Artigos

EXPERIÊNCIA X OPORTUNIDADE

A escolha de uma profissão é um momento muito importante na vida de um indivíduo, e com ela vem a expectativa da iniciação no mercado de trabalho acompanhada do dilema experiência X oportunidade, que faz parte deste momento e costuma ocorrer normalmente na busca do primeiro emprego ou na saída da universidade.


Empresas oferecem vagas para recém-formados, porém em muitos casos a experiência anterior faz parte das exigências do perfil. Aí vem a pergunta, como este profissional em inicio de carreira vai conseguir ter a experiência exigida se não encontra a oportunidade?

Nova call to action


Uma saída são os programas de Trainee e Estágios, que além do emprego oferecem todo o preparo e acompanhamento para este profissional que adentra o mercado. Mas, nestes casos ainda encontramos mais uma barreira, a das outras exigências, como segundo idioma, faculdade de primeira linha, entre outros. Tornando assim, uma oportunidade para poucos.


Sabemos que a preparação profissional é essencial, mas a experiência é o que verdadeiramente ensina e a união da teoria com a pratica traz o aperfeiçoamento. Acredito que as organizações precisam enxergar a grande vantagem de contratar um recém-formado ou alguém que nunca trabalhou, pois este profissional não terá os “vícios” de outras organizações e poderá moldar seu conhecimento teórico conforme a necessidade da empresa. Além da energia e vontade de “fazer acontecer” que este tipo de perfil costuma trazer.


            Estamos em um momento de crescimento que o mercado esta totalmente aquecido, os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. Tanto empresas como profissionais precisam aproveitar esta fase pois, novas profissões estão surgindo e com elas as oportunidades.


Então fica a dica: para as empresas, invistam também em novos talentos, sejam mais flexíveis em suas exigências; e aos profissionais, busquem aperfeiçoamento sempre e fiquem atentos ao mercado.


Sobre a autora: Simone Cezário, profissional com 7 anos de experiência em Recursos Humanos, Graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Especialista em Psicologia Geral nas Organizações pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, tendo em seu currículo empresas como Manager OnLine, Catho OnLine e Atacadista Roldão. Consultora responsável da SCS Gestão de Pessoas; Instrutora de cursos e treinamentos nas instituições SENAC e Associação Vida Jovem.


Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of