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Fatores críticos ao selecionar pessoas

Fatores críticos ao selecionar pessoas

A cada instante que compartilho experiências com clientes, noto uma preocupação inerente ao seu negócio: pessoas!
É uma atribuição inata de qualquer gestor identificar potenciais em pessoas que possam contribuir com os resultados organizacionais. Mas, nem sempre, sabemos acertar na escolha dessas pessoas.
Geralmente, essas escolhas, acontecem de forma muito delicada, pois incorrem circunstancias que levam a impor uma condição delicada para o gestor e consequentemente para a organização.

Seguem alguns fatores que levam as escolhas não serem acertadas:
1. Tempo disponível para a seleção (Comentário: Geralmente, temos de contratar em forma de urgência. Essa urgência acaba por demolir todo e qualquer planejamento);
2. Características comportamentais identificadas (Comentário: na esperança de que vamos orientar e corrigir a outra pessoa, acabamos nos frustrando com os comportamentos já esperados, por acharmos que poderíamos ter a varinha de condão da mudança comportamental);
3. Técnica falha (Comentário: acreditamos que aquele profissional pelo que apresenta simplesmente vai ser a solução técnica para a empresa e simplesmente nem checamos a veracidade do que é apresentado. Bastaria uma prova de português ou matemática para identificar que não é o profissional mais indicado);
4. Desalinhamento com Identidade Organizacional (Comentário: Acreditamos que aquele novo colaborador tem todo o potencial de identificar-se com a empresa, alimentamos uma série de expectativas, mas na verdade você precisa estar atento que a expectativa gerada pode não ser o resultado alcançado pelo futuro colaborador);
5. Não saber entrevistar (Comentário: Muitas vezes geramos no momento da entrevista uma situação de apresentarmos “vendermos” tão bem a empresa, que esquecemos que o entrevistado que veio para falar…);
6. Ansiedade (Comentário: A ânsia de resolvermos a situação critica da vaga em aberto é tão elevada, que queremos ver a vaga preenchida a todo custo, tentando nos enganar ao contratar qualquer profissional para a vaga, desdenhando o processo seletivo).

Nova call to action

Para que possamos escolher as pessoas certas para a nossa empresa, é importante avaliar se a empresa tem tempo suficiente para preparar uma pessoa ou é necessário contratar uma pessoa habilitada para o cargo. Manter o fluxo do processo de seleção, avaliando potencial, analisando as técnicas exigidas para o cargo e principalmente as “entrelinhas”, que acabam por derrubar o gestor na hora da avaliação desse candidato em potencial.
Essencialmente, remonta a necessidade de realizar o planejamento dentro da organização, vislumbrando os impactos (positivos e negativos) da contratação ou do desligamento de um determinado colaborador, percebendo assim condições mais efetivas para os atendimentos das necessidades de nossos clientes internos e externos.

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Por: Alex

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