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Expectativas atendidas, liderado satisfeito, resultado garantido

Ter um funcionário satisfeito é o sonho idealizado por qualquer líder. Como ter um funcionário satisfeito é o ‘calcanhar de Aquiles’ da maioria dos líderes. E aí está o impasse.
Pensem comigo: para alcançar resultados é preciso que os liderados estejam engajados no negócio ao ponto de se entregarem 100% às suas atividades. As pessoas somente se engajam naquilo que faz sentido para elas, naquilo que as deixam satisfeitas. Voltamos ao impasse.
Trabalhando com um grupo de líderes, pedi que perguntassem para seus liderados o que os deixariam satisfeitos na empresa. Imaginem as mais diversas respostas. Foi o que aconteceu.

Frigobar no departamento; Almoço de duas horas; Três festas no ano; Aumento anual de 15%; Fumódromo; Máquina de doces sem custo para o funcionário; Cama na sala de descanso; Ar-condicionado individual; Subsídio para faculdade; Manicure e Pedicure semanal; Um chefe legal; Manobrista no estacionamento; Policiamento 24h na porta da empresa; Vale-balada para os finais de semana… entre muitas outras coisas.

Por vezes, não conseguimos pensar em como atender todos os pedidos de nossos liderados até porque não é possível se render aos desejos na íntegra. E aí vem a mágica: o que precisamos atender não são os desejos e sim os valores que estão por trás deles.

Vamos tornar isso factível: Se o desejo é fazer festa o tempo todo, possivelmente, seus liderados têm alegria como valor de vida. Tornar o ambiente alegre, com planos de incentivos festivos talvez satisfaça sua equipe. Se seus funcionários sempre querem estar em grupos e isto atrapalha o trabalho pela algazarra, é provável que eles prezem a amizade e lealdade. Atividades, planos de incentivos com metas em equipe seja interessante para este pessoal. Quem pensou em manobrista gosta de conforto; Já quem citou policiamento, segurança.

Atender os valores que sustentam a felicidade de seus liderados é muitos mas importante que o desejo propriamente dito. Conhecer os valores e liderar sobre eles é impressindível para uma equipe satisfeita, engajada e que garanta resultado.

Vocês sabem quais são as expectativas do seu grupo? Você conhece os valores de vida destas pessoas?

Se sim, invista de atividades que supram estas necessidades. Se não, antes de propor qual coisa, corra e faça um alinhamento de expectativas. Impossível liderar sem esta premissa.

Bom trabalho para todos!
Até mais.

Kelly Cavalcanti Gallinari
Coach / Consultora Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por: Kelly

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