Artigos

Existe diferença entre RH e DP?

Existe sim, e há uma grande distinção entre eles Isto é ensinado nos cursos de Rotinas Administrativas.

O RH (Recursos Humanos, hoje chamado de Gestão Pessoal GRH) é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados paras as relações sócio-afetivas dos funcionários. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa.

Já o DP (departamento pessoal), sé responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.

Um bom exemplo para se distinguir o RH do DP é o seguinte:
As empresas menores tem o costume de terceirizar estes dois departamentos. Normalmente o DP é feito por um escritório de Contabilidade, já o de RH é feito por Agências de Empregos. 

Fonte: Curso de Rotinas Administrativas

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Jacky SilvaThea DangelisDaianna Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Daianna Pereira
Visitante
Daianna Pereira

O que dp e rh promove ?

Thea Dangelis
Visitante
Thea Dangelis

Uma visão muito limitada do setor de RH, mas infelizmente é o que a maioria das pessoas, principalmente alguns empregadores acha. Artigos como esse servem para propagar essa visão. Mas podemos dar um desconto por se tratar de algo escrito em 2015.

Jacky Silva
Visitante
Jacky Silva

O RH tem inúmeras funções que infelizmente vc nao mencionou.
É realmente uma pena que a maioria das pessoas apenas vêem o RH como Admissão e Demissão de funcionários. Na realidade um RH estratégico vai muito além disso aí. Ele tem a capacidade de filtrar as melhores escolhas para um organização, impedindo erros futuros e obtendo excelentes resultados.
Isso para quem exerce o cargo de forma ética e da maneira correta. E isso infelizmente é a menoria quem faz.