades mais detalhadas, que levarão um tempo a mais de dedicação. 

Além disso, o analista é intelectual, sábio, firme, porém pode ser um pouco pessimista em alguns momentos. 

Planejador

O planejador é um profissional extremamente observador, adepto da rotina fixa, calmo e autocontrolado. Ainda, é um seguidor de regras e normas. Além disso, quando se depara com situações de emergências ou com crises, é calmo, controlado e sabe lidar bem com contratempos. 

Comunicador

Profissional extrovertido, agitado e alegre, o comunicador é um ótimo perfil, já que sabe lidar com o multitasking com facilidade, navegando tranquilamente entre uma tarefa e outra. Além disso, trabalha bem em equipe e se sente incomodado quando fica estagnado no mesmo lugar ou se sua rotina é monótona. 

O perfil comportamental de um executor

Os profissionais executores costumam ser líderes natos, uma vez que são dominantes, confiantes e enfrentam desafios com prazer. Ainda, quando acredita no seu ponto de vista, sente-se confiante o suficiente para defendê-lo até o fim. 

Além disso, se você precisa de resultados e proatividade, o executor é o perfil que você precisa, mas é importante deixá-lo livre para tomar decisões durante o processo.

Devido à sua certeza e convicção sobre seu ponto de vista, a comunicação de um executor pode ser um pouco agressiva. O trabalho em equipe também merece atenção, sendo necessário que seja menos impositivo.

O papel de um executor como liderança

Hoje, encontrar bons gestores para conduzir projetos e equipes é algo que requer muita análise de candidatos e de seus perfis. Para um executor, a liderança vem com naturalidade, sendo sempre o ponto focal em projeto, trabalhando para  o cumprimento de metas e entrega de resultados, com bom senso de urgência.

Nesse sentido, por ser muito direcionado aos resultados, o líder executor precisa trabalhar mais a sua empatia com os outros perfis, entendendo que as maneiras de atuação são diferentes e que não pode passar por cima do trabalho de alguém de sua equipe.

Por conta disso, o líder executor costuma pegar tarefas e tenta executá-las por si só, outro ponto a ser mais trabalhado e observado. Logo, é necessário que ele confie mais em sua equipe. Trata-se do perfil ideal para liderar um time focado em resultados, otimização e que necessita atingir metas agressivas.

Por fim, o profissional executor é uma ótima fonte de aprendizado para os seus colegas sobre empreendedorismo e um incentivador para que a sua equipe tenha sempre disposição e vontade de cumprir as metas e desafios.

O conteúdo foi útil? Então, continue por aqui para aprender um pouco mais sobre como a gestão comportamental ficou ainda mais estratégica e os benefícios que isso gera para a empresa. 

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments