logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > RH na Prática > 4 formas de reduzir as faltas injustificadas no trabalho

Sumário

4 formas de reduzir as faltas injustificadas no trabalho

faltas injustificadas

As faltas de funcionários podem afetar muito o resultado de uma empresa. Por este motivo, vamos listar as formas de reduzir as faltas injustificadas no trabalho.

Um dos grandes problemas que uma empresa precisa administrar junto com o seu RH (setor de Recursos Humanos) são as faltas injustificadas dos seus colaboradores. Para te ajudar com este assunto, falaremos sobre algumas formas de ajustar este assunto. 

Por mais legal que um chefe seja, ter a falta de um colaborador, principalmente, em momentos importantes pode afetar demais o resultado e, ainda por cima, sobrecarregar outros funcionários. Porém, ser compreensivo pode ser uma das formas de reduzir as faltas injustificadas no trabalho. 

Entre os principais motivos dessas faltas no trabalho estão problemas com saúde e imprevistos com a família. Então, conheça as formas de reduzir esse problema no trabalho. 

Veja as formas de reduzir as faltas injustificadas no trabalho

Segundo as regras da CLT, os funcionários precisam trabalhar algumas horas diárias para cumprir a sua jornada de trabalho. Porém, quando o colaborador não comparece ao local de trabalho sem explicar o motivo, é considerada falta injustificada, o que pode gerar até mesmo desconto no salário do funcionário. 

Se você tem passado por este tipo de problema, separamos algumas formas de reduzir as faltas injustificadas no trabalho. Veja quais são. 

1. Estimule os funcionários

Uma das formas de reduzir essas faltas é trazer um estímulo para que o funcionário não falte no dia de trabalho. Isso pode ser feito com uma premiação, por exemplo, vale-folga ou um presente especial. 

como estruturar o seu RH do zero

Outra forma de estimular crie políticas de reconhecimento, gerando bonificações para os colaboradores exemplares, estilo funcionário do mês. Neste caso, você poderá dar viagens, bonificação em dinheiro, entre outros. 

2. Aposte no plano de saúde empresarial

Oferecer aos funcionários a opção do plano de saúde empresarial, que, além de ajudar com os funcionários que acabam faltando por conta de problema com a saúde, pode incentivá-lo, gerando um aumento na produtividade. 

Além disso, ao investir nesta opção o colaborador sente que a empresa se preocupa com a sua saúde e o seu bem-estar. 

Mais vantagens em ter um plano de saúde empresarial:

  • Favorece o crescimento da sua empresa;
  • Auxilia na capacitação dos funcionários;
  • O colaborador vai trabalhar mais despreocupado, principalmente, quando o plano se estende para esposa, marido e filhos. 

Só importante pontuar que para contratar este tipo de serviço é necessário ter um CNPJ e ficar atento às especificações exigidas por cada operadora. 

3. Tenha um plano de carreira

Os funcionários buscam muito o desenvolvimento dentro de uma empresa e, por isso, é importante ter um plano de carreira traçado junto com o RH e os gestores de cada área da organização. 

As pessoas que percebem que a empresa não tem um planejamento neste assunto, tendem a se desligar ou até mesmo faltar sem justificar o motivo, devido a sua insatisfação e desmotivação. 

Quando o setor tem tudo mapeado, é muito mais fácil para o gerente da área traçar metas e objetivos entre a sua equipe. 

4. Dê feedback com frequência

Da mesma forma que o plano de carreira, uma empresa que incentiva os seus gestores a darem o feedback para os seus funcionários tendem ter uma equipe mais motivada e trabalhando rumo ao mesmo objetivo, afinal, é neste momento que erros são aparados. 

Além disso, o colaborador se sente mais valorizado quando isso acontece porque tem a oportunidade de ser desenvolvido em alguns aspectos pessoais e profissionais. 

Esta opção irá ajudar a reduzir as faltas injustificadas no trabalho e também auxiliará nas retenções de grandes talentos. 

Como a sua empresa lida com isso? Compartilhe com a gente a sua experiência. 

banner feedback para candidatos

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter