Artigos

EXISTE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Autores: Debora Monteiro,Leilane Lau, Michelini Ceccatto, Priscila dos Santos e Valdenice do Nascimento.

EXISTE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS
As questões de responsabilidade e educação ambiental têm sido cada vez mais recorrentes na atualidade. Se por um lado toda a população tem uma parcela de responsabilidade sobre o meio ambiente a educação para a preservação é necessária, levando-se em consideração que nem todos têm a devida consciência da sua responsabilidade.
Educar uma nova geração para as práticas sustentáveis pode ser feita por meio da educação tanto em casa quanto na escola. É neste ponto que a educação ambiental nas empresas se torna importante.
Uma das formas mais comuns de educação ambiental nas empresas acontece por meio da criação e implantação de um sistema de gestão ambiental. Por meio deste sistema os funcionários são treinados e informados sobre a importância da sustentabilidade e a própria empresa dá preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também seguem os princípios da responsabilidade ambiental.
Por se tratarem de uma questão educacional, algumas empresas tomam atitudes enérgicas quanto à responsabilidade ambiental, fazendo sua parte não apenas na separação dos resíduos, mas repassando os valores aos seus funcionários.
Práticas simples, como a separação do lixo, são capazes de uma grande redução do impacto ambiental. Isto, feito nas empresas e conscientizando os funcionários quanto à sua importância pode fazer com que a prática seja replicada em casa e desta maneira reduzindo os impactos ambientais.
As empresas estão sendo cobradas, inclusive em questões como selos de qualidade. A cobrança tem muito significado, uma vez que empresas de pequeno médio ou grande porte tem suas responsabilidades quanto ao meio ambiente, pois a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.
Outro conceito que ganha espaço nas empresas é o de desenvolvimento sustentável, em que as atitudes levam em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Através de uma pesquisa realizada com 609 pessoas por meio de questionário pelas alunas do 4° período de Gestão de Recursos Humanos da faculdade Spei, em empresas que atuam na área de serviços (34% dos entrevistados), indústria (23% dos entrevistados), comércio (22% dos entrevistados), outras áreas (18% dos entrevistados) e no terceiro setor (3% dos entrevistados) com intuito de verificar o nível de informação que todos os funcionários da organização têm a respeito da responsabilidade ambiental.
1º) Em relação a separação do lixo e envio para reciclagem separam o lixo, 65% dos entrevistados responderam que sim, 19% que não e apenas 16% responderam que às vezes separam o lixo.
2°) Em relação a sustentabilidade com o controle de cópias impressas e incentivando a redução das mesmas 48% dos entrevistados responderam que controlam as impressões, 26% responderam não controlam e às vezes os demais 26%.
Para empresa é fundamental valorizar o papel na sociedade, assim tendo o projeto de sustentabilidade ambiental. Aplicável em todos os níveis hierárquicos e devendo se integrar o máximo a cultura corporativa beneficiando a todos.
Não basta apenas realizar os projetos de sustentabilidade ambiental, mas sim expor sua importância na pratica colocando para sociedade (interna e externa) suas ações e benefícios possíveis oferecidos.
Atualmente verifica-se uma preocupação mais intensa em relação às questões ambientais tanto pelos produtores como pelos consumidores. Surge desta forma um “novo paradigma do consumo” onde o consumismo, o desperdício e a pregação acabam substituídos pela cooperação, ampliação dos direitos, por uma exigência de melhor qualidade de vida e de um consumo responsável e sadio.
São estes indícios que permitem afirmar a crescente conscientização social em nível do ambiente.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of