Artigos

Falar em Público: saiba se realmente você está preparado

Já dizia Miguel de Cervantes: “estar preparado é a metade da vitória”. Durante todos esses anos treinando pessoas para falar em público percebi que, quando questionadas sobre se houve preparação para uma apresentação ou uma reunião, na maioria das vezes respondem que sim. E aí eu me pergunto: “mas que tipo de preparação?”.

 

Estar preparado para uma apresentação, seja para um grupo pequeno ou grande de pessoas, necessita da mesma dedicação e empenho. Estar preparado não é simplesmente colocar no papel as coisas que você acha que são as corretas. Não é fazer uma pesquisa pobre sobre o tema proposto, nem muito menos colocar as informações sem estruturá-las e, principalmente, sem estudar profundamente seu público.

 

Eu, por exemplo, faço diversas apresentações sobre o mesmo tema. Isso mesmo! Diversas formas são as como utilizo a minha comunicação quando me apresento para públicos diferentes. Agora, imagine que você tenha que fazer uma apresentação em uma escola sobre o tema combate às drogas. Ora! Você não pode falar sobre o tema de combate às drogas para os alunos do mesmo modo como apresentaria para os pais. Certo? O conteúdo pode ser até o mesmo, mas a forma será bem diferente. Não é mesmo?

 

Precisamos estar cientes de que, mais importante do que o que falamos, é como falamos, pois 93% de nossa comunicação é não verbal, ou seja, são as nossas expressões corporais, somadas à nossa entonação de voz. Assim é como as pessoas nos percebem, e aceitam ou não nossas ideias, dentro de seus próprios sistemas de crenças e convicções.

 

Então, voltando ao nosso assunto inicial, estar preparado para uma apresentação não é apenas a preocupação com o conteúdo a ser transmitido, mas principalmente, a forma que daremos a esse conteúdo. É aí que as pessoas mais pecam. Essa fase exige treino. Isso mesmo! Treino. Apresentação em público é performance. Vamos nos comparar aos atletas. Atletas dependem diretamente de ótima performance. Você já viu alguém que ganhou medalha nas olimpíadas e que não tenha dado duro nos treinos? Treinos esses diários e por longas horas.

 

Pois é, você deve estar pensando: “nossa, mas esse negócio de falar em público é trabalhoso!”. Ok, eu não disse que não é. Mas se você quer melhorar seu desempenho, tem que se dedicar. Se você disser “ah, está bom assim como está”, ou pior, “viu, por isso que não me arrisco nessa de fazer apresentações”, esse artigo não é para você. Mas se você quer sinceramente fazer a diferença e realizar apresentações e reuniões marcantes e com ótima performance, pense nisso: “estar preparado é a metade da vitória.”



Van Marchetti é diretora da Attitude Plan, consultora em carreira e empregabilidade, palestrante e ministra treinamentos nas áreas de: oratória, atendimento ao cliente, liderança e gestão de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of